Agronegócio

Rocambole de carne moída pode ter recheios variados

Rocambole de carne moída pode ter recheios variados

Rocambole de carne moída é saboroso e rico em proteína animal. O rocambole com carne moída pode ser preparado com vários tipos de corte de carne bovina e servido como prato principal.

Rocambole com carne moída pode ou não ser recheado com ingredientes bem variados, como embutidos, batata, derivados do leite, além de produtos da charcutaria.

Rocambole com carne moída

Carne bovina é o ingrediente principal do rocambole de carne moída

Embora existam preparações que utilizem carne de frango, bem como carne suína, a receita tradicional de rocambole com carne moída é elaborada exclusivamente com carne bovina.

A carne bovina, além de ser riquíssima em proteínas, também é fonte de minerais como ferro, potássio, zinco, selênio e magnésio, além de vitaminas.

Todos esses nutrientes, inegavelmente, trazem muitos benefícios à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e o combate a anemia, por exemplo.

Por causa de todos esses benefícios, a carne bovina é um dos tipos de proteína animal mais consumidas mundialmente. E no Brasil não poderia ser diferente.

Conforme dados do Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o consumo per capita de carne bovina aumentou 14% na última década.

Mas não só isso, como também a exportação de carne bovina cresceu vertiginosamente em 2019, o que fez com que o Brasil se tornasse o maior exportador mundial.

O consumo per capita no Brasil foi superior a 42 kg/ano, embora o preço de vários tipos de corte bovino tenha aumentado consideravelmente em relação a 2018.

Recheios do rocambole de carne moída

O rocambole de carne moída simples leva apenas a proteína animal, temperos como cebola, alho, sal e pimenta e ervas aromáticas.

Sem dúvida, é uma forma de preparação deliciosa e altamente proteica do prato. Entretanto, ele também pode ser recheado com ingredientes bem variados.

Isso faz com que o rocambole de carne moída recheado se transforme em um prato completo, passando a fazer parte das refeições de todos os dias.

Como exemplo, podemos citar o rocambole de carne moída recheado com presunto e queijo, que leva embutido e derivado do leite.

O presunto é um embutido de origem italiana, elaborado com carne suína, mas também é fabricado no Brasil e bastante consumido pela população.

A muçarela, produto derivado do leite, e também de origem italiana, é o tipo de queijo mais utilizado para essa preparação.

A escolha por esse tipo específico de queijo é porque, quando a muçarela é submetida a altas temperaturas, ela derrete facilmente.

Mas não apenas por esse motivo, como também em virtude de seu alto teor de gordura. O seu contato direto com a carne evita que ela resseque ao assar.

Da mesma forma ocorre com a preparação do rocambole de carne moída com bacon, onde o bacon, alimento bastante gorduroso, é o principal responsável por manter a umidade da carne.

O bacon nada mais é que a barriga de porco, também conhecida como pancetta, que passa por um processo de defumação.

Entretanto, o processo em si não elimina seu teor de gordura, mas apenas confere a cura, o que a torna mais saborosa e suculenta.

Rocambole com carne moída

Batata como recheio do rocambole

A batata é um tubérculo amplamente cultivado no Brasil e muito apreciado pelos brasileiros por seu sabor e versatilidade.

O cultivo de batata no país ocupa mais de 100 mil hectares, concentrados, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

A produção de batata atingiu 3,8 milhões de toneladas em setembro/2019, conforme a Agência IBGE.

A batata, além de deliciosa, é um alimento que fornece carboidratos, minerais e vitaminas e admite várias formas de preparação: assada, frita, cozida, em forma de purê e por aí vai.

Sua versatilidade fez com que se tornasse parte integrante de um dos mais saborosos pratos da culinária brasileira: o rocambole de carne moída com batata.

Receita de rocambole de carne moída

rocambole de carne é um alimento altamente nutricional, simples de ser preparado e é servido como prato principal.

Além disso, agrada tanto o paladar de adultos, quanto o de crianças, pois a variedade de ingredientes utilizadas no recheio o torna ainda mais saboroso.

Em seguida, tome note de uma das formas de preparo de rocambole com carne moída para incluir nas receitas de seu dia a dia e tornar as refeições mais saborosas e nutritivas.

Rocambole de carne moída com batata e molho de tomate

Ingredientes para o rocambole:

  • 500 gramas de carne moída;
  • 3 colheres de sopa de cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 ovo ligeiramente batido;
  • Meia colher de chá de orégano;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 fatias de pão de forma sem casca;
  • 3 colheres de sopa de farinha de rosca;
  • 2 colheres de sopa de salsa picada;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo do rocambole:

  1. Antes de mais nada, corte as fatias de pão em quadrados pequenos, coloque em uma vasilha e umedeça com 4 colheres de sopa de água;
  2. Logo depois, esprema bem e reserve;
  3. Em terceiro lugar, em uma frigideira, aqueça o azeite, junte a cebola, o alho e frite até que a cebola fique transparente;
  4. Então, coloque a carne moída em uma vasilha, junte o refogado, adicione o ovo, 2 colheres de sopa de farinha de rosca e o pão amolecido;
  5. Em seguida, tempere com sal, pimenta, acrescente o orégano, a salsinha e então misture bem até obter uma massa homogênea;
  6. Reserve na geladeira enquanto prepara o purê.

Ingredientes para o purê:

  • 300 gramas de batata inglesa cozida e espremida;
  • 100 ml de leite quente;
  • 2 colheres de sopa de requeijão;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, em uma panela antiaderente, derreta a manteiga e adicione a batata espremida;
  2. Logo após, misture bem para que a batata incorpore toda a manteiga;
  3. Em seguida, tempere com sal e pimenta e adicione o leite;
  4. Então, mexa bem até obter o ponto de purê;
  5. Por fim, retire do fogo, acrescente o requeijão, misture bem e deixe esfriar.

Rocambole com carne moída

Ingredientes para o molho de tomate:

  • 1 lata de tomate pelado (400 gramas);
  • 2 colheres de sopa de cebola picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de café de açúcar;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho;
  2. Logo depois, acrescente o tomate pelado previamente batido no liquidificador;
  3. Em seguida, tempere com sal e pimenta e adicione o açúcar;
  4. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até obter um molho encorpado;
  5. Então, retire do fogo e reserve.

Montagem do rocambole:

  1. Em primeiro lugar, polvilhe a farinha de rosca restante sobre uma folha de papel alumínio (35 cm de largura x 40 cm de comprimento);
  2. Logo depois, distribua a mistura de carne formando um retângulo e apertando bem;
  3. Em terceiro, cubra a superfície com o purê de batata, alisando bem;
  4. Agora, então, com o auxílio do papel alumínio, enrole como rocambole delicadamente para que o recheio não saia;
  5. Transfira o rocambole para uma assadeira retangular (40 cm x 29 cm) e, logo após, leve ao forno pré-aquecido 180 °C por 35 minutos;
  6. Em seguida, coloque o rocambole em um refratário, cubra com o molho de tomate e polvilhe com o queijo ralado;
  7. Por fim, leve ao forno 220 °C por mais 10 minutos e sirva em seguida.

Rocambole com carne moída é prático e fácil de ser preparado. Além disso, a variedade de recheios possíveis pode criar uma combinação perfeita de ingredientes, objetivando uma refeição saborosa e equilibrada.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também