A rinotraqueíte bovina é uma doença infecciosa grave viral que acomete bovinos. A doença pode se manifestar no animal durante ou após períodos de estresse, os quais baixam a imunidade do animal. Para verificar se o animal possui rinotraqueíte, fique atento aos sinais da doença.
Podendo causar quadros de meningocefalite, a rinotraqueíte é uma infecção com alto potencial de propagação no organismo do animal. É uma doença infecciosa que pode comprometer atividades de criação de gado.
O que é rinotraqueíte?
Rinotraqueíte é uma doença causada pelo vírus Herpesvirus bovino. A doença é representada também pela sigla IBR bovina.
Assim, a IBR pode ser transmitida por meio de secreções, sendo introduzido no organismo do hospedeiro pela mucosa respiratória e genitais, podendo atingir a outras espécies animais.
Os sintomas podem ser difíceis de identificar, os quais podem não ser apresentados caso o vírus esteja em estado de latência em seu hospedeiro. Além disso, essa doença traz sérias consequências para criação de gado, podendo resultar em prejuízos.
Os sintomas da IBR
A rinotraqueíte bovina apresenta alguns sinais clínicos, como aumento da frequência respiratória, bem como dispneia e corrimento nasal, seguidos de febre. Outrossim, o gado também evita comer, como se tivesse perdido o apetite.
A rinotraqueíte bovina infecciosa também pode apresentar lesões nos órgãos sexuais e ainda convulsões e queda, quando no estágio neural.
Outros sintomas mais sutis, e que podem ser associados a outras doenças que não a rinotraqueíte infecciosa bovina, são a depressão, desequilíbrio, cegueira, ranger de dentes, dificuldade de deglutição até mesmo de ingerir água e, em alguns casos, abortos. Pelos sintomas se apresentarem de forma isolada, muitas vezes há alguma dificuldade no diagnóstico, o que deve ser feito por meio de análises laboratoriais.
Implicações da IBR na criação do gado
A rinotraqueíte impede o desenvolvimento de bezerros, prejudicando o seu crescimento. Também prejudica a reprodução destes animais e a produção de leite diminui. Isso pode ocorrer em grande parte do rebanho, aumentando as perdas por ser contagiosa.
Prevenção da rinotraqueíte
A prevenção da IBR deve ser feita por meio de vacinação do gado, o que reduz significativamente a incidência da doença no rebanho. Dessa forma, para prevenir também pode ser conveniente evitar submeter o rebanho ao estresse, e ainda oferecer suplementação vitamínica que ajude a manter a imunidade do animal em boas condições.
Existem outras doenças como a BVD bovina que é a diarreia viral bovina, a qual deve ter igualmente uma atenção especial.
A BVD bovina pode ser a causa de aborto e de nascimento de bezerros mortos. Ela prejudica a produção de leite e ainda pode gerar animais com má formação fetal. Um dos principais sintomas é o quadro prolongado de diarreias, o qual é causado por um vírus do gênero Pestivirus.
Nessa perspectiva, é extremamente importante o controle do gado e a observação de quaisquer sintomas existentes da rinotraqueíte, a fim de tratar e evitar a contaminação de grande parte do rebanho. Assim, a partir da apresentação de qualquer sinal, é recomendado a solicitação de avaliação do especialista.