Manteiga clarificada é pura e mais saudável para o dia a dia

Inicio » Agronegócio » Manteiga clarificada é pura e mais saudável para o dia a dia
25/10/2020 Por
Manteiga clarificada é pura e mais saudável para o dia a dia

A manteiga clarificada é uma derivada da manteiga normal para usos específicos. A manteiga é um alimento preparado pelo homem há mais de 10 mil anos. O produto, que já foi visto como vilão para a saúde devido ao seu teor de gordura, hoje volta ao mercado como uma opção mais saudável. Assim, em uma outra versão, a manteiga clarificada também ganha seu espaço em algumas receitas.

Derivada da manteiga comum, a manteiga clarificada é utilizada principalmente em receitas específicas e precisa passar pelo processo de clarificação.

Manteiga clarificada

O que é manteiga clarificada?

A manteiga clarificada varia da manteiga comum que conhecemos, porém, é utilizada para preparar receitas específicas.

Atualmente, a manteiga vem na contramão dos produtos com muitos processos industriais, sendo uma alternativa para quem busca uma alimentação mais saudável.

Assim como a versão normal que conhecemos, sua versão clarificada é mais pura e por isso mais saudável. O processo para clarificar, consiste em manter a gordura e retirar os demais produtos que compõe a manteiga.

A clarificação da manteiga se dá, principalmente, para ser utilizada na cozinha, sem perder suas propriedades. Isso porque a manteiga comum, ao atingir uma temperatura alta, de cerca de 120 graus, acaba ficando com a cor, aroma e sabor alterados.
Entretanto, com a manteiga clarificada, mesmo em temperaturas mais elevadas, ela não perde suas características.

Manteiga ghee

A manteiga clarificada também tem uma variação chamada de manteiga ghee. Na verdade, o termo ghee se refere a uma manteiga clarificada indiana. Essa versão apresenta um sabor diferente devido ao seu maior tempo de cozimento, lembrando a castanha, além da maior durabilidade.

A manteiga ghee é bastante utilizada na Índia e no Paquistão, sendo muito apreciada devido a sua concentração das chamadas gorduras do bem. Além disso, também não contém sal, lactose e caseína, podendo ser consumida por quem é alérgico a esta proteína ou intolerância a lactose.

Seu uso vem ganhando espaço em meio às refeições, substituindo a manteiga normal e demais cremes, inclusive os vegetais.

Mateiga clarificada

Como fazer manteiga clarificada?

Para fazer o processo de clarificação em casa é simples. Primeiro, pegue a manteiga normal sem sal e aqueça em uma panela de espessura mais grossa, em fogo baixo. Quando estiver derretida, essa manteiga vai ficar em três partes: em cima, a espuma branca, no meio o óleo amarelado e no fundo ficam os resíduos do leite.

Após, deixe ferver até se formar uma espuma branca por completo na superfície. Em seguida, pegue uma escumadeira e retire a espuma e desligue o fogo. Então, retire o óleo, de preferência com uma concha, coloque-o em um recipiente e deixe na panela apenas os resíduos sólidos oriundos do leite.

Utilize um pano de prato de algodão sobre um coador para coar o óleo retirado que já é, na verdade, a manteiga clarificada. Ao final, guarde a manteiga em um recipiente de vidro com tampa, dentro ou fora da geladeira, como preferir.

Agora sua manteiga clarificada pronta, é só utilizar como preferir, para passar em biscoitos e pães ou em receitas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo