Tutu de feijão é iguaria feita com grão importante do agronegócio

Inicio » Agronegócio » Tutu de feijão é iguaria feita com grão importante do agronegócio
05/10/2020 Por
Tutu de feijão é iguaria feita com grão importante do agronegócio

O tutu de feijão é um prato típico da culinária brasileira, feito com farinha de mandioca e outras iguarias. O feijão cozido, temperado, com a adição de bacon, carnes ou mesmo linguiça, engrossado com farinha de mandioca, leva o nome de tutu de feijão. Este pode ser feito com muitas outras iguarias e temperos, mas a sua consistência é famosa e muito apreciada em diversas regiões brasileiras.

Devido ao prato ter embasamento histórico, principalmente na região do nordeste brasileiro, é requisitado por turistas, valorizando o feijão produzido no Brasil e também as receitas típicas da cultura brasileira. O tutu de feijão caiu no gosto popular, e a sua preparação é simples e versátil.

Tutu de feijão

O que é tutu de feijão?

Tutu de feijão é uma iguaria feita inicialmente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, e depois foi sendo popularizado no resto do país.

Para entender o que é tutu de feijão, devemos compreender que ele é feito a partir do cozimento natural do feijão, o qual é complementado com a fécula ou farinha de mandioca e engrossado. Assim, o alimento assume uma consistência saborosa e, ao mesmo tempo, dispensa acompanhamentos.

Os temperos podem ser os tradicionais, como folha de louro, orégano, alho e sal, ou mesmo incrementado com carnes saborosas. Ele pode ser consumido com ou sem acompanhamento de arroz e carnes.

Esse prato saboroso também pode ser feito com diversos tipos de feijão. Sendo assim, é possível preparar mais de um tipo de receita de tutu de feijão, porém, a receita original segue a mesma.

História do tutu de feijão

Por muito tempo, os cozinheiros tiveram que enfrentar situações em que, para o preparo de alimentos, eles deveriam utilizar o que se tinha disponível. Desta forma nasceram diversas receitas e com esse tipo de tutu não foi diferente. Logo foram criados pratos com feijão, em especial aquele feijão preparado com carne e fécula de mandioca.

O sabor da feijoada, aliada à consistência e, não menos importante, à fonte de vitaminas e amido da farinha de mandioca, fez com que a iguaria fosse inventada. O fato é que estes pratos foram sendo reproduzidos e amplamente apreciados para a alimentação de muitas pessoas, o que faz com que esteja na lista de muitos restaurantes e também em receitas caseiras de feijão.

A mistura do feijão com a farinha de mandioca faz com que o seu caldo fique espesso e seco, formando uma massa saborosa. O feijão ainda é preparado com bacon e temperos que deixam o sabor irresistível. Para fazer o tutu, basta saber como preparar feijão, e então o restante da receita vai depender das suas preferências.

Tutu de feijão

Receitas de tutu de feijão

Existem diversas receitas com feijão de diferentes tipos, os quais dão origem ao tutu. Para saber como preparar tutu de feijão é preciso saber o que é necessário para cozinhar de forma correta o feijão escolhido e os temperos que são indicados.

Nesse processo, é importante que se observe aspectos como o tempo de cozimento e também os passos posteriores de como fazer tutu de feijão, escolhendo uma das possibilidades.

Nas sugestões a seguir é possível compreender mais sobre a configuração desse prato e as suas diversas possibilidades de sabores:

  • Com carne;
  • De feijão fradinho;
  • De feijão virado;
  • Com couve;
  • De feijão mineiro.

A receita de tutu de feijão, de modo geral, é bem simples, mas podem ser feitas seguindo algumas etapas.

Passo a passo da receita

Primeiramente, há feijões que devem ser deixados de molho, para absorver a água e começar a quebra de reserva de amido do grão que deverá auxiliar em seu cozimento e sabor. Caso ele seja cozido em uma panela de pressão, considere a possibilidade de o caldo não ficar espesso devido a esse fator.

Sendo assim, a escolha e cozimento do feijão fazem toda a diferença. Para o tutu à mineira, por exemplo, o feijão vermelho ou carioca é cozido e temperado com bacon, temperos verdes, acrescentando-se a farinha, fazendo assim um delicioso tutu de feijão à mineira. O mesmo vale para  o feijão preto que é um dos favoritos na alimentação.

Ainda pode ser feito o tutu de feijão vegano, uma opção que é fonte de proteínas e ferro, mas não possui carne nem derivados de animais. Por isso, antes de procurar como fazer a receita, é importante saber qual o tipo de prato que deseja preparar, e com qual tipo de feijão.

Em contrapartida, o tutu à mineira, apesar de ser uma escolha que leva principalmente bacon, saiba que as calorias do tutu de feijão podem ser um pouco maiores. No entanto, cumpre o papel de uma alimentação rica também em nutrientes para o organismo.

Tutu de feijão

Importância do feijão

O feijão possui um importante papel na vida de todo brasileiro. Este grão proteico, assim como a soja, é uma das principais fontes de nutrientes como ferro. Contribuindo para o aumento de seu consumo, o prato típico faz com que o grão seja ainda mais valorizado e procurado, bem como mais consumido.

Algumas pessoas que não possuem o hábito de ingerir este tipo de alimento podem estar com deficiência de nutrientes no organismo. Principalmente pessoas com restrições alimentares. O feijão é um grão proteico que fornece ao organismo energia e aminoácidos essenciais. Estes, por sua vez, evitam a incidência de anemias, mesmo que consumidos misturados à farinha de mandioca.

Isso porque o feijão é um grão com grande reserva de ferro, o qual em nosso organismo transporta oxigênio. Logo, a pessoa pode ter alguns sintomas como cansaço excessivo, por exemplo. Enquanto isso, o feijão movimenta um dos mercados mais importantes do Brasil, que é o agronegócio.

Os investimentos feitos nos setores do agronegócio para a produção de feijão do Brasil e também de arroz fazem com que haja mais procura também de comércio exterior dos produtos. Nessa perspectiva, o mercado interno absorve as mercadorias. De qualquer maneira, ainda há espaço para a ampliação de plantações de feijão e outros grãos para a agricultura de acordo com a demanda, possibilitando o crescimento de receitas deliciosas como o tutu de feijão.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo