Agropecuária no Brasil gera empregos e movimenta a economia

Inicio » Agronegócio » Agropecuária no Brasil gera empregos e movimenta a economia
29/08/2019 Por
Agropecuária no Brasil gera empregos e movimenta a economia

A agropecuária no Brasil é um dos setores mais importantes e fundamentais para a estabilidade do país

É muito difícil imaginar um cenário sem a agropecuária no Brasil. Isso porque o país é um grande exportador de produtos e, além disso, a economia interna depende deste setor para se manter estável.

A agropecuária no Brasil é responsável pelo sustento de milhares de famílias, desde pequenos agricultores até grandes fazendas.

Agropecuária no Brasil

O que é a agropecuária no Brasil?

A agropecuária no Brasil é uma atividade rural, desenvolvida em ambiente agrícola, e tem como principal objetivo abastecer o mercado alimentício.

Ou seja, a atividade faz parte do setor primário da economia e desenvolve as principais matérias-primas que serão utilizadas em diversas industrias, como a produção de alimentos, farmacêutica e até mesmo cosmética.

Dentro da agropecuária, portanto, são desenvolvidas atividades que fazem parte da agricultura e pecuária nacionais. A atividade econômica, então, é uma das mais importantes para o país, visto que sustenta diversos outros mercados.

Além disso, a importância da agropecuária no Brasil é imensurável, já que este foi um dos primeiros negócios a ser implantado no país.

Características da agropecuária no Brasil

A agropecuária no Brasil e no mundo movimenta a economia e garante o sustento de milhões de famílias. Aqui no país, então, ela ganha algumas características especiais. Confira:

Agropecuária no Brasil

  • O início da produção rural no Brasil foi marcada pelo cultivo da cana-de-açúcar, seguido das plantações de café
  • Logo depois, o povoamento para o interior do país marcou o início da criação de animais surgindo, assim, a atividade pecuária
  • Hoje a agropecuária é responsável por cerca de 8% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB)
  • Cerca de 10% da população brasileira que trabalha vive das atividades do campo
  • Os produtos resultantes do cultivo no Brasil abastecem o mercado interno, mas também externo. Portanto, o país é um grande exportador

Quais produtos têm sua origem na agropecuária?

O número de produtos e alimentos que existem por causa da atividade rural é enorme. Sem eles, então, o Brasil não teria como se sustentar, desenvolver e crescer economicamente. Alguns exemplos de alimentos e derivados que têm sua origem no campo, são:

  • Frutas
  • Legumes
  • Carnes brancas e vermelhas
  • Grãos
  • Leite
  • Ovos

Cada tipo de produção é destinada a um público de interesse e a um mercado mais favorável. As verduras, leites, carnes e legumes, por exemplo, são muito comercializados dentro do país, através do mercado interno.

Agropecuária no Brasil

Já o algodão, a soja, aves, suínos, café e cana-de-açúcar, por exemplo, são itens de exportação e representam a produção nacional em países do exterior.

Depois que os produtos saem da propriedade, então, é necessário que muitos deles passem pelo processo de industrialização e comercialização em seu formato final. Este ciclo, portanto, recebe o nome de agronegócio. Desta forma, a cadeia produtiva funciona quando a produção é ligada à indústria e comércio.

Com isso percebemos que a agropecuária no Brasil, então, é composta por uma série de produtores. São estes profissionais e o seu trabalho no campo que fazem a engrenagem girar – seja produzindo através da agricultura familiar ou de grandes latifúndios e fazendas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo