Alimentos funcionais trazem uma série de benefícios para a saúde

Inicio » Agricultura » Alimentos funcionais trazem uma série de benefícios para a saúde
11/10/2019 Por
Alimentos funcionais trazem uma série de benefícios para a saúde

Os alimentos funcionais possuem diversas vantagens, dentre elas, a redução do colesterol ruim

Ter uma alimentação adequada, manter hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos são dicas essenciais para manter a qualidade de vida. Do ponto de vista nutricional, ser saudável inclui inserir em sua dieta, alguns alimentos funcionais.

Os alimentos funcionais trazem uma série de benefícios ao nosso corpo, além de prevenir a manifestação de algumas doenças. Soja, óleo de linhaça, uva, mirtilo, cereja e vinho tinto são alguns exemplos de produtos que contam com compostos nutricionais.

alimentos funcionaisO que são alimentos funcionais?

Alimentos funcionais são aqueles benéficos para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, como diabetes. Mas também fornecem os benefícios de seus elementos nutricionais ao organismo.

No entanto, para se favorecer de benefícios dos alimentos funcionais, é necessário inseri-los na alimentação, e não apenas recorrer a eles como forma medicamentosa.

Além disso, é fundamental mudar os hábitos alimentícios para se adaptar a uma dieta equilibrada. Afinal, começar a ingerir novos produtos para evitar diabetes e não diminuir os hábitos de consumo excessivo de açúcar, não levará a um resultado satisfatório.

Outra questão que é preciso estar atento, é em relação ao alimentos funcionais industrializados. Quando for comprá-los, leia com atenção o que está descrito no rótulo e siga as instruções do fabricante. Fora isso, verifique se aquele produto passou por pesquisas que comprovem sua eficácia.

alimentos-funcionais

Importância dos alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são importantes aliados na prevenção de câncer de mama, de próstata e também de outros tumores. Aqueles que têm em sua composição licopeno e vitaminas C e E são responsáveis por prevenir o câncer de mama. Da mesma forma, os alimentos que contém Omega 3 também previnem o tumor e também o câncer de próstata.

Por outro lado, para se prevenir do desenvolvimento de tumores no intestino, adote uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras. Evitar alimentos gordurosos, saturados e alta ingestão de sal também diminuir os riscos de ter câncer. Inclua, portanto, em sua dietas, alimentos que possuam licopeno, ômega 3, betacaroteno, vitamina C, dentre outros.

Uma dica é procurar um profissional da área de nutrição, uma vez que ele compreende a importância dos alimentos funcionais e qual é a melhor maneira de adaptá-los a alimentação.

alimentos funcionais

Exemplos de alimentos funcionais

Existem diversos exemplos de alimentos funcionais, que podem ser inseridos na dieta. Confira alguns deles e seus principais benefícios:

  1. Soja: é um alimento funcional rico em isoflavona. Tal substância conta com uma estrutura química semelhante a de hormônios femininos, o que ajuda a aliviar os incômodos decorrentes da menopausa. Por outro lado, o grão também ajuda na proteção contra o câncer e na redução de níveis do colesterol ruim;
  2. Leguminosas: como por exemplo, feijão e grão de bico, são alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis, tem uma capacidade alta de reter a água, com isso a sensação de saciedade dura por mais tempo. Enquanto isso, as insolúveis auxiliam no combate a prisão de ventre e estimulam o bom funcionamento do intestino;
  3. Óleos de linhaça, nozes, amêndoas, soja: auxiliam o sistema imunológico e ainda contam com propriedades anti-inflamatórias;
  4. Tomate: esse alimento funcional tem inúmeros benefícios, dentre eles, redução do colesterol ruim, prevenção contra o infarto e diminuição do risco de desenvolver câncer;
  5. Peixes: sardinha, salmão, atum, truta são exemplos de alimentos que ajudam a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de que, possuem ação anti-inflamatória.

Conforme vimos até aqui, os alimentos funcionais são excelentes para o organismo. E portanto, devem ser ingeridos todos os dias, por meio de uma alimentação balanceada.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo