Ícone do site Agro20
Agronegócio

Usinas de açúcar e sua produtividade no setor agrícola

A importância das usinas de açúcar

O Brasil possui cerca de 411 usinas de açúcar divididas por seus estados, e grande parte delas encontra-se espalhada no estado de São Paulo.

Assim sendo, nas usinas de açúcar, são trituradas por dia cerca de 233 mil toneladas de cana para realizar a produção e o comércio do açúcar e do etanol.

O que são usinas de açúcar?

Uma usina de açúcar é toda e qualquer unidade agroindustrial que trabalha com a transformação desde a cana-sacarina até o açúcar e seus derivados. Visando crescer com base na economia e modernidade, os engenhos nas fazendas foram desligados e deram espaço às atuais e mais modernas usinas de açúcar.

As etapas de produção do engenho são divididas em:

Contudo, durante o processo, acontece a transformação por meio da diluição e centrifugação do açúcar cristal para o refinado.

Ao fim do processo, através da queima do bagaço da cana-de-açúcar, pode-se garantir uma boa fonte de energia elétrica alternativa. Por isso, o etanol é considerado a maior fonte de energia renovável depois das hidrelétricas.

Produção de combustíveis em território rural

Embora a produção de etanol no Brasil seja feita com base em matérias-primas como a cana-de açúcar, gerando o combustível menos poluente e mais eficiente, o produto ainda não pode ser considerado uma solução para o problema de poluição atmosférica. Utilizado em carros, motocicletas, ônibus e até aviões, o etanol é um combustível viável em várias áreas também da agricultura.

Dessa forma, 0 uso do etanol no Brasil teve crescimento por conta de fatores como:

Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o maior produtor mundial de combustíveis. Juntos, representam 87,8% da produção industrial mundial de etanol, de acordo com o IBGE.

No Brasil, há oito estados principais em que as usinas estão localizadas. São Paulo é o grande líder em concentração, com 172 unidades. Minas Gerais vem na sequência, reunindo 42 usinas – seguido por Goiás (com 38 unidades); Paraná (com 30 unidades) e Alagoas (com 25 usinas). Os estados de Mato Grosso do Sul (com 24 unidades), Pernambuco (com 17 unidades) e Mato Grosso (com 14 unidades) completam a lista.

Por fim, a manutenção das usinas de açúcar e o uso de bons equipamentos devem ser feitos frequentemente. Isso possibilita a continuidade dos trabalhos de maneira segura, higiênica e sustentável.

Sair da versão mobile