Fazenda é toda grande propriedade rural de lavoura ou criação de gado

Home » Agronegócio » Fazenda é toda grande propriedade rural de lavoura ou criação de gado
23/09/2019 by
Fazenda é toda grande propriedade rural de lavoura ou criação de gado

A fazenda é um ambiente rural em que você pode criar gado ou cultivar lavoura

Seja para uso próprio ou não, algumas pessoas desejam ter uma fazenda. Assim, elas podem cultivar o que bem entenderem, certo? Não exatamente, pois ao contrário do que se imagina, cuidar de uma fazenda pode ser difícil.

É na fazenda, por exemplo, que você pode cultivar a leguminosa fava, que oferece benefícios. Mas é preciso muita atenção com alguns detalhes. Afinal, sempre nos apresentaram o termo como sendo algo simples e calmo.

fazenda

O que é fazenda?

Fazenda é uma região rural, geralmente no interior do estado, cuja extensão serve para cultivo ou criação. A escolha serve para os fazendeiros, no fim das contas, pois saber se prefere cuidar de lavoura ou gado, é pessoal. Até porque a escolha muitas vezes está ligada ao tamanho da terra.

Ademais, é bastante comum acreditarmos que os fazendeiros são pessoas simples, que vivem em um campo largo, rodeado de paz e sossego, além de muitos animais. Tal fato não é necessariamente verdade, já que as atividades da fazenda podem ser muito mais complicadas do que nos ensinam.

Para começar, a rotina em uma fazenda não é nada calma. Claro que não tão agitada quanto um centro urbano, mas ainda assim é bastante corrida. É preciso ter muita atenção com a fazenda para que ela funcione direito e ofereça bons resultados, mesmo que para uso pessoal.

A extensão rural permite que você crie quase qualquer coisa ali. No entanto, é difícil dar conta de tudo como fazendeiro sem alguma ajuda. Contudo, os resultados podem ser muito satisfatórios e fazer valer a pena os cuidados diários com a fazenda.

Secretaria da Fazenda: o que ela faz?

Apesar do nome, a Secretaria da Fazenda nada tem a ver com a fazenda em si. A fazenda como extensão rural, para que você utilize para plantio ou criação, não tem como órgão regulador a Secretaria da Fazenda.

Muito pelo contrário, quem regula as questões da sua fazenda para que ela esteja com as documentações aprovadas e em dia é outro setor. A Secretaria da Fazenda, dessa maneira, cuida das questões financeiras do país, em nível municipal e estadual.

Dessa forma, a Secretaria é responsável única e exclusivamente pela gestão financeira e planejamento da execução orçamentária. Além disso, não apenas cuida do planejamento, como também faz o controle dessas questões para o governo.

As Secretarias da Fazenda respondem ao poder executivo de um estado. Sendo assim, cada estado organiza as Secretarias do modo como achar mais adequado. O que, claramente, não tem nada a ver com a fazenda rural, cuja administração pertence a uma pessoa física ou jurídica, caso seja uma empresa.

fazenda

O que os fazendeiros devem fazer?

Agora que você entende que a Secretaria da Fazenda em nada tem a ver com a fazenda enquanto propriedade particular, é bom que você entenda como os fazendeiros devem cuidar de algumas questões. Por exemplo, o que regula e garante que sua fazenda possa funcionar?

De nada adianta apenas comprar um bom lote de terra e esperar que esteja tudo certo. Há precauções a serem tomadas nessa questão. Quem cuida de tudo? A resposta é muito simples para que você compreenda o que está ao seu alcance.

O Ministério do Meio Ambiente e o da Agricultura, bem como o Ibama, cuidam das questões rurais de um país. Assim, são responsáveis pelo planejamento e gestão das leis que permitem o funcionamento das áreas rurais, sobretudo se empresas ou pequenos proprietários quiserem criar animais.

Sendo assim, o plantio da popular batata doce, por exemplo, não é de fato um problema. O modo como você faz isso, porém, deve estar conforme explicitado por esses órgãos. Os agroquímicos utilizados devem estar autorizados pela lei. Não se pode fazer o que bem entende, mesmo que a propriedade seja de fato sua.

A mesma regra vale para a criação de animais, ainda que seja comum o cuidado com o gado. Alguns fazendeiros podem querer ir além e cuidar da criação de outros animais.

Geralmente, os animais silvestres são os que melhor podem dar lucro ao seu negócio. Todavia, as documentações devem estar em dia e conforme os órgãos exigem.  Caso contrário, sua criação pode ser considerada não somente ilegal, mas você pode ser acusado de tráfico de animais silvestres.

Procurando sua propriedade rural

Depois de entender quem regula como uma fazenda funciona, é o momento de você procurar uma propriedade rural. Afinal, só depois de uma pesquisa aprofundada você pode pensar nesses fatores. Ainda assim, há algumas questões que devem receber ressalva.

Além da sua propriedade estar de acordo com o que as leis preveem para cultivo e criação como atividades na fazenda, também é importante se atentar às questões ambientais que o governo regula. Dessa maneira, a sua reserva, se não estiver no perímetro da Amazônia Legal, deve ter pelo menos 20% de área rural.

Como assim?

Todo fazendeiro que adquirir um pedaço de terra e causar um impacto ambiental com as atividades na fazenda deve obedecer essa lei. A reserva legal, como é chamada, garante a proteção das terras brasileiras e uma política contra o desmatamento excessivo e irregular.

Então, além do custo de produção como algo fundamental, deve-se pensar também nas questões ambientais dessa propriedade. Somente dessa maneira você poderá exercer as atividades da fazenda com sucesso absoluto e sem maiores dores de cabeça.

fazenda

Dicas para compra da sua fazenda

Também esteja atento quando for adquirir a área rural desejada. Certifique-se que os documentos do antigo proprietário estão de acordo com a legislação.

Até porque, quando for para o seu nome, você deverá arcar com quaisquer problemas ligados à propriedade. Por isso mesmo, tente comprar seu lote com uma imobiliária credenciada, que verificará a documentação e a questão da reserva legal.

Os documentos são variados e vão requerer muita paciência do comprador. Não será fácil dar conta de tudo, portanto, o melhor é ter uma boa assessoria com a imobiliária. Afinal, ela poderá auxiliar melhor na organização e acelerar alguns processos para que os documentos saiam mais rapidamente.

Uma última dica para quem deseja adquirir a primeira fazenda de sua vida é bastante essencial. Guarde as documentações e certidões exigidas pelos órgãos reguladores por, no mínimo, dez anos. Isso assegura que você não precisará sofrer em dobro caso algum problema venha a ocorrer.

Uma vez que você compreende o que é fazenda, como cuidar e como tê-la legalmente, não será tão difícil assim procurar uma para você. Apenas tenha em mente que a compra do lote pode demorar um pouco e que é bom pesquisar bem o terreno dos sonhos, bem como as atividades que você pretende desempenhar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo