Marinada é tempero ideal para proporcionar maciez e sabor às carnes

Home » Agronegócio » Marinada é tempero ideal para proporcionar maciez e sabor às carnes
27/09/2019 by
Marinada é tempero ideal para proporcionar maciez e sabor às carnes

Marinada é técnica culinária utilizada para amaciar carnes, que também pode ser usada em receitas a base de vegetais

Temperar alimentos para deixá-los mais macios e mais saborosos ou emergir carnes em líquido para conservá-las são métodos usados desde os tempos mais remotos; aos quais damos o nome de marinada.

Pratos feitos, especialmente, para as festas de final de ano utilizam da marinada para mudar sua textura. Carnes, pernis, frangos, peixes e até legumes podem ser temperados e ganhar um novo sabor.

carne e condimentos utilizados na marinada

O que é marinada?

A marinada é uma técnica culinária em que os alimentos são deixados em uma mistura de tempero. Geralmente, marinar uma comida é colocá-la em um líquido ou meio ácido com especiarias e algum vegetal.

Vinhos brancos, vinagres e o limão espremido são exemplos de ácidos que podem ser utilizados para marinar. Alho, cenoura, cebola e salsão são exemplos de vegetais que podem ser misturados a carne.

O vinho branco é uma excelente combinação para marinar carnes brancas. Por outro lado, o vinho tinto é ideal para carnes vermelhas. Para temperar porcos, a marinada ideal é a base de cítricos. Já os peixes requerem um cuidado especial e para temperá-los, utilize vinho branco ou saquê.

Especiarias utilizadas na marinada

Como marinar os alimentos

A primeira dica para marinar alimentos é fazer aquela combinação básica entre ácido, ervas ou especiarias e legumes. Quanto ao meio líquido, a opção mais indicada são os vinhos.

Em relação ao recipiente, utilize os de vidro ou de louça. Isso evitará que a receita fique com o aroma da vasilha usada. Outra sugestão é usar sacos específicos para marinar.

Além disso, é importante ter cuidado na hora de temperar a receita com sal. Por fim, não se esqueça de levar a carne marinada para a geladeira.

Qual marinada ideal para cada carne?

Cada tipo de carne tem uma marinada específica, e inclusive o tempo de imersão na mistura varia de um alimento para outro.

condimentos utilizados na marinada

Abaixo, separamos algumas carnes utilizadas, principalmente, nas receitas de final de ano, para explicar como devem ser marinadas:

  1. Marinada para frango: o ideal é deixá-la imersa por cerca de 16 horas em alimentos como suco de laranja, pimenta dedo de moça e louro. A fim de deixar a receita ainda mais saborosa, leve o frango ao forno por 40 minutos para cada quilo.
  2. Marinada para pernil: para essa carne cuja receita é mais trabalhosa, o ideal é usar alimentos, como por exemplo, vinho branco, alecrim e alho para marinar. O tempo mínimo de imersão na mistura é também de 16 horas. Já o tempo no forno é de uma hora por quilo.
  3. Marinada para lombo: o recomendado é deixar o lombo imerso por oito horas em alimentos como vinho branco, cebola, louro, sal e pimenta dedo de moça. Deixe a receita no forno por uma hora para cada quilo.
  4. Marinada para peru: por ser uma carne mais macia, marinar este alimento proporcionará um sabor mais delicioso. Para a receita, deixe a ave imersa por 10 horas. Já a fim de temperá-la, use vinho branco, tomilho ou pimenta branca. Para assar o alimento, deixe-o no forno por 40 minutos/quilo.

A marinada é, portanto, uma excelente técnica culinária que proporcionará novo sabor e textura aos alimentos, principalmente as carnes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo