Tratamento de água ajuda a torná-la própria para consumo

Inicio » Meio Ambiente » Tratamento de água ajuda a torná-la própria para consumo
03/12/2020 Por
Tratamento de água ajuda a torná-la própria para consumo

Tratamento de água é vital para a saúde. O tratamento de água é vital e serve como um elemento essencial para a nossa saúde, higiene e produtividade da nossa comunidade.

O processo de tratamento de água pode variar um pouco em locais diferentes, dependendo da tecnologia da planta e da água que ele precisa processar, mas os princípios são, em suma, os mesmos.

Tratamento de água

O que é tratamento de água?

Tratamento de água é um processo que realiza a purificação da água capturada de uma fonte de modo a torná-la própria para consumo. A água é um composto químico simples, mas com propriedades complexas devido ao seu viés.

A fórmula química da água é H2O. Ou seja, cada molécula de água consiste em um átomo de oxigênio entre dois átomos de hidrogênio.

A água é indispensável para a saúde e o bem-estar humanos. Afinal de contas, não pode haver vida na Terra sem água, por isso o processo de tratamento de água é tão importante.

De fato, o corpo humano é composto de 70% de água. No entanto, essa mesma água pode causar danos ao seu corpo se não for purificada. Por exemplo, a água não filtrada contém cloro, flúor, dioxinas, parasitas, entre outros, que podem ser perigosos para sua saúde.

Por que a estação de tratamento da água é tão importante?

A água é encontrada em quase todos os lugares da Terra. Recursos hídricos como rios e lagos contêm muita poluição e lixo impróprio para consumo. Para estar limpa, a água deve passar pela estação de tratamento da água, que a torna potável.

Purificadores de água são projetados para eliminar ou reduzir certos poluentes (nitratos, pesticidas, metais pesados, materiais orgânicos, etc), além de melhorar o sabor da qualidade da água (eliminando o cloro).

De fato, algumas doenças levam tempo para apresentar sinais visíveis, mas isso não significa que elas sejam inativas no seu organismo. A OMS lista uma série de doenças aquáticas que matam pessoas em todo o mundo.

Como exemplo, temos doenças diarreicas, hepatite A, cólera, botulismo, febre tifoide, disenteria, criptosporidiose, poliomielite, etc. Em suma, essas doenças podem ser causadas por protozoários, vírus, bactérias e parasitas intestinais.

Tratamento de água

Como é feito o tratamento da água?

Mas como é feito o tratamento da água? Abaixo, você confere três técnicas principais de tratamento de água, usadas na maior parte do mundo.

Destilação

Destilação é o processo de aquecimento da água até ferver, capturando e resfriando os vapores quentes resultantes e coletando os vapores condensados.

As impurezas “acompanham” o vapor e acabam em destilados. Este método não é novo: a humanidade aplica destilação há milhares de anos.

Nem todos os equipamentos modernos de destilação são iguais. Se você estiver interessado em tratar sua água por destilação, escolha purificadores de água bons ou avançados para obter melhores resultados.

O problema com o método de destilação é que ele é meio lento comparativamente aos métodos de osmose reversa e tratamento de água UV.

Osmose reversa

A água da torneira passa por uma membrana semi-permeável que varia de 90 a 99% dos componentes originalmente presentes. Esta prática originalmente projetada para usos industriais está se tornando muito popular hoje em dia na purificação de água doméstica.

Na prática, uma porção da água permite a rejeição de impurezas selecionadas inicialmente pela membrana poliamida. Muito poderosa, no entanto, é sensível ao cloro e deve ser protegida com filtros de carvão ativo.

Sua vida é de 5 a 8 anos, em condições normais de uso. Este princípio também é bastante lento e requer uma pressão substancial.

Purificação de água por UV

A tecnologia de purificação de água por UV é provavelmente a mais econômica e eficiente do mercado atualmente. Ela permite que proprietários de empresas removam uma variedade de contaminantes biológicos no suprimento de água.

O tratamento com água por UV oferece muitas vantagens sobre outras formas de tratamento de água para contaminantes microbiológicos. Mais importante, ele não deixa produtos químicos na água, não produz subprodutos e não altera o sabor, o pH ou outras propriedades.

Consequentemente, além de produzir água potável segura, não é prejudicial ao seu encanamento e sistema séptico. Além disso, o tratamento UV é uma excelente opção para eliminar a contaminação biológica da maioria das águas.

Se a sua casa ou empresa exigir uma filtragem adicional ou se você tiver uma fonte de água não tratada privada (água da chuva, água do lago, poços, entre outros), esse é um bom método.

O objetivo único do sistema de tratamento de água por UV é matar contaminantes biológicos nocivos.

Em qualquer método (osmose reversa, tratamento com água UV ou destilação), é imperativo trocar os filtros regularmente.

A seguir, confira as etapas do tratamento da água.

Tratamento de água

Etapas do tratamento da água

Coagulação ou floculação

Durante a coagulação, sulfato de alumínio líquido (alúmen) e/ou polímero são adicionados à água não tratada (água bruta). Quando misturado com a água, isso faz com que as minúsculas partículas de sujeira presentes grudem ou coagulem.

Esses grupos de partículas de sujeira se juntam para formar partículas maiores e mais pesadas, chamadas flocos, que são mais fáceis de remover por sedimentação ou filtração.

Sedimentação

À medida que a água e as partículas dos flocos progridem no processo de tratamento, elas se movem para os tanques de sedimentação. Aqui, a água se move lentamente, fazendo com que as partículas pesadas do floco se depositem no fundo.

O floco que se acumula no fundo do tanque é chamado de lodo e é canalizado para secar as lagoas. Na filtração direta, a etapa de sedimentação não é incluída e o floco é removido apenas por filtração.

Filtragem

A água flui através de um filtro projetado para remover partículas de dentro dele. Os filtros são feitos de camadas de areia e cascalho e, em alguns casos, antracite triturada.

A filtragem coleta as impurezas suspensas na água, aumentando assim a eficácia da desinfecção. Esses filtros são limpos rotineiramente por retrolavagem.

Desinfectação

A água é desinfetada antes de entrar no sistema de distribuição para garantir que todos os microrganismos causadores de doenças sejam destruídos.

O cloro é usado porque é um desinfetante muito eficaz, e as concentrações residuais podem ser mantidas para evitar possíveis contaminações microbianas no sistema de distribuição de água.

Fluoretação

A fluoretação da água é onde os suprimentos de água da comunidade são tratados com uma concentração do íon fluoreto livre.

Correção de pH

Nesse processo de tratamento de água, é adicionado cal à água filtrada para ajustar o pH e estabilizá-la. Isso minimiza a corrosão no sistema de distribuição e no encanamento dos clientes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo