Sal light possui menor teor de sódio em relação ao sal comum

Inicio » Agronegócio » Sal light possui menor teor de sódio em relação ao sal comum
02/12/2020 Por
Sal light possui menor teor de sódio em relação ao sal comum

Muitas pessoas já conheciam, mas nem todas consomem o sal light. De fato, não é todo supermercado que o possui para venda, já que a procura não é tão grande quanto outros sais como o sal refinado.

Ainda assim, o sal light tem uma série de benefícios e pode ser muito saboroso. Além disso, é semelhante ao sal refinado, mas algumas características os diferenciam, fazendo com que as pessoas se questionem qual dos dois consumir.

Sal light

O que é sal light?

Sal light é muito semelhante ao sal de cozinha, mas o seu teor de sódio é muito menor. Por conta disso, o sal light para hipertensos é uma das melhores e mais seguras opções. No entanto, a melhor alternativa é sempre consultar um médico.

Ainda assim, ele recebe esse nome justamente pelo baixo teor de sódio. Além disso, o sal light magro, como também é conhecido, tem a enorme vantagem de ser composto por 50% de cloreto e 50% de cloreto de potássio.

Isso significa que, diferente de outros tipos de sal, ele teve o sódio substituído puramente pelo Potássio. Sem dúvida, esse é um ato muito surpreendente no que diz em relação aos sais. Dessa forma, entender o que é sal light, é uma ótima forma de oferecer um melhor tempero para pessoas com problemas de saúde.

Sal light é bom?

Uma das maiores questões das pessoas é se o sal light é bom ou se sal light faz mal, afinal, muito se fala sobre os benefícios do sal light e como eles podem impactar o dia a dia de quem o consome. De fato, as formas em como é feito o sal, podem impactar diretamente nos efeitos que eles terão no organismo.

Isso porque, quanto mais refinado, mais ele perde minerais. Portanto, estima-se que quanto mais puro o sal, maior quantidade de minerais e demais complexos vitamínicos ele possui. De fato, é bom, mas ele precisa ser consumido em moderação, mesmo que seja light.

Ainda assim, a sua fama se deve ao fato de que, por conta de ser light, não oferece tanto risco em relação à elevação da pressão.

Sal light

Características do sal light

Como muitas pessoas falam sobre esse tipo de sal, acaba despertando a curiosidade em relação ao seu gosto, ao sabor que agrega à comida e a forma como pode ser utilizado. De fato, suas maiores características são:

  • Sabor suave;
  • Fixação no corpo.

Ou seja, além do sabor ser muito mais sua, o que deixa a receita com um sabor mais discreto e bem menos acentuado, também se mantém por muito mais tempo no corpo, o que faz com que tenhamos maior vontade de tomar água.

Logo, essa característica é muito comum nesse sal. Mesmo que o sal refinado, por exemplo, dê sede quando consumido em excesso, não precisa do excesso para causar sede. Isso significa que ele força o consumidor a tomar uma quantidade muito maior de água.

O que acusa esse efeito é o Cloreto de Sódio. Já o Cloreto de Potássio, presente neste mesmo sal, é o responsável por ficar menos tempo no organismo e diminuir a retenção de água. Dessa forma, ambos trabalham juntos e isso causa uma redução considerável no inchaço corporal.

Além disso, uma das maiores vantagens na composição do sal light e que está sempre muito latente em suas características, é que sal light tem iodo, que junto com o potássio, causa cerca de 70% menos sódio no corpo e colabora para um funcionamento adequado do organismo.

Tipos de sal

Entre todos os tipos de sal, a principal dúvida é se é melhor consumir o sal rosa ou sal light. Para responder essa pergunta, é preciso primeiro estar atento a determinadas observações. Uma delas, por exemplo, é que ele somente pode ser consumido a partir de um acompanhamento médico ou nutricional.

Simplesmente deixar o sal tradicional de lado, pode não ser uma boa ideia, dependendo do tipo de organismo. Além disso, ele deve ser consumido em uma medida de somente 6 gramas por dia. Isso significa que é um erro achar que, só porque é light, poderá ser utilizado em quantidades absurdas.

Além disso, ele não combina com embutidos e alimentos processados. Portanto, se a intenção é de fato incrementá-lo na dieta, deve-se cortar todos os tipos de alimentos que, na verdade, não são alimentos de verdade, como:

  • Pizzas industrializadas;
  • Temperos prontos;
  • Embutidos;
  • Enlatados;
  • Entre outros.

Já o sal rosa, ele é um tipo de sal um pouco mais fraco. Provavelmente, o seu sabor é ainda mais suave do que o sal light. No entanto, isso não significa que ele não tempere o alimento. Além disso, ele pode ser consumido com maior liberdade, sem necessitar de um acompanhamento médio, mesmo que essa seja a opção mais indicada.

Além disso, entre os tipos de sal, ele não é bom para indivíduos que possuem restrição ao potássio, como todas as pessoas que sofrem com problemas renais.

Sal light

Onde comprar sal light?

Encontrar esse ingrediente não é uma tarefa tão difícil. O fato é que muitas pessoas, por não possuírem o costume de utilizá-lo, acabam sequer lembrando de procurá-lo em um supermercado. As opções de lugar para compra são muitas, já que ele pode ser encontrado em supermercados grandes ou lojas de produtos naturais.

O sal light, no entanto, é um pouco mais caro que os demais. Pode atingir um preço do sal light no valor de R$10,00 um pacote de 500g dependendo de onde comprar sal light.

Sal light na dieta

Uma das maiores vantagens do produto, é que ele também auxilia no emagrecimento. No entanto, é preciso estar realizando um acompanhamento médico para saber se ele pode ser finalmente consumido. Afinal, como dito anteriormente, pessoas com problemas renais ou suspeita, não devem consumi-lo.

Ainda assim, é uma ótima opção para quem procura dar um sabor mais suave às receitas e ainda conseguir perder um pouco de inchaço corporal. Caso desejado, é possível consultar o médio para intercalar a utilização de sal.

Mesmo assim, o sal light é uma opção diferenciada e que promete ganhar muito mais força, ainda mais em uma época onde as pessoas estão se conscientizando da importância de manter a imunidade e a saúde corporal sempre em dia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo