Agência Nacional das Águas: o que é, para que serve e como atua

Inicio » Meio Ambiente » Agência Nacional das Águas: o que é, para que serve e como atua
03/04/2020 Por
Agência Nacional das Águas: o que é, para que serve e como atua

Agência Nacional das Águas desempenha papéis importantes em nosso país

A Agência Nacional das Águas é uma autarquia de regime especial, possui autonomia administrativa e financeira, além da ligação com o Ministério do Meio Ambiente.

O objetivo da Agência Nacional das Águas é a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Agência Nacional das Águas

O que é Agência Nacional das Águas?

Agência Nacional das Águas (sigla ANA) é uma autarquia que tem responsabilidade de regular o uso das águas dos rios e lagos, além de implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Além disso, visa garantir o uso sustentável da água, evitando a poluição e o desperdício desnecessário. Assim, visa oferecer água de boa qualidade e em quantidade suficiente para a atual geração. É reconhecida pelos cidadãos como referência principal na gestão dos recursos relacionados a água.

A ANA, como é conhecida, foca trabalhar sempre em prol da excelência, ética e respeito ao espírito público.

Concurso Agência Nacional das Águas

A empresa solicitou ao Ministério da Economia a realização de mais um concurso com 93 novas vagas para cargos de diversos níveis. Assim, como o último, realizado em 2012, há uma grande expectativa para um próximo.

O pedido do concurso Agência Nacional das Águas ainda segue em tramitação e é esperado que o edital saia ainda em 2020.

Para quem possui o nível médio, foram solicitadas novas vagas para área de Técnico Administrativo. Outrossim, o nível superior ficou com 47 oportunidades para Especialista em Recursos Hídricos e 37 oportunidades para Analista Administrativo.

A remuneração é o principal atrativo para quem tem interesse em prestar o concurso, além, também, do vale-alimentação que beira o valor de R$ 458,00.

Agência Nacional das Águas

Mestrado ANA

Além do concurso, até dia 6 de maio de 2020 estarão em aberto as inscrições para as vagas do Mestrado ANA (Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos).

Os cursos de mestrado possuem 24 meses de duração. Podem ser presenciais, porém, o aluno também pode optar pelo ensino EAD.

O objetivo do curso é ensinar como lidar com desafios de dificuldade da gestão e regulação de água no país. Para esse curso, os trabalhos de conclusão precisarão ter caráter de conhecimento aplicado. Além disso, podem ser no formato manual operativo, aplicativo, relatórios técnicos ou mesmo dissertações.

Agência Nacional das Águas

A importância da Agência Nacional das Águas

A água é uma necessidade básica de sobrevivência e possui uma importância inestimável. Assim, estima-se que 70% da superfície do planeta contenha água. Dessa forma, ela se movimenta criando condições aceitáveis para todo o tipo de vida planetária.

A ANA é responsável por diversos setores e diretrizes da Lei das Águas, como:

  • Regular o acesso de água;
  • Monitorar a situação dos recursos hídricos;
  • Planejar o uso da água e prevenir situações críticas;
  • Coordenar a implementação de leis;
  • Elaborar estudos estratégicos.

Além disso, a ANA desenvolve um importantíssimo papel para quem atua na agropecuária e agronomia, pois fornece a distribuição de água de maneira consciente para que os serviços sejam feitos da melhor maneira possível.

A Agência Nacional das Águas é a responsável por garantir que todos os setores tenham acesso à água limpa e de forma igualitária. Vale a pena ficar de olho em sua atuação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo