Topografia é usada de diferentes e importantes maneiras no agronegócio

Inicio » Agronegócio » Topografia é usada de diferentes e importantes maneiras no agronegócio
28/07/2019 Por
Topografia é usada de diferentes e importantes maneiras no agronegócio

Topografia evidencia o relevo e características locais

A topografia é a ciência responsável por descrever e evidenciar as características de todo o relevo de uma região específica. Pode ser compreendida como a arte da representação gráfica. Ela é muito usada para cadastrar áreas de cultivo, drenagens, irrigações, projetos de cultura e afins. Por isso, traz diversos benefícios para a agricultura e produção.

Conhecida por gerar exatidão, a topografia é fundamental não só para o setor agrícola, mas para diversas áreas de construções rurais que necessitam de informações pontuais. Considera-se importante para a divisão e demarcação de ambientes, bem como para nivelar a plantação.

topografia

O que é topografia?

A topografia é o estudo capaz de evidenciar detalhadamente as características de determinados terrenos, áreas ou territórios; com todas as suas delineações e até acidentes geográficos que possam ter ocorrido na área demarcada. Ela pode ajudar a visualizar a superfície do local, com declínios ou altos relevos, por exemplo.

O conceito de topografia também se relaciona com os estudos de cartografia, que são os mapas. Dessa forma, todo esse saber contribui efetivamente para que se possa fazer especificações de toda a estrutura e condição de uma região, com descrição a partir de cartas ou mapas geográficos.

Hoje, a topografia se caracteriza como um instrumento essencial para que se possa implantar e acompanhar obras, assim como projetos viários, urbanização, edificação, movimentação de terra e demais situações pertinentes.

Essa ciência, de acordo com a história, é usada desde a antiguidade para posicionar espaços. Tanto egípcios e babilônios quanto chineses e romanos já faziam uso de todo esse procedimento, ainda que rudimentar, para delimitações, descrições e avaliações de propriedades.

Para que serve a topografia?

Existem diversas funções para a topografia. Dentre elas, o estudo define a dimensão de áreas rurais e urbanas. Além disso, elabora plantas dos terrenos, ajuda a cadastrar e a construir obras.

Ela também auxilia na prevenção dos serviços de transposição das árvores e da terraplanagem. Ainda, é responsável pela obtenção de volumes e números específicos, importantes para planejamentos.

topografia

A melhor definição de como todo esse levantamento deve ser feito é exatidão. Isto porque qualquer tipo de falha pode trazer péssimos resultados ao executar uma construção, prejudicando efetivamente toda a parte estrutural dos projetos.

Sem estes dados não é possível desenvolver nenhum tipo de projeto. Isto porque, para entender quais modificações podem ou não serem realizadas, bem como a elaboração total de um projeto, arquitetos e engenheiros necessitam saber tudo sobre o ambiente.

Caso os terrenos tenham desníveis e precisem de adaptações ou planagem superficial, há a necessidade de que estejam disponíveis todas as informações sobre esse local. Aterramentos são fases dispendiosas para projetos de construção, além do que demandam muito tempo. Portanto, é extremamente importante um levantamento confiável.

Significado de topografia

Topografia significa “descrição” ou, ainda, a “delineação” com exatidão e pormenorização de terrenos de uma área, com todas as características possíveis. Ela configura toda a extensão de uma terra, posicionando todo e qualquer tipo de acidente artificial ou natural.

Essa ciência surgiu com alinhamento ao estudo de mapas, partindo da necessidade de que os indivíduos precisam de especificações sobre a estrutura e condição de caminhos relatados em cartas geográficas daquele tempo.

Importância da topografia na agricultura

Em relação à agricultura, a topografia é usada para finalidades diversas. Entre os principais exemplos, podemos citar:

  • projetos de cultura;
  • drenagem;
  • cadastrar áreas de cultivo;
  • irrigação.

A topografia na agricultura colabora para especificar rios e canais, principalmente para os perímetros rurais, que necessitam desse tipo de levantamento, tanto topográfico quanto altimétrico. Este último, é responsável por descriminar o perímetro e todas as informações que situam os eixos x e y, definindo posicionamentos e considerando a altura dos pontos.

Em razão de todas essas funções para a agricultura, há a necessidade de realizar esse levantamento de forma prévia, calculando o tempo que se gasta, por exemplo para um trator realizar trabalhos determinados em uma quantidade específica de hectares.

topografia

É possível dizer, então, que frente a toda essa necessidade de representação das dimensões das faixas terrestres, esse estudo traz a possibilidade de oferecer tamanha exatidão para os dados e informações respectivas. Isso faz com que a topografia se torne, portanto, fundamental para a agricultura, que é beneficiada efetivamente por suas técnicas.

Como funciona a topografia?

Antes de qualquer coisa, são determinados os pontos de referência para que se possa localizar os elementos terrenos. O aparelho topógrafo é capaz de marcar um ponto qualquer por meio do piquete. Ele será usado como o ponto de início para o projeto. Os outros pontos comporão um elemento poligonal no terreno específico.

O curso de topografia ensina que, em cima desse ponto inicial, haverá o posicionamento de um aparelho que medirá todos os ângulos e as distâncias. A parte central do instrumento precisa permanecer em cima do ponto de início. Isto porque é por meio de que se determina a distância até o próximo ponto.

Esses aparelhos são responsáveis pela mensuração do posicionamento. Isso quer dizer, o ângulo e a distância de cada um dos fragmentos dos terrenos relacionados ao poligonal com sensores infravermelhos. Tais dados se concentram na carta ou planta topográfica, que terá fornecimento ao projetista.

Já a planta topográfica é constituída pela representação real em relação ao plano. Por conseguinte, servirá para quaisquer estudos técnicos que se deseja promover sobre as porções terrestres. É possível, também adquirir vários dados e informativos como a extensão da propriedade, volume de elevações, inclinações de encostas, dimensão de construções e etc.

topografia

Um projeto de topografia

Ao fazer o projeto de qualquer tipo de construção, será preciso realizar um levantamento prévio de topografia. Ele privilegiará todos os detalhes do ambiente terrestre, em que deverá ter implantação. Com o uso das normas e princípios da matemática, há a contribuição para que se encontre o conhecimento adequado do local e todos os detalhes importantes para que a obra seja implantada corretamente.

Neste projeto, ocorre a elaboração do material, na íntegra, composto pelas seguintes ferramentas:

  • cartas topográficas ou plantas;
  • cadernetas de campo – registros de mensurações realizadas;
  • relatórios – composto por descrições de métodos adotados e específicos das atividades.

Atualmente, com o auxílio de drones, a topografia pode mapear toda a área da agricultura que produz, obtendo melhores resultados sobre as informações do projeto e trabalho do agricultor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo