Tipos de arroz mais populares destacam benefícios importantes

Inicio » Agricultura » Tipos de arroz mais populares destacam benefícios importantes
28/10/2019 Por
Tipos de arroz mais populares destacam benefícios importantes

Diferentes tipos de arroz carregam propriedades e benefícios especiais e variados

O arroz é um carboidrato muito presente no cardápio dos brasileiros.  Mas há quem diga que ele é um inimigo da saúde, porque é composto por carboidratos. No entanto, existem diversos tipos de arroz e cada um deles possui propriedades especiais.

Dentre os tipos de arroz existentes, podemos destacar o arroz branco, integral, vermelho, negro e arbóreo. Geralmente, o consumo do grão é feito junto ao feijão. Contudo, o cereal também pode ser destinado a produção do saboroso arroz doce e claro, do arroz carreteiro; entre outras receitas.

tipos de arrozQuais são os tipos de arroz?

O arroz é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, o que pode ser justificado pelo fato de estar presente nas refeições desde as eras mais antigas. Não se sabe ao certo qual a origem do cereal, mas ao que tudo indica, ele remete a Ásia.

Aqui, no Brasil,  são diversos os tipos de arroz consumidos pela população e, de maneira geral, há pelo menos cinco variedades bastante populares ao redor do mundo.

Confira quais são elas e os benefícios do arroz a seguir:

  • Arroz vermelho: é uma variedade mais saudável, porque ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, previne a manifestação de doenças cardíacas e contribui com a digestão.
  • Arroz integral: é conhecido por aumentar a sensação de saciedade e, portanto, muito utilizado em dietas. É uma variedade rica em minerais e fibras.
  • Arroz basmati: talvez a mais versátil das variedades, já que não precisa de temperos, já que possui sabor adocicado.
  • Arroz branco: o mais tradicional, principalmente no Brasil. Ele é responsável por fornecer energia ao organismo, mas não é considerado o mais nutritivo.
  • Arroz parboilizado: essa variedade é cozida com sua casca, a fim de que as suas propriedades sejam mantidas no grão.
  • Arroz negro: é uma variedade que atua na prevenção de doenças como, por exemplo, diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, é rico em antioxidantes.
  • Arroz arbóreo: ele é indicado para o preparo de risotos, porque seus grãos são menores.

tipos de arroz

Propriedades do arroz

O arroz é um alimento que possui diversas propriedades, também pelo fato de ser um carboidrato. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstrou que ingerir cerca de uma porção do cereal todos os dias pode contribuir com a diminuição de gordura e aumento de minerais no organismo.

Além disso, dentre as propriedades do arroz se destaca o fato de ser rico em vitaminas A, do complexo B (B1,B2, B3, B6) e E. Tais nutrientes auxiliam na formação dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos que compõe o corpo, e também auxiliam na regeneração das células.

Receitas com arroz

Arroz à grega, arroz carreteiro e arroz doce são apenas algumas das receitas mais conhecidas feitas com o cereal.  Além delas, outro alimento muito saboroso é o bolinho feito do grão e claro, o arroz de forno.

tipos de arrozOutros tipos de arroz

Além dos tipos de arroz já citados, existem ainda outras variedades. São elas o arroz  japonês, conhecido pelo preparo de pratos da culinária deste país; o glutinoso, que possui aspecto pegajoso e é mais utilizado na culinária asiática; e o selvagem, que pode ser descrito como uma semente de gramínea muito nutritiva.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo