Uva roxa é rica em carboidratos e vitaminas do complexo B

Inicio » Agricultura » Uva roxa é rica em carboidratos e vitaminas do complexo B
03/10/2020 Por
Uva roxa é rica em carboidratos e vitaminas do complexo B

Importante para a saúde, uva roxa faz sucesso em diversas regiões do mundo. Uma das frutas com vasta produção do mundo, a uva roxa possui grande importância para o comércio internacional. Mas apesar do grande número de plantações existentes, o consumo da fruta pura ainda não é tão constante. Porém, o item é procurado com frequência nos períodos festivos do final de ano. Vale destacar a importância do elemento na produção de saborosos vinhos.

A uva roxa também é fundamental na produção de saborosos sucos, que são responsáveis por difundir os benefícios da fruta para a saúde das pessoas. Por isso, acrescentar este item em sua alimentação pode fazer com que ela seja extremamente mais saudável e regular, inclusive rendendo mais alguns anos de vida.

Uva roxa

O que é uva roxa?

Uva roxa é um dos tipos de uva mais famosos no mercado. Ela é uma fruta derivada da árvore videira, que se desenvolve em diversas regiões do Brasil.

A aplicação desta fruta é extremamente comum para a produção de vinhos, passas, doces, geleias e sumo, além do consumo natural. Neste cenário, é possível afirmar que a uva possui importância em uma infinidade de receitas.

O trabalho de cultivar as videiras é um dos mais antigos da agricultura nas civilizações. A atividade começou por conta da produção de vinho em algumas regiões da Ásia e da África. Mas tudo aconteceu na mesma época em que a população começou a conhecer uma série de recursos importantíssimos para o mantimento das pequenas colônias, como as plantações, a pecuária e a produção de cerâmica.

Uva roxa

Uva roxa na economia

Por conta de um acordo de exportações entre Mercosul e União Europeia, o Brasil passou a faturar um excelente montante com a produção de uva roxa. Somando todas as nações do continente, a expectativa é de que tenham sido produzidas cerca de 80 mil toneladas para a revenda em 2019. Com produções fortes nas cidades de Juazeiro (Pernambuco) e Petrolina (Bahia), o Brasil é um importante membro do acordo.

Já em 2018, consolidou-se o montante de 39 mil toneladas da fruta exportadas para os europeus, trazendo uma receita de US$ 90 milhões para todo o continente sul-americano. Mas por se tratar de um cliente gigante, praticamente toda a produção de uva nos países da América do Sul está sendo destinada para a Europa, trazendo um ritmo forte para os empreendedores brasileiros.

Uva roxa

Tipos de uva

Entre os tipos de uva mais famosos, podemos destacar a uva verde e a uva roxa. No entanto, apesar de serem espécies diferentes, a grande mudança só acontece durante o processo de amadurecimento.

Cada uma assume uma coloração e vale destacar que, quanto mais vívido for o tom, mas madura ela demonstra estrar. Este fator muda totalmente o sabor e a consistência da fruta.

Benefícios da uva roxa

Os principais benefícios da uva são muito importantes para a saúde graças à presença dos compostos fenólicos. Eles fazem com que o alimento assuma um efeito antioxidante, além de combater inflamações, agir como um excelente antimicrobiano e ser importante na prevenção do câncer. Inibindo elementos indesejáveis no corpo, a uva roxa é muito importante para a manutenção da saúde das células.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo