Tipos de couve são variados, deliciosos e muito nutritivos

Inicio » Agricultura » Tipos de couve são variados, deliciosos e muito nutritivos
04/12/2020 Por
Tipos de couve são variados, deliciosos e muito nutritivos

Considerado um dos alimentos mais saudáveis e versáteis, os tipos de couve estão sempre presentes na mesa dos brasileiros. Como alimentos de grande popularidade, agregam uma série de benefícios para a saúde.

Além disso, os tipos de couve também são os responsáveis por garantir um efeito positivo na economia do país, já que fazem parte de alimentos fortemente consumidos, logo, isso ajuda no aumento do plantio, colheita e venda do produto.

Tipos de couve

Quais são tipos de couve?

Tipos de couve são alimentos altamente procurados e que despertam a curiosidade dos consumidores. Como se tratam de vegetais extremamente saborosos, podem ser vistos e utilizados em uma série de receitas.

Os tipos de couve vão muito além das mesas das famílias brasileiras, já que são servidos em restaurantes caros e de grande escalão. Dessa forma, garantem um sabor a mais na alimentação, ao mesmo tempo em que oferecem efeitos altamente benéficos ao corpo humano.

Em geral, a couve é um alimento nativo da Europa e que vem da família das crucíferas. Como é um alimento que pode ser consumido de diversas formas, colabora para o fácil preparo no dia a dia e ajuda a complementar diversos pratos.

Benefícios da couve

Como dito anteriormente, os benefícios da couve para o corpo humano são muitos. No entanto, é fácil imaginar que alguns deles se destacam dos demais. O motivo é que podem ser sentidos com maior facilidade pelo consumidor, já que o efeito é visível e crescente, conforme o alimento vai sendo consumido.

São eles:

  • Fortalecimento da imunidade;
  • Redução de inchaço;
  • Baixa caloria;
  • Melhora do trânsito intestinal;
  • Auxílio no fortalecimento de ossos e dentes;
  • Combate ao envelhecimento precoce.

Hoje em dia, é muito comum encontrar pessoas, muitas vezes, jovens, que possuem sérios problemas de saúde. Como os tipos de couve são ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B, é uma ótima opção de alimento para aumentar todas as defesas do organismo, garantindo bem-estar e proteção.

Em seguida, a redução de inchaço também se destaca como um dos maiores pontos positivos desse alimento. Como a couve é rica em polifenóis e substância antioxidantes, evita a sobrecarga cardíaca, intestino irritável, obesidade e artrite. Isso tudo faz com que o corpo se mantenha sem inchaço.

Além disso, a baixa caloria presente nos mais variados tipos de couve também chama atenção. É uma ótima opção incluir esse alimento em dietas já que, como evita o inchaço e também possui baixas calorias, auxilia no emagrecimento saudável.

Como consequência de tudo o que foi dito até agora, os tipos de couve colaboram para a melhoria notável do trânsito intestinal. Dessa forma, o consumidor consegue evacuar com maior facilidade e, ainda assim, absorve de ótima forma todos os benefícios do alimento.

Em relação aos antioxidantes e à vitamina C, a couve é ótima para proteger contra o envelhecimento precoce e, também, auxiliar no fortalecimento de ossos e dentes. É um alimento extremamente rico em cálcio e fósforo, causando ótimos resultados.

Tipos de couve

Como plantar couve?

Com o alto consumo da couve para o preparo de suco detox, plantá-la pode ser uma ótima opção para quem pretende consumir o alimento sempre fresco, ou então garantir uma ótima renda no final do mês.

Para o plantio, é preciso sempre se certificar de que o canteiro é ideal para a hortaliça. É melhor, também, sempre optar por climas amenos ou frios. Escolha um local com alta luminosidade e com raios solares que peguem direto nela, mas que também tenha um sombreamento parcial e agradável.

Para semear, pode ser usada uma sementeira ou outro recipiente. Em cada célula, utiliza-se três sementes. É preciso regá-la todos os dias e, durante o desbaste, deixar uma planta após a germinação. A partir do momento em que as mudas atingirem de quatro a seis folhas, basta fazer o transplante para o solo e irrigá-lo.

Evite deixar a terra encharcada demais, a fim de não acelerar a morte da raiz. Porém, mantenha-a sempre úmida. De forma resumida:

  • Solo: úmido, mas sempre bem drenado e com pH entre 6 e 7,5;
  • Clima: ameno ou frio;
  • Área mínima: pode ser em vasos;
  • Colheita: após, aproximadamente, 50 dias depois do plantio e 90 dias após semeadura.

Tipos de couve

A população de couves é algo que realmente surge em abundância. No entanto, nenhum novo tipo foi descoberto, até o momento. Por conta disso, algumas acabaram se destacando e estando presentes na dieta de muitas pessoas. Confira em seguida.

Tipos de couve

Couve chinesa

A couve chinesa, conhecida também como repolho chinês, é rica em potássio e vitamina C. Como é muito pobe em calorias, é ótima para ser utilizada durante o processo de emagrecimento ou simplesmente para servir como uma ótima opção para manter o peso que o consumidor já possui.

Couve de bruxelas

A couve de bruxelas é caracterizada por possuir um sabor mais amargo que o normal. Além disso, possui características de um mini repolho, já que cresce ao longo do talo da planta. Tal hortaliça é ótima para ser utilizada em saladas, sopas ou refogados.

Além disso, entre todos os tipos de couve, é um dos melhores para servir como acompanhamento com a carne e a batata.

Couve-flor

A couve flor é um dos tipos menos característicos da couve tradicional. Ou seja, é a que menos tem aparência de couve, já que se assemelha muito mais a um brócolis branco. Ainda assim, é perfeita para ser consumida na forma de salada ou frita. Serve, também, como um ótimo acompanhamento para diversos pratos.

Porém, nota-se uma certa deficiência para temperar esse tipo de couve, já que o sal nem sempre pega como deveria. Ainda assim, é muito recomendada para quem está passando por um momento de ingestão controlada de calorias.

Couve galega

Conhecida como couve portuguesa, a couve galega se caracteriza pelas folhas largas e rijas. Na verdade, é uma das poucas características que a diferenciam da couve manteiga. De forma geral, é muito utilizada para o preparo do caldo verde, típico de Portugal.

Couve kale

Pouco conhecida, mas muito versátil, a couve kale é ótima. Com altos níveis de vitamina, é muito utilizada no preparo de sopas e quiches.

Couve roxa

Extremamente rica em proteína, a couve roxa está entre os tipos de couve mais ricos e saudáveis. Entre suas vitaminas, estão a vitamina A, B6, B12, C e D. Dessa forma, agrega incríveis benefícios ao corpo humano e combina muito com saladas e carnes, já que seu gosto é mais forte.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo