Ícone do site Agro20
Agricultura

Ucuúba é semente (ou fruta) proveniente de árvore da Amazônia

Fruta usada para a produção de cosméticos, perfumes e velas, a ucuúba vem da ucuubeira, árvore que se encontra em regiões úmidas. No entanto, ao contrário do que se pensa, ela não existe apenas no território brasileiro. Outros países latinos como Colômbia, Peru e Costa Rica também contam com a espécie.

A ucuúba, contudo, é nativa da região amazônica. Das suas sementes, extrai-se manteiga delicada e rica em nutrientes. Esses nutrientes proporcionam hidratação intensa e uma textura suave em todos os tipos de pele, mesmo as mais secas. Traz ainda como benefício não deixar a pele oleosa.

O que é ucuúba?

Ucuúba é uma fruta que se encontra em regiões úmidas, principalmente nas margens de rios e nos ribeiros da região amazônica. Encontra-se a árvore e, consequentemente, o fruto no Brasil nos estados do:

Os frutos, quando amadurecem, caem das árvores e deixam sair sementes vermelhas. Essas sementes, por serem leves, acabam flutuando em zonas inundadas. Formam, desse modo, uma espécie de tapete vermelho que ondula o ritmo das correntes.

Essas sementes contam com uma manteiga que tem nutrientes muito saudáveis para a pele. Aliás, para todos os tipos de pele. Por isso, usa-se a ucuúba para a produção de cosméticos.

Em tupi, “Uku”, significa “gordura” e “Ubá” traduz-se como “árvore”. Portanto, ucuúba pode ser traduzido como “árvore da gordura” ou “árvore da manteiga”. Aliás, veremos detalhes sobre a manteiga de ucuúba mais à frente.

De qual árvore vem a ucuúba?

Como dito, a ucuúba vem da ucuubeira, árvore conhecida também pelo nome científico de Virola surinamensis.

A ucuubeira chega a medir de 25 a 30 m de altura. Normalmente, costuma-se encontrá-la em locais alagados. Por exemplo, perto de igapós. A ucuúba, árvore, pode chegar a 3 metros de altura em apenas 2 anos.

Usa-se a sua madeira para a produção de compensados e laminados, porque seu material se destaca pela qualidade.

Contudo, isso faz a árvore ser alvo preferencial da extração (legal e ilegal) de madeira. Isso coloca a espécie entre as que correm risco de extinção.

Em uma plantação de até 150 árvores por hectare, colhem-se, aproximadamente, 7 mil quilos de sementes. Número que faz render 3.500 kg de gordura por hectare.

Manteiga de ucuúba

As sementes da ucuúba são ricas em gorduras. São constituídas de 60% a 70% por gorduras e o rendimento que geram por óleo é altíssimo. Um quilo de semente seca pode render até 50% de óleo.

A gordura de ucuúba chega a superar alguns índices relacionados à gordura bovina. Essa característica certamente a faz ser ideal para substituir o sebo animal para a produção de produtos como sabonetes.

Por exemplo, a gordura de ucuúba tem ponto de fusão e saponificação mais elevados que o da gordura animal (53 °C e 220 mg KOH/g).

Uma vantagem do uso da manteiga de ucuuba no lugar do sebo animal é o de evitar a contaminação de produtos. Tal contaminação pode ser provocada pelo uso de sebo animal.

Além disso, confere aos sabonetes maior durabilidade e consistência. Esses aspectos, sem dúvida, fazem o seu uso viável, apesar de encarecer mais a produção do produto.

Outro aspecto a se ressaltar das sementes de ucuúba é o fato de terem teor elevado de trimeristina, um triglicerídeo. A substância é um óleo aromático essencial de enorme importância para o ramo de indústrias cosméticas.

Além da cosmética, também desempenha papel importante na indústria farmacêutica e alimentícia.

As sementes de ucuúba têm de 72% a 76% de trimeristina.

Para que serve a ucuúba?

A ucuúba tem várias aplicações. Como já informado anteriormente, suas sementes são aplicadas na produção de velas, perfumes e cosméticos. Contudo, aplica-se também a fruta na medicina para tratar, por exemplo, de reumatismos, cãibras e artrites.

O óleo derivado das sementes de ucuúba, além de ser usado na fabricação de velas, também é usado como combustível, principalmente para a iluminação de lamparinas. Aliás, quando aplicado para tal uso, exala aroma muito agradável.

O seu uso para produção de sabonetes vegetais, xampus, cremes e variados tipos de medicamentos se dá ao ser misturado com outros ingredientes.

Na construção, usa-se sua madeira para a construção de casas, canoas, mourões e jangadas. Além disso, pode ser aplicada na carpintaria.

Seus benefícios à saúde se devem às suas propriedades rejuvenescedoras, hidratantes, umectantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antissépticas e anti-hemorroidais.

Além de ser usada para alívio de reumatismos, cãibras e artrites, a infusão das sementes também pode ser empregada para tratar de:

A casca da fruta, aliás, também tem uso medicinal. Usa-se o material para limpar feridas e ajudar na cicatrização. Ainda se usa a resina da casca, sem dúvida, útil para o combate de erisipela.

Sua seiva, ao ser misturada ao camapu, serve para tratar de hemorroidas ao ser posta em chumaços de algodão.

Uma curiosidade sobre a ucuúba é que uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil investe fortemente em pesquisa e fabricação de produtos usando propriedades da fruta. Essa empresa é a Natura.

A empresa tem fornecido treinamento aos ribeirinhos para a exploração de seus frutos. Contudo, a ideia é apostar em uma exploração que garanta a preservação da espécie, pois está ameaçada de extinção.

Onde comprar a manteiga de ucuúba?

Com tantos benefícios que fornece, é natural que a manteiga de ucuúba seja cada vez mais popular. Contudo, onde encontrar manteiga de ucuúba?

Sem dúvida, um bom local para encontrar ucuúba é em lojas de produtos naturais. Você também pode encontrá-la em sessões de mercado reservadas a produtos do gênero.

A internet é o local mais fácil e rápido de se encontrar o produto. Existem diversas lojas virtuais de todos os cantos do país que o comercializam.

Recomenda-se, contudo, pesquisar bem antes de comprar – não só em termos de preço, mas também em termos de reputação do vendedor.

Caso precise de produtos cosméticos que usem a gordura de ucuúba, poderá encontrá-los em lojas do ramo e principalmente nos sites das principais marcas, como a Natura, por exemplo.

O mesmo quanto às sementes de ucuúba para uso medicinal. O ambiente virtual costuma ser mais farto de ofertas.

Sair da versão mobile