No mundo todo existem mais de 10 mil espécies de aves, das quais cerca de 1.919 espécies são encontradas no Brasil. Isso é, sem dúvida, o que torna a fauna brasileira rica em diversidade. Dessa forma, no Brasil, muitas aves se destacam por sua beleza, mas, sem dúvida, uma das espécies que mais chama a atenção é o tucano. Essa ave possui diversas espécies, dentre elas o tucano de bico verde.
Com isso, o tucano de bico verde chama atenção por suas cores e, como o nome sugere, o bico de cor esverdeada com pontas vermelhas.
Características do tucano de bico verde
O tucano de bico verde, de nome científico Ramphastos dicolorus, é uma espécie de tucano nativa da América do Sul, mais precisamente do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. São aves que podem medir até 48 centímetros de comprimento e pesar em torno de 400 gramas. Mas são suas cores vibrantes que chamam atenção. O peito é amarelado e a barriga vermelha, asas negras, plumagem ao redor dos olhos avermelhada, além do bico esverdeado. Aliás, o bico desse tucano é serrilhado e com as pontas avermelhadas.
Também chamado de tucano de peito vermelho, pode ser encontrado nas regiões de Mata Atlântica, no Sul e Sudeste do Brasil, além do estado de Goiás. Ademais, pode ser visto também do Paraguai até o nordeste da Argentina. Essa espécie habita áreas de florestas desde o litoral até as zonas de montanhas, incluindo florestas de planalto.
Hábitos do tucano de bico verde
Dentre os hábitos e vida desse tucano, podemos destacar:
- reprodução: geralmente põe ovos em ocos de árvores. Coloca de 2 a 4 ovos que ficam incubados por cerca de 18 dias. Para conquistar a fêmea, o macho pode aumentar a cavidade do ninho e trazer alimento. Além disso, exibe sua beleza balançando a cauda e sempre com a cabeça erguida;
- são aves que defendem o território ao redor do ninho. Assim, podem se tornar agressivas diante de outras espécies, como os araçaris-banana ou araçaris-castanhos. Também podem disputar alimento com outras aves, como papagaios, maritacas e pica-paus;
- contudo, é mais comum em regiões de serra, onde andam em pares ou até mesmo em bandos de até vinte aves. Um detalhe curioso, é que esse tucano pode andar com bandos de outras espécies, como o tucano de bico preto e até de gralhas azuis.
Porém, avistar o tucano de bico verde pode ser cada vez mais raro devido ao desmatamento e destruição de seu habitat. Esses são fatores que podem colocar o tucano de bico verde em extinção.
Alimentação do tucano de bico verde
Essa espécie se alimenta de frutos de palmitos e embaúba, pitanga, artrópodes e até pequenos vertebrados. Na verdade, muitas vezes se alimenta inclusive de filhotes e ovos em ninhos de outras aves.
O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves no mundo. A família dos tucanos por exemplo, é composta por cerca de 30 espécies, sendo encontradas principalmente no Brasil, México e Argentina. Assim, o tucano de bico verde integra a fauna brasileira com sua beleza exótica.