Urucum é um fruto de cor intensa que conta com tinta em suas sementes

Inicio » Agricultura » Urucum é um fruto de cor intensa que conta com tinta em suas sementes
09/08/2019 Por
Urucum é um fruto de cor intensa que conta com tinta em suas sementes

Conheça todas as vantagens que o urucum pode proporcionar à sua rotina

Normalmente encontrado na região tropical da América, o urucum é um fruto derivado do urucuzeiro, uma árvore que faz parte do conjunto de bixáceas.

Trouxemos uma série de informações e benefícios proporcionados pelo urucum, que se tornou famoso em nosso imaginário por conta dos indígenas. Eles aproveitavam a tinta das sementes para pintar o corpo.

Urucum

O que é urucum?

Urucum é uma planta produtora do corante bixina, que pode chegar a até 9 metros de altura. Ele é extremamente conhecido pela beleza das flores, além de trazer cores vibrantes e chamativas no quesito estético.

São vários os tipos de sementes derivadas da planta. Entre elas, podemos citar as que possuem propriedades laxativas, estomáticas, condimentares, expectorantes, cardiotônicas, anti-inflamatórias e antibióticas.

Por isso, o urucum pode ser extremamente útil no tratamento de feridas e contusões, podendo também ter uma eficácia notável diante de queimaduras e problemas pulmonares.

Propriedades do urucum

A erva de urucum está sendo utilizada para prevenção e cura das doenças graves há milhares de anos, principalmente pela população indígena. Os riscos de efeitos colaterais são praticamente nulos, o que aumenta a procura pela planta.

Um dos principais papéis do urucum é o uso como corante natural de alguns alimentos frequentes em nosso cotidiano, tais como bolos, biscoitos, manteigas, cereais, lanches, margarinas e outros.

Um dos destaques do fruto se dá pelas cores. O alto índice da substância bixina, que é repleta de carotenoides, é o que torna o resultado com tons tão vibrantes. É o mesmo elemento encontrado em larga escala nas cenouras. A composição do urucum envolve cerca de 80% de bixina, considerando todos os elementos.

Entre os principais benefícios do urucum, podemos citar os seguintes:

  • Combate ao câncer

Entre as substâncias presentes no urucum, podemos destacar a norbixina, antioxidante carotenoide encontrado na semente. Pesquisadores comprovam que este elemento pode servir para a prevenção do câncer.

Isso acontece porque a norbixina age como um antimutagênico, protegendo células saudáveis no contato com os elementos cancerígenos e radicais livres. Esse trabalho também surge como eficaz no combate a outras doenças.

Urucum

  • Ação cicatrizante

O urucum também é altamente eficiente quando o assunto é queimadura. Basta preparar uma pasta com a semente de urucum e aplicar diretamente na ferida. Também serve para outros tipos de feridas.

As propriedades da semente farão com que a cicatrização seja extremamente rápida, assim como também poderá afastar supostas irritações que a pele pode contrair. Também há a possibilidade de evitar que a marca permaneça na pele.

  • Resistência nos ossos

Quem consome o urucum diariamente pode obter um ganho fundamental de cálcio, o que vai deixar os ossos extremamente mais fortes. Já é uma forma extremamente prática de alcançar a quantidade diária apontada pelos médicos.

Este elemento pode ser imprescindível para quem está batalhando contra doenças ósseas e musculares, com a osteoporose e a tendinite. Entretanto, também é necessário manter um acompanhamento médico.

  • Elimina as inflamações

As propriedades anti-inflamatórias são destaque na composição da planta. Misturando com álcool ou também produzindo uma pasta com as sementes, vale a pena aplicar diretamente na região que está inflamada.

Mas os efeitos não ficam restritos apenas à pele. Os elementos encontrados no urucum também podem ajudar na cura de infecções vaginais e urinárias, por exemplo. Nestes casos, é importante combinar com a alimentação indicada.

  • Prevenção dos efeitos congênitos

A presença do ácido fólico em grande volume faz com que o urucum possa ser extremamente útil para a saúde. Entre as vantagens, é possível constatar uma proteção contra problemas com os tubos neurais de bebês.

Por isso, é muito importante que as gestantes possam ingerir a planta com frequência. Ainda assim, é fundamental ingerir com responsabilidade, sempre de olho nas quantidades e com foco na prevenção das doenças.

  • Redução do risco de doenças cardíacas

A riqueza em quantidades de tocotrienois faz com que o fígado trabalhe cada vez melhor, aumentando o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim.

Por isso, é muito importante consumir urucum para manter a saúde do fígado protegida, além de manter a frequência cardíaca no ritmo correto. As artérias seguirão desentupidas para a sequência dos processos.

  • Emagrecimento

Essa era a excelente notícia que você esperava: o urucum emagrece! As substâncias diuréticas presentes na planta são extremamente importantes para a perda de gordura.

Também há uma participação do urucum na regularização da insulina no sangue. Com o equilíbrio da substância, há uma queda nos níveis de glicose. Dessa forma, o impacto é direto na queda de gordura corporal.

Urucum

  • Auxílio na digestão

O grande número de fibras do urucum faz com que as sementes e folhas sejam importantes na alimentação. Consumindo estes itens, a digestão correrá de forma rápida e eficaz.

Isso acontece por uma questão de absorção. O corpo responde de forma muito mais espontânea, diminuindo o nível de colesterol e controlando a diabetes. E como já citamos, há equilíbrio de glicose no fluxo sanguíneo.

  • Luta contra o envelhecimento

Os antioxidantes do urucum se destacam também na luta contra o processo de envelhecimento. Os carotenoides são fundamentais para que a pele possa receber nutrientes, o que a deixa, assim, em melhor estado por um longo período.

Um dos passos mais importantes do processo é a destruição dos radicais livres. Eles são os responsáveis pela destruição das células da pele em larga escala. Dessa forma, então, também há um ganho notável na imunidade contra doenças crônicas.

Mas é fundamental unir o urucum a alimentos extremamente saudáveis e nutritivos para que o envelhecimento demore mais tempo. Ou, então, você pode preparar uma pasta para aplicar em rugas, manchas, imperfeições e outros sinais.

Formas de ingerir o urucum

Entre as diversas formas de implementar o urucum ao seu cotidiano, destacamos que não é importante focar somente nas sementes. As folhas também são extremamente saudáveis e servem como anti-inflamatório se fervidas com água.

O chá de urucum também reduz colesterol, controla a pressão e serve como prevenção para uma série de doenças. Prepare com cerca de 10 folhas e deixe descansando por 12 minutos.

Além dos cremes e pastas, você também pode ingerir o urucum em cápsulas integrais. Você encontra este item em feiras especializadas ou, então, lojas de produtos naturais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo