Extração é o ato de retirar e industrializar madeira e minérios

Inicio » Meio Ambiente » Extração é o ato de retirar e industrializar madeira e minérios
07/05/2019 Por
Extração é o ato de retirar e industrializar madeira e minérios

A extração pode se referir a qualquer atividade que seja de retirada de algum componente da natureza, como metais, pedras preciosas e até mesmo água mineral

A extração é uma atividade bastante comum no Brasil. Em solo brasileiro se exploram diversas matérias-prima que depois passam pelo processo de industrialização, até chegarem ao produto final.

A extração deve ser realizada com responsabilidade e atender às diversas normativas que regem a ação. Caso feita de maneira incorreta, portanto, pode causar sérios danos para a natureza e a vida na Terra. Alguns exemplos são o desmatamento ilegal ou os acidentes em mineradoras.

Extração

O que é extração?

Extração é o ato de retirar, subtrair algo ou alguma coisa. A palavra pode estar relacionada à diversas atividades: pode ser a extração de madeira, de minérios que existem no solo, assim como de óleos que existem nas plantas.

Existem, portanto, diversos tipos de extração e a palavra está ligada ao verbo extrair.  Ela vem do latim “extrahere”, que significa “tirar”. Se separarmos a palavra, ainda temos o prefixo “ex”, que significa “para fora”. Portanto, ao pé da letra, extrair significa “tirar para fora”.

Como ocorre a retirada de madeiras?

Um ponto crucial sobre a extração de madeiras é a sua origem. É fundamental que ela seja retirada em florestas controladas ou, então, em áreas onde as árvores são plantadas justamente para este fim.

O corte ilegal da madeira é uma das principais causas do desmatamento de florestas e matas nativas, assim como a extinção de plantas e animais. A procura por móveis em madeira faz com que o desmatamento ilegal seja crescente. Assim, a atividade representa um perigo para a fauna e a flora.

Muitas vezes a madeira ilegal é subtraída das matas durante a madrugada, impedindo a fiscalização. Por isso é fundamental que se saiba a procedência da madeira e como foi realizado o seu corte, antes mesmo da compra.

Passo a passo para a retirada de madeiras

Existem alguns passos que podem ser seguidos para a extração de madeira, que garantem o melhor aproveitamento do produto final:

  • Certificado de que a madeira é legal
  • Após o corte, acontece a remoção dos galhos da árvore
  • Geralmente os troncos são cortados novamente, na diagonal
  • Na serralheria, são transformadas em pranchas, que podem ter diversos tamanhos
  • Logo, recebem um tratamento para aumentar a sua vida útil

Extração do minério

A extração do minério, também chamado de extração mineral, é um conceito que abarca as atividades de extração e processamento de minerais das camadas da Terra. Dentro das ações de mineração também de enquadram a exploração do petróleo e gás natural, assim como a água mineral.

Extração

A retirada destes materiais do solo é fundamental para diversas atividades humanas, como a produção de combustíveis, plástico, cerâmica, equipamentos elétricos, eletrônicos, etc.

A mineração, portanto, é fundamental para a economia do mundo. Entretanto, ela pode ser vista com maus olhos principalmente devido às questões ambientais.

A extração mineral causa impactos graves na natureza e, se não for realizada com cuidado, causa acidentes ambientais graves no planeta, com prejuízos para os seres humanos e a natureza.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo