Conhecer os tipos de palmito é importante para acertar na receita

Inicio » Agricultura » Conhecer os tipos de palmito é importante para acertar na receita
09/12/2020 Por
Conhecer os tipos de palmito é importante para acertar na receita

Tipos de palmito possuem características diferentes. O palmito é um alimento muito consumido e que combina perfeitamente com uma série de receitas. Feito especialmente para garantir um sabor especial, agrega, também, uma série de benefícios à saúde humana nos diversos tipos de palmito existentes no mercado.

Além disso, alguns tipos de palmito podem se mostrar mais populares que outros, já que possuem sabores diferentes entre si e isso pode impactar diretamente na preferência do consumidor. Dessa forma, conhecer e entender suas particularidades pode suprir diversas dúvidas.

tipos de palmito

Quais são os tipos de palmito?

Tipos de palmito são variações de um mesmo alimento, o palmito, e que possuem diversas características diferentes entre si. Em suma, o palmito é um alimento que provém diretamente da região próxima ao meristema apical.

Mesmo que o nome deixe subentendido, muitas pessoas não sabem que o palmito vem do interior das folhas de determinadas espécies de palmeira. Por conta disso, é conhecido popularmente como sendo o miolo da árvore.

No entanto, nem todas elas são responsáveis por prover esse alimento. Dessa forma, muitas pessoas acabam plantando qualquer palmeira na esperança de que surgirá algum dos tipos de palmito. Porém, o mais indicado é sempre buscar informações e garantir o alimento certo.

Entre as características do palmito, é possível observar que ele possui formato de cilindro branco, é macio e pouco fibroso. Nem sempre o gosto do alimento puro é o melhor, por isso, é conservado em salmoura, o famoso palmito em conserva.

Para consumi-lo, o mais indicado é que seja junto de saladas ou cozido em meio a outras receitas. É um alimento muito encontrado em pastéis, lasanhas vegetarianas e veganas, saladas coloridas, etc.

Mesmo que seja muito saboroso e benéfico para a saúde, além de garantir uma ótima renda para pessoas que vivem da venda do palmito, é preciso ter consciência e discernimento na hora de colhê-lo. Afinal, esse ato está colocando em risco a vida de muitas espécies de palmeira.

O motivo é que o palmito provém, como dito anteriormente, de uma região próxima do meristema apical. Isso implica na morte súbita da palmeira, o que faz com que a palmeira juçara, espécie muito procurada, esteja correndo graves riscos.

Sabor do palmito

Entre os tipos de palmito, a grande maioria oferece um sabor com uma leve acidez, sendo suculento e saboroso. Essa consistência é derivada, em grande parte, da leveza do palmito. Afinal, é conhecido por ser extremamente pobre em calorias, o que colabora para um equilíbrio adequado no sabor.

tipos de palmito

Maiores benefícios do palmito

O palmito possui uma grande quantidade de sódio e de potássio, bem como uma ótima quantidade de zinco. Logo, é o ideal para compor uma alimentação saudável e garantir equilíbrio para o organismo humano.

Como possui vitamina A, C e vitaminas do Complexo B, colabora para melhorar a força do sistema imunológico, além de auxiliar na recuperação de inflamações e ajudar na cicatrização da pele.

Entre outros benefícios, estão:

  • Músculos fortes;
  • Pressão arterial controlada;
  • Intestino regular;
  • Melhoria do sono;
  • Saciedade.

Como possui o zinco, mineral de suma importância para os músculos, o palmito é ótimo para oferecer resistência e força, principalmente para aquelas pessoas que se exercitam com frequência. Além disso, deixa a musculatura saudável e resistente por muito mais tempo.

Junto a isso, também controla a pressão arterial por conta do potássio. Assim, colabora para equilibrar a queda e o aumento brusco dos batimentos cardíacos e controla a pressão sanguínea, evitando derrames, AVCs, dores de cabeça, inchaço, etc.

Outro benefício muito interessante e importante de citar, certamente, é que o palmito é ótimo para regular o trânsito intestinal, já que contém uma grande quantidade de fibra. A regularização do sono e a saciedade também estão presentes entre os benefícios do palmito.

Tipos de palmito

Entre os principais tipos de palmito, é possível encontrar uma série de características que fazem com que eles se diferenciem entre si, mesmo que mantenham os ótimos benefícios. São eles:

tipos de palmito

Palmito Juçara

Infelizmente, o Palmito Juçara se encontra seriamente ameaçado de extinção. Como é natural da Mata Atlântica, costuma ser bem mais carnudo e suculento quando comparado com os outros tipos de palmito.

No entanto, é uma espécie que sofre da extração ilegal e abusiva. Outro motivo é que somente 10% da Palmeira Juçara é aproveitada, ou seja, o restante acaba morrendo e seu ciclo de replantio demora 10 anos, aproximadamente.

Palmito Açaí

Provavelmente o Palmito Açaí é o mais suculento e macio de todos os palmitos. Também da Mata Atlântica, teve seu pico de popularidade a partir do momento em que o Palmito Juçara entrou na linha vermelha da ameaça de extinção.

No entanto, sofre o mesmo problema de ter sua extração baseada na ilegalidade e na exploração. Ainda assim, não é algo tão nocivo quanto a extração do Palmito Juçara, já que produz de 4 a 5 caules por cada touceira.

Palmito Guariroba

Muito exótico, o Palmito Guariroba é difícil de ser encontrado e é muito peculiar. Nativo do Brasil, é pouco conhecido e possui uma textura bem mais firme do que os outros. Além disso, para ser consumido, precisa passar por um processo de cozimento.

O seu gosto é amargo, o que faz com que seja perfeito para servir como acompanhamento de carnes e demais alimentos com sabor ácido.

Palmito Pupunha

O mais comum entre todos os palmitos, o Palmito Pupunha é vendido em abundância e também é o mais sustentável de todo o mercado. Ao contrário dos outros tipos, possibilita rápido plantio e replantio.

Além disso, a sua palmeira não morre ao ser cortada. O seu sabor é bem suave, com miolo macio, branco e possui um baixíssimo teor calórico. Uma das maiores vantagens é que não escurece ao ser cortado. Isso o torna especial para saladas e pratos em que é necessário servi-lo cru.

Dicas para escolher palmito

No momento de escolher entre os tipos de palmito, prefira aqueles que estão com a água transparente e sem flutuar. Caso estejam flutuando, significa um sinal de falta de oxigênio. Além disso, evite sempre os palmitos com a embalagem estufada ou tampa amassada. Isso indica um palmito que provavelmente estará contaminado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo