Tratamento de madeira visa protegê-la da ação do tempo

Inicio » Agronegócio » Tratamento de madeira visa protegê-la da ação do tempo
03/12/2020 Por
Tratamento de madeira visa protegê-la da ação do tempo

Tratamento de madeira é um método simples e barato que pode aumentar a vida útil do material em 5 a 7 vezes. O tratamento de madeira é uma ação cada vez mais usual. Isto porque o material, por mais resistente e forte que seja, está sujeito a fatores externos que podem deteriorá-lo rapidamente.

O trabalho consiste na aplicação de substâncias para que impregnem na madeira e ajam de modo a mantê-la imune, por período prolongado, da ação de agentes nocivos. O tratamento de madeira pode ser feito de forma caseira, modo que proporciona grande economia de custos.

Tratamento de madeira

O que é tratamento de madeira?

Tratamento de madeira é um método que se vale do uso de substâncias químicas para agir direto na madeira de modo a torná-la mais resistente e estender a sua vida útil.

Toda madeira, por melhor que seja a sua qualidade e resistência, está sujeita a condições externas com grande potencial de degradá-las, como umidade, insetos, micro-organismos e desgastes físicos. Certamente, isso acontece no meio rural ou não.

A consequência dessa deterioração é a necessidade de substituir o material com mais frequência e ter risco maior de acidentes e prejuízos. Para evitar tais transtornos, foi desenvolvido um método para prolongar a sua vida útil, deixando-o mais protegido dos fatores externos.

Tratamento de madeira

Tratamento de madeira caseiro

E como fazer um tratamento de madeira caseiro?

À primeira vista, por ser necessário manipular produtos químicos, pode parecer um trabalho complicado e oneroso, mas é bem simples e pouco custoso.

Basicamente, é necessário ter tambores de 200 litros, metálicos ou de plásticos, água limpa e a madeira a ser tratada.

Solução química

Quanto aos produtos químicos, os necessários são os seguintes:

  • Ácido bórico;
  • Sulfato de cobre;
  • Dicromato de sódio (potássio).

Além disso, precisará dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pois os produtos químicos listados podem prejudicar a saúde se utilizados de forma inadequada ou em contato direto com a pele.

Para preparar a solução química, coloque 100 litros de água em um dos tambores. Depois, acrescente os produtos químicos, mas um por vez.

No entanto, esses produtos devem primeiro ser diluídos em baldes de 5 a 6 litros de água. Feito isso, agite a solução para garantir a total diluição.

A madeira deve ficar mergulhada por 10 dias e descansar por mais 30 após esse período, para a cura da madeira. Passado esse tempo, pode ser usada para as finalidades pretendidas.

Tratamento de madeira

Tratamento de madeira de eucalipto

Esse método não difere quanto ao preparo da solução, mas para a preparação dessa madeira, é recomendável seguir recomendações específicas.

Tipo de madeira e corte

O corte pode ser feito com o emprego de motosserra, traçador, serrote ou machado.

A madeira ideal é verde e roliça. Árvores que tenham poucos galhos nos dois terços inferiores do tronco são preferíveis.

A madeira deve ser cortada no máximo 24 horas antes do tratamento e a casca tem que ser tirada apenas minutos antes.

Tratamento de madeira autoclave

Já o tratamento de madeira autoclave é um método mais sofisticado que incorpora química e tecnologia no processo. Autoclave é um aparelho originalmente empregado para a esterilização de equipamentos.

Utiliza-se um aparelho com as dimensões adequadas e com base na mesma mecânica.

Certamente, uma das grandes vantagens desse tratamento de madeira é a impregnação mais profunda dos produtos químicos no material e a retirada do ar existente no interior das células do lenho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo