Tomate grape tem aparência semelhante ao tomate cereja

Inicio » Agricultura » Tomate grape tem aparência semelhante ao tomate cereja
31/10/2020 Por
Tomate grape tem aparência semelhante ao tomate cereja

Tomate grape é mais adocicado e tem cor mais clara em comparação ao tomate cereja. O tomate grape, ou tomate uva, como também é conhecido, é uma espécie de tomate com ótimos benefícios para a saúde. Também são conhecidos pelo tamanho pequeno e por apresentarem muita semelhança com o tomate cereja.

Assim, o tomate grape apresenta uma certa diferença na sua aparência e gosto. Mesmo com tais características, ainda é muito confundido com outras espécies e isso causa confusão em quem consome.

Tomate grape

O que é tomate grape?

Tomate grape é conhecido por ser um tomate que possui formato muito semelhante à uva, por isso possui esse nome, já que grape significa “uva”. Mesmo que seja muito confundido com o tomate cereja, apresenta uma coloração um pouco mais clara e um sabor bem mais doce.

Além disso, os seus benefícios para o corpo humano também são diferentes. Porém, para que sejam efetivamente benéficos, precisam ser produzidos de forma correta.

Em suma, o tomate grape também é menos aguado, outra característica que o difere.

Tomate grape e a economia

Conhecido também como tomate grape sweet, essa variação do tomate conquistou pessoas do mundo inteiro. Por ser extremamente prático, é muito consumidor ao redor do mundo, principalmente no Brasil.

Além disso, mesmo com os acontecimentos recentes, o tomate grape promete uma ótima demanda. O motivo é que os consumidores estão procurando formas mais saudáveis de se alimentar. Portanto, nada melhor do que ele.

Em suma, estima-se que atualmente, em 2020, a produção de tomate grape, somente no Brasil, passe de 1,7 mil toneladas. Esse número prevê saltos e não há, até o momento, alguma previsão que indique crises e prejuízos para esse produto.

Benefícios do tomate grape

Por mais que seja pequeno, o tomate grape é muito saboroso e utilizado no preparo de diversos pratos, principalmente massas e saladas. Entre as maiores razões para consumi-lo, estão a prevenção do câncer e o envelhecimento precoce.

Afinal, possui vitaminas A, B e C e é uma incrível fonte de minerais. Portanto, é muito importante para a saúde até mesmo na prevenção contra anemia e má digestão. Entre os sais, é possível citar:

  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Cálcio.

Além disso, a sua combinação forte de vitaminas auxilia no desenvolvimento muscular e ósseo. Por conta disso, os dentes se tornam muito mais fortes e o corpo fica com uma sensação de melhor disposição e força física.

Ademais, o seu sabor levemente adocicado também colabora para que ele seja a opção perfeita para um lanche da tarde. Afinal, por conta do sabor doce, também auxilia na redução da vontade de comer açúcar. Assim, quando aliado á uma dieta correta, auxilia também no emagrecimento.

Tomate grape

Tomate grape amarelo

Uma variação muito famosa é o tomate grape amarelo. Essa variação ainda é uma novidade em muitas localidades do país. A diferença é que ele consegue ser ainda mais doce do que o tomate grape vermelho.

Em relação aos benefícios, compactua dos mesmos. Entretanto, o grape amarelo é muito indicado para crianças que estão passando pela transição do dente de leite para o dente permanente. Em suma, apenas um ou dois tomates amarelos por dia auxiliam na formação de dentes fortes e saudáveis.

Plantio do tomate grape

Saber como plantar tomate grape não é uma tarefa difícil. Entretanto, é indicado utilizar adubação orgânica. Além disso, ele ainda pode ser plantado para consumo próprio ou para comercialização.

Para dar início, será preciso separar alguns materiais:

  • 4 tomates grape;
  • 1 faca comum de cozinha;
  • 1 pote ou vasilha para armazenar as sementes retiradas;
  • Água;
  • Papel toalha.

Para dar início ao processo, abra os tomates ao meio e retire todas as sementes. Em seguida, coloque-as na vasilha separada e lave-as. Importante frisar que nesse momento é necessário muito cuidado e calma. Afinal, as sementes são muito pequenas e podem ser facilmente perdidas.

Assim, depois de limpas, coloque-as no papel toalha e deixe secando por 7 dias na sombra. Após os 7 dias passados, realize a semeadura com a terra orgânica ou substrato. Lembre-se de plantar as sementes do tomate grape em bandejas ou canteiros.

Ademais, é importante frisar que a germinação ocorrerá de 7 a 14 dias. Porém, isso dependerá muito da forma como as sementes estão sendo cuidadas, do clima do local, luz solar, entre outros fatores. Entretanto, tomando os cuidados corretos, há uma grande probabilidade de ocorrer tudo certo.

Após esse processo de germinação, as mudas começam a nascer lentamente. Um indício de que tudo ocorreu como o planejado é o fato de elas se apresentarem com o caule firme, fortes e em uma bela coloração verde.

Tomate grape

Plantio com as mudas

Entretanto, caso a intenção seja realizar o plantio com as mudas, é preciso que as mesmas sejam adquiridas extremamente saudáveis. Caso contrário, podem acabar morrendo e, assim, perde-se toda a possibilidade de obter o tomate grape.

Logo, é importante que elas sejam plantadas de forma firme e forte. O motivo é que é preciso evitar a todo custo o tombamento das mudas. Além disso, conforme já tenha as sementes plantadas, é possível aguardar novas mudas nascerem. Dessa forma, realiza-se o replantio.

No entanto, o replantio deve ocorrer no momento em que as mudas apresentam, aproximadamente, 8 cm de altura e entre 6 ou 7 folhas. Assim, é mais provável de notar um certo amadurecimento na muda e maiores chances de vingarem de forma saudável na terra.

Tipos de tomate

Além do tomate grape, é possível encontrar outros tipos de tomate. Entre eles, estão presentes:

  • Carmem;
  • Gaúcho;
  • Italiano;
  • Débora.

O tomate Carmem é muito utilizado no Brasil, sendo consumidor por mais de 75% de toda a população. A sua durabilidade é ótima, porém, possui textura aguada e amarelada. É ruim para molhos, mas ótimo para saladas.

Em relação ao tomate gaúcho, é considerado um dos maiores tomates. Alguns deles podem chegar a pesar 500g e são ótimos para a preparação de vinagretes. Em contrapartida, o tomate italiano é extremamente suculento e encorpado. É perfeito para molhos e para fazer bebidas.

Por último, um dos tomates mais consumidos é o tomate Débora. Ele possui uma ótima textura para molhos e saladas. Por isso, se torna um coringa na cozinha. Possui uma quantidade maior de sementes, mas pode ser servido, até mesmo, com o tomate grape.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo