Os 3 tipos de chocolate mais usados e consumidos no mundo

Inicio » Agronegócio » Os 3 tipos de chocolate mais usados e consumidos no mundo
03/10/2020 Por
Os 3 tipos de chocolate mais usados e consumidos no mundo

Existem basicamente 3 tipos de chocolate que são capazes de dar origem às demais variedades. Os mais variados tipos de chocolates agradam a maior parte do público. É muito difícil alguém não apreciar essa iguaria feita com cacau, a qual pode ter muitas aplicações na culinária e também trazer benefícios para a saúde.

Apesar de existirem diversos sabores de chocolate e combinações com outros saborosos alimentos como nozes, por exemplo, os principais tipos de chocolate são o amargo, ao leite e o branco.

tipos de chocolate

Quais são os principais tipos de chocolate?

Tipos de chocolate existem basicamente três, o amargo, ao leite e branco. Entretanto, esses principais tipos de chocolate podem originar outros. O chocolate amargo possui alto teor de cacau. O sabor do cacau, por sua vez, é mais amargo e adstringente, e quanto menor o teor de gordura no chocolate, mais ele derrete na boca.

Por outro lado, o oposto do chocolate com alto percentual de cacau é o chocolate branco, feito principalmente com a manteiga de cacau. O chocolate ao leite é o mesmo chocolate amargo que, ao ser misturado com o leite, acaba por ter o sabor mais doce e suave.

A partir dessas qualidades de chocolate, existem muitas misturas que oferecem sabor único ao doce, como o chocolate com amêndoas. Os chocolates podem ser comercializados em barra ou em pó ou em forma de achocolatados, os quais vem acrescidos de açúcares.

tipos de chocolate

Aplicações dos diferentes tipos de chocolate

Os chocolates podem ser utilizados para fazer doces, bebidas ou ainda agregar valor a ingredientes exóticos e saborosos. É o caso da mistura de chocolate com pimenta. Barras de chocolate com passas também fazem sucesso entre os amantes de produtos feitos com a matéria-prima de chocolate.

Os chocolates possuem diferentes ingredientes de acordo com a quantidade de cacau empregada para a sua produção. Eles podem ser bem suaves ou resultar em um chocolate muito amargo.

O sabor muda conforme a quantidade de cacau que o chocolate recebe, por isso o chocolate amargo e chocolate meio amargo podem ser os favoritos para elaboração de fondue de chocolate quente que, no geral, possui acompanhamentos mais doces como frutas e chantilly.

É possível associar a cor do chocolate aos teores de cacau, por exemplo, o chocolate escuro possui mais cacau e consequentemente é mais amargo.

O chocolate artesanal costuma utilizar uma mistura de chocolates mais intensos com chocolates mais suaves para atingir o sabor desejado. Da mesma forma, utiliza o chocolate branco para moldar em diferentes formas e inovar seus sabores. Existem opções de chocolates para todos os públicos, até mesmo o chocolate diet e o chocolate light, os quais têm menores taxas de açúcares e gorduras totais, para pessoas com restrições alimentares.

tipos de chocolate

O melhor chocolate do mundo

Dizem que um dos melhores chocolates do mundo tem nome e endereço. O chocolate suíço possui grande tradição como o melhor chocolate de todos devido à sua maneira de produção.

Entre outros tipos de chocolate que estão entre os melhores eleitos, destaca-se o belga. Ele é muito apreciado devido à sua fabricação com cacau puro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo