Silagem é nome dado à prática de armazenamento da forragem

Inicio » Agronegócio » Silagem é nome dado à prática de armazenamento da forragem
16/11/2020 Por
Silagem é nome dado à prática de armazenamento da forragem

Silagem protege a forragem da perda de nutrientes. Para armazenar o produto de forma correta, a silagem é uma prática muito comum entre os produtores, já que oferece armazenamento seguro e eficaz, fazendo com que os nutrientes e demais componentes sejam mantidos por mais tempo.

Além disso, a silagem é uma das possibilidades de reduzir custo e otimizar tempo e mão de obra, além de garantir que o gado se alimente com maior segurança. Em suma, é um método muito importante para garantir qualidade do alimento e de vida do animal.

Silagem

O que é silagem?

Silagem é a prática mais adequada para armazenar a forragem, é um processo que faz com que a perda nutricional seja bem menor em relação a outros métodos de armazenamento. Além disso, tem a grande vantagem de permitir um armazenamento de longo período.

Isso porque a silagem atua somente com uma fermentação controlada durante todo o processo. Após entender o que é silagem e para que serve a silagem, pode-se conhecer os principais tipos.

Tipos de silagem

Em suma, a silagem permite boa quantidade de opções na hora de escolher como ela será produzida. Além disso, um fator muito importante que deve ser analisado, é que dependendo do tamanho da produção e demanda de forragem, existem algumas silagens que podem se adaptar melhor.

Assim, tais tipos de silagem geralmente variam apenas na parte da compactação e armazenamento. Os principais tipos, são:

  • Superfície;
  • Sacos;
  • Trincheira.

A de superfície é muito fácil de entender, já que ela se baseia em um amontoado de forragem picada, cujo qual é compactado sobre o terreno sem a presença de paredes. O silo feito na superfície é o mais barato de construir, já que não exige nenhuma estrutura de alvenaria ou revestimentos.

No entanto, a feita em sacos, conhecida também como a de bola ou silo fardo, é revestido por plástico filme e foi a primeira tecnologia notável e que permitiu o seu comércio. Esse tipo de silo é um pouco mais complicado de manusear, já que possui, às vezes, mais de 600 kg.

Com a finalidade de reduzir custos, a trincheira é um dos tipos mais utilizados hoje em dia. Por possuir baixo custo de construção, agrega uma enorme facilidade de carregamento e também de descarregamento.

Silagem

Como fazer silagem?

Como fazer silagem é uma dúvida comum.

Para fazer, utiliza-se a máquina de silagem. Aprender como fazer a silagem pode ser algo simples, já que basta passar os materiais necessários na máquina de silo. Dessa forma, o material sairá do outro lado da máquina, já triturado e pronto para armazenamento.

No entanto, é preciso sempre verificar qual tipo de armazenamento é o mais indicado, já que alguns podem ser mais caros que outros.

Preço da silagem

O processo de silagem pode não somente ser armazenado, como também ser vendido para gerar lucros. Dessa forma, o preço da silagem pode variar conforme o material utilizado. No entanto, ela pode variar de R$ 100 a R$ 300 por tonelada.

Dependendo da situação financeira do produtor, pode ser uma ótima forma de garantir uma renda extra ou a redução de custos. Como alimentar animais exige um grande investimento em produtos de alta qualidade, a silagem pode auxiliar na redução de custo e agregar incríveis benefícios.

Ou então, caso a intenção seja lucrar com esse negócio, é possível vendê-la em pontos específicos e para pessoas que tenham interesse. Dessa forma, é possível garantir uma ótima renda, seja ela extra ou principal.

Afinal, independente da situação, as diversas fontes de renda, incluindo a silagem, podem auxiliar de forma muito positiva no cenário econômico atual e garantir o sustento de famílias e animais.

Lavouras utilizadas

É muito comum encontrar algumas opções de lavou que podem ser muito úteis na produção e também na pós-produção. Afinal, são lavouras que já possuem uma certa quantidade de minerais e vitaminas in natura e, por conta disso, podem ser armazenadas para que isso que não se perca. São elas:

  • Milho;
  • Sorgo;
  • Capim.

A silagem do milho é altamente benéfica e uma das mais produzidas, já que oferece uma grande quantidade de componentes benéficos para a alimentação dos animais, em especial os bovinos. Além disso, a de milho sempre é composta por grandes benefícios e isso faz com que seja excelente para a produção de leite e carne.

Contudo, a silagem de sorgo é a opção mais indicada para bovinos leiteiros e que está cada vez mais adquirindo popularidade no Brasil. Depois do milho, é a cultura mais importante para produzir a silagem, pois serve como um ótimo alimento volumoso e nutritivo para vacas leiteiras.

Assim como o sorgo, a silagem de capim elefante também é um ótimo cardápio para épocas de seca. Afinal, desde que seja adubado e manejado de forma correta, não necessita de replantio. Por isso, faz com que seja uma opção mais barata e que agrega ótimos benefícios ao animal.

Silagem

Silagem para cavalos

Mesmo que muito se fale dos bovinos, a silagem para cavalos tem tomado proporções gigantescas na alimentação do animal. Em geral, a de equinos mais utilizada, é a de milho. Esse tipo de silagem é muito utilizada no que diz respeito aos cavalos de alto nível.

No entanto, esse tipo de alimentação e utilização precisa ser prescrita por um veterinário. O motivo é que talvez o animal não se adapte tão bem com a silagem para equinos e apresente problemas com o decorrer do tempo.

Dessa maneira, deve-se evitar tomar as decisões por conta própria e sempre tomar as devidas precauções para saber quais os possíveis riscos e problemas que isso pode oferecer, bem como os maiores benefícios e nutrientes.

De qualquer forma, para os equinos têm se mostrado uma opção muito vantajosa, já que é comum ver alimentos sendo contaminados por fungos em diferentes fases, como colheita, armazenamento, plantio, etc. Assim, pode ser uma opção muito mais segura e nutritiva para o animal.

Caso seja necessário, um veterinário pode indicar a silagem como alimentação e complementar com outros alimentos que podem oferecer um efeito muito interessante na saúde e vitalidade do animal.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo