Conheça 4 tipos de uva, seus benefícios e características no mercado

Inicio » Agricultura » Conheça 4 tipos de uva, seus benefícios e características no mercado
10/08/2020 Por
Conheça 4 tipos de uva, seus benefícios e características no mercado

Mais de 60% dos tipos de uva são destinados à vinicultura

Estima-se que existam mais de 60 mil tipos de uva espalhados pelos 5 continentes. Cada tipo detém qualidades únicas, como propriedades nutritivas, aroma e sabor. O tipo mais consumido é chamado de uva de mesa, desenvolvido especialmente para consumo in natura, por isso, cada vez mais adocicada.

No Brasil, os tipos de uva mais consumidos são da espécie Vitis labrusca, caracterizadas como uvas de chupar por serem mais delicadas e fáceis de tirar da casca. A viticultura em nosso país ocupa algo aproximado a 78 mil hectares, com a maioria situada na região Sul. A produção anual é da ordem de 1,5 milhões de toneladas.

tipos de uva

O que é uva?

Uva é um fruto que se origina da videira, uma planta da família Vitaceae. É uma das frutas de cultivo mais antigo e de utilização na gastronomia.

É originária da Ásia e conta com diversidade de tipos gigantesca, superando 60 mil espécies. Cada tipo de uva conta com características únicas, de nutrientes ao sabor.

Seu consumo pode ser in natura, mas também é comum sua utilização em doces, vinhos e sucos.

Tipos de uva

Como já informado, existem diversos tipos de uva. A maioria é utilizada para a produção de vinhos. Saiba mais sobre os principais tipos de uva a seguir!

Tipos de uva: Itália

É uma das mais populares no Brasil. Tem casca verde-clara, mas em alguns casos com leve tom amarelado. A polpa é crocante e tem sementes. É utilizada tanto em pratos doces, como salgados. É comum que sirva de recheio para brigadeiros, por exemplo, e em molhos salgados para aplicar sabor agridoce.

Rica em antioxidantes e Vitamina C, portanto, é indicada para combater envelhecimento precoce da pele e preservar a saúde dos olhos.

tipos de uva

Tipos de uva: uva rosada

Também conhecida como Niágara rosada, é famosa por ter textura gelatinosa. A uva rosada é aplicada com frequência na produção de sucos e vinhos, porque tem sabor bem adocicado. Outra aplicação frequente é em doces como geleias, sorvetes, coberturas e até para molhos de carnes vermelhas.

É indicada para prevenção de doenças crônicas, como o câncer, por ser rica em antioxidantes que combatem os radicais livres.

Uva Thompson

Um dos tipos de uva mais populares por ser uva de mesa. Sua origem é no Oriente Médio e sua popularidade para consumo in natura, além de sua polpa crocante e adocicada, é o fato de não ter sementes.

O tom da casca fica entre o amarelo e esverdeado e seu sabor neutro faz com que seja usada em receitas de doces.

Os benefícios que proporciona à saúde incluem aumentar o colesterol bom e ser um laxante natural que melhora a saúde do intestino.

tipos de uva

Uva passa

Também conhecida apenas como “passa”, a uva passa é uma uva seca que foi desidratada. Tem sabor doce e pode ser consumida em diversos pratos. A coloração pode variar conforme o tipo, mas as mais comuns são roxas, amarelas e marrons.

A uva passa é um dos melhores tipos de uva para a saúde, pois proporciona diversos benefícios como prevenção de prisão de ventre, melhora da saúde dos ossos e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo