Taturana verde geralmente afeta culturas de amora preta e café

Inicio » Agricultura » Taturana verde geralmente afeta culturas de amora preta e café
30/10/2020 Por
Taturana verde geralmente afeta culturas de amora preta e café

Taturana verde é encontrada em todo o Brasil. A taturana verde pertence ao gênero da família Hemileucinae. Ademais, é a que conta com maior número de espécies.

Assim como as demais taturanas, a taturana verde passa por várias fases na vida, desde ova até mariposa. Vamos conhecer mais sobre essa espécie no artigo a seguir!

Taturana verde

O que é taturana verde?

Taturana verde é uma taturana que contém espinhos ao longo do corpo, o que pode causar muitas complicações à saúde humana ou de animais que entram em contato com esses espinhos.

Além disso, na fase em que é chamada de taturana, ou seja, na fase larval, ela apresenta coloração verde, possui cerca de 70mm de comprimento e os espinhos formam pequenos pinheiros ao longo do corpo.

As taturanas dessa espécie vivem em torno de 120 dias, sendo que a maior parte desse período é justamente como lagarta, na fase larvar.

Assim, 10 dias ela passa em fase de ovo, depois passa cerca de 80 dias na fase larval, 23 dias na fase de pré-pupa e pupa e, por fim, quase 8 dias na fase de mariposa, que é a fase adulta e última fase.

Os espinhos que a taturana verde possui e que formam algo parecido com pequenos pinheiros, se chamam espículos urticantes. E é na base desses espículos que está o líquido irritante, que causa dor e uma série de complicações quando entra em contato com a pele.

Taturana verde nas folhagens

Além de ser prejudicial à saúde, a taturana verde também oferece risco às plantações, pois causam danos nas folhagens, o que prejudica a fase de desenvolvimento da planta.

As principais plantações que ela normalmente se faz presente e causa diversos danos são as plantações de café e amora preta.

Ademais, para que esse animal não prejudique as folhas, o indicado é que seja utilizado produto específico para o tipo de cultura. Assim, é possível controlar a praga e evitar que danifiquem a plantação.

Taturana verde

Tipos de taturana

Existem vários tipos de taturana e são conhecidas por diversos nomes como marandová, lagarta de fogo, tromba de elefante e muitos outros.

Algumas espécies são mais venenosas que outras, pois isso é comum encontrar uma taturana venenosa que cause reações mais graves, e outra que também é venenosa, mas em um grau menor, causando reações diferentes e mais brandas.

Queimadura de taturana

A queimadura de taturana, na verdade, não é uma queimadura. Portanto, se você ouvir falar em queimadura de taturana verde ou ouvir que taturana queima, já vai saber que o que aconteceu foi uma reação desse líquido irritante com a pele da vítima.

Após esse contato, a pele pode apresentar algumas reações como edema, eritema, bolhas, petéquias e erosões.

Em alguns casos, é possível até que essas reações levem à necrose do tecido local de forma superficial, bem como cause ulcerações.

Ademais, outras reações, dependendo do local de contato e em situações mais graves, pode ocorrer:

  • Asma;
  • Rinite;
  • Arritmias;
  • Dor no peito;
  • Convulsões;
  • Paralisia de membros;
  • Dispneia;
  • Problemas hemorrágicos.

O tipo de reação vai depender muito do tipo de taturana que entrar em contato com a pele da pessoa.

No caso da queimadura da taturana verde, os sintomas podem ser variados, pois essa taturana pertente à mesma família das mais venenosas, que é a família Saturniidae, mas o gênero é diferente.

Por isso, pode ser que a reação que ela causa seja menor que uma do gênero Lonomia, mas mesmo assim é preciso seguir algumas orientações quando ocorrem acidentes com qualquer tipo de taturana.

Taturana verde

O que fazer depois de uma queimadura de taturana?

Caso ocorra um acidente com uma taturana verde ou de outra espécie, o ideal e recomendado é que a vítima procure imediatamente um serviço de saúde.

É muito comum que as pessoas queiram passar algum tipo de substância por cima do local atingido. Entretanto, o ideal é lavar com água fria ou gelada e sabão. Logo após, você deve se dirigir ao médico.

Ademais, algumas das coisas que não podem ser feitas, são:

  • Torniquetes;
  • Passar álcool;
  • Ingerir álcool ou qualquer substância alcoólica;
  • Furar, raspar ou sugar o local;
  • Passar substâncias como gasolina ou algo parecido;
  • Coçar.

Ou seja, em caso de contato com uma taturana, não faça nada e vá até uma unidade de saúde próxima.

Como você pode não ter certeza da espécie da taturana, é muito recomendado que, se possível, você leve o animal junto até a equipe de saúde.

Por isso, logo que sentir a sensação de queimação, procure ou peça para alguém procurar imediatamente qual bicho foi o responsável.

Então, ao achar a taturana, pegue com cuidado com ajuda de algum objeto e leve junto. Isso é importante para que seja identificado qual o tipo de taturana, o que ajuda a saber quais os sintomas podem ser esperados e qual o método de tratamento.

Tratamento para queimadura de taturana

Dependendo do tipo de taturana, a forma de tratamento é definida. Além disso, a reação que o organismo terá com a queimadura também define o procedimento.

Há pessoas que, quando uma taturana verde entra em contato com alguma parte do corpo, somente sentem alguma ardência e irritação, o que pode passar em pouco tempo. Já outras pessoas podem apresentar reações maiores e complicações, por isso depende muito de cada organismo.

Ademais, o tratamento pode ser com simples compressas de água gelada ou fria sob o local do contato, pois alivia a sensação de irritação. Além disso, remédios para dor podem ser suficientes e muitos casos.

Porém, em alguns casos, pode ser que seja preciso utilizar o soro antilonômico. Trata-se de uma espécie de antídoto para o veneno que a taturana injetou no organismo da vítima.

E o interessante é que esse soro somente é fabricado no Brasil, no Instituto Butantan. Nenhum outro local do mundo desenvolve esse soro contra queimadura de taturana.

Dessa forma, independentemente do tipo e características de taturana, seja taturana verde ou outra cor, é sempre recomendado que a vítima seja atendida por profissionais da saúde. Assim, pode ser feita uma avaliação da situação para que o melhor tratamento seja fornecido.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo