Tucano de bico verde é espécie nativa da América do Sul

Inicio » Meio Ambiente » Tucano de bico verde é espécie nativa da América do Sul
02/01/2021 Por
Tucano de bico verde é espécie nativa da América do Sul

No mundo todo existem mais de 10 mil espécies de aves, das quais cerca de 1.919 espécies são encontradas no Brasil. Isso é, sem dúvida, o que torna a fauna brasileira rica em diversidade. Dessa forma, no Brasil, muitas aves se destacam por sua beleza, mas, sem dúvida, uma das espécies que mais chama a atenção é o tucano. Essa ave possui diversas espécies, dentre elas o tucano de bico verde.

Com isso, o tucano de bico verde chama atenção por suas cores e, como o nome sugere, o bico de cor esverdeada com pontas vermelhas.

tucano de bico verde

Características do tucano de bico verde

O tucano de bico verde, de nome científico Ramphastos dicolorus, é uma espécie de tucano nativa da América do Sul, mais precisamente do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. São aves que podem medir até 48 centímetros de comprimento e pesar em torno de 400 gramas. Mas são suas cores vibrantes que chamam atenção. O peito é amarelado e a barriga vermelha, asas negras, plumagem ao redor dos olhos avermelhada, além do bico esverdeado. Aliás, o bico desse tucano é serrilhado e com as pontas avermelhadas.

Também chamado de tucano de peito vermelho, pode ser encontrado nas regiões de Mata Atlântica, no Sul e Sudeste do Brasil, além do estado de Goiás. Ademais, pode ser visto também do Paraguai até o nordeste da Argentina. Essa espécie habita áreas de florestas desde o litoral até as zonas de montanhas, incluindo florestas de planalto.

Hábitos do tucano de bico verde

Dentre os hábitos e vida desse tucano, podemos destacar:

  • reprodução: geralmente põe ovos em ocos de árvores. Coloca de 2 a 4 ovos que ficam incubados por cerca de 18 dias. Para conquistar a fêmea, o macho pode aumentar a cavidade do ninho e trazer alimento. Além disso, exibe sua beleza balançando a cauda e sempre com a cabeça erguida;
  • são aves que defendem o território ao redor do ninho. Assim, podem se tornar agressivas diante de outras espécies, como os araçaris-banana ou araçaris-castanhos. Também podem disputar alimento com outras aves, como papagaios, maritacas e pica-paus;
  • contudo, é mais comum em regiões de serra, onde andam em pares ou até mesmo em bandos de até vinte aves. Um detalhe curioso, é que esse tucano pode andar com bandos de outras espécies, como o tucano de bico preto e até de gralhas azuis.

tucano de bico verde

Porém, avistar o tucano de bico verde pode ser cada vez mais raro devido ao desmatamento e destruição de seu habitat. Esses são fatores que podem colocar o tucano de bico verde em extinção.

Alimentação do tucano de bico verde

Essa espécie se alimenta de frutos de palmitos e embaúba, pitanga, artrópodes e até pequenos vertebrados. Na verdade, muitas vezes se alimenta inclusive de filhotes e ovos em ninhos de outras aves.

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves no mundo. A família dos tucanos por exemplo, é composta por cerca de 30 espécies, sendo encontradas principalmente no Brasil, México e Argentina. Assim, o tucano de bico verde integra a fauna brasileira com sua beleza exótica.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo