Vinho branco: além de saboroso, faz bem para a saúde

Inicio » Agronegócio » Vinho branco: além de saboroso, faz bem para a saúde
27/07/2019 Por
Vinho branco: além de saboroso, faz bem para a saúde

O vinho branco traz benefícios para o coração, níveis de pressão, sistema digestivo e até para os rins

Apesar de trazer vantagens para a saúde, o vinho branco deve ser consumido com moderação, assim como qualquer outra bebida alcoólica.

O vinho branco é produzido com diferentes espécies de uvas. A qualidade da bebida, então, vai depender de diferentes variações, como matéria-prima, qualidade do vinhedo e alterações climáticas.

vinho branco

O que é vinho branco?

Vinho branco é uma bebida alcoólica produzida através da fermentação das uvas. O processo de produção do vinho é bastante semelhante ao tipo tinto. Contudo, para que ele fique com a coloração mais clara e sabor diferenciado, as cascas das uvas não são maturadas junto com as frutas. Então, a polpa da fruta por ser clara, não afeta a cor da bebida. Uma de suas principais características, portanto, é a tonalidade pálida, por vezes amarelada.

Conforme o engenheiro agrônomo Rafael Henrique Evangelista de Castro o clima é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração na produção. Assim, o Brasil já sofreu muitos descompassos, devido à oscilação climática.

“Sabe-se que a característica climática para uma boa produção do alimento, altera-se de região para região. Nas últimas décadas, com a melhoria nas tecnologias agronômicas aplicadas aos vinhedos, o país tem se firmado como um dos maiores produtores de vinho no hemisfério sul”, completa o agrônomo.

Tipos de vinho

Diversos tipos de vinho são produzidos no mundo, e eles agradam os mais diferentes paladares. De maneira geral a bebida é separada por cores: os brancos, tintos e os vinhos rosés. Além disso, podem variar conforme o nível de açúcar que é acrescentado na bebida, assim como o tempo de maturação e a qualidade dos frutos.

vinho branco

Então, alguns tipos mais conhecidos no mercado são:
Vinho tinto seco
Vinho tinto suave (também chamado de vinho tinto doce)
Vinho branco seco
Vinho branco suave

Benefícios do vinho

Quando consumida com moderação, a bebida poder ser bastante prazerosa e trazer alguns privilégios para a saúde. Conforme a recomendação de especialistas, a dose diária recomendada da bebida é de até dois copos para os homens, e um para as mulheres.

Assim, os benefícios do vinho são:

• Contribui para o controle da pressão alta
• Diminui o risco de desenvolver cálculos renais
• Auxilia no controle do vírus da herpes
• Melhora o sistema digestivo
• Ajuda a manter a qualidade do sono
• Auxiliam nos sintomas de envelhecimento precoce
• Apresenta melhoras no sistema cardiovascular

vinho branco

Quais as melhores uvas para a produção do vinho branco?

Várias espécies de uvas podem ser utilizadas para a fabricação da bebida. O agrônomo Rafael de Castro explica que o mais importante, na hora de escolher a fruta, é levar em consideração o “terroir” do vinho.

O termo está relacionado, então, com a qualidade da videira, características do solo, tipo das frutas, etc. Portanto, é uma série de fatores que irão garantir a qualidade da bebida, assim como a uva utilizada como matéria-prima.

“Para produção de vinho branco, então, destacam-se a Chardonnay e a Sauvignon Blanc, ambas oriundas da França e a Garganega, da Itália. Também pode ser elaborado vinho branco das demais uvas, desde que se excluam todas as cascas da fruta do processo fermentação do mosto, pois são as cascas que conferem a tonalidade púrpura dos vinhos tintos”, explica o especialista.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo