Uva sem caroço é produzida em várias regiões brasileiras

Inicio » Agricultura » Uva sem caroço é produzida em várias regiões brasileiras
03/10/2020 Por
Uva sem caroço é produzida em várias regiões brasileiras

Tendência no Brasil, uva sem caroço ganha espaço entre as principais produções. Ao ganhar espaço no mercado internacional, a uva sem caroço chamou a atenção do Brasil em dois aspectos. Ao mesmo tempo em que era importante contar com a fruta para aproveitamento em uma série de produtos, também era necessário contar com uma produção para competir no mercado de exportações. Todos estes objetivos foram alcançados na década de 2010.

Com origem registrada em regiões entre a Grécia e a Turquia, a uva sem caroço passou a ser consumida, preferencialmente, de forma natural. Só depois de alguns anos, foi possível notar que a fruta também era extremamente eficiente na preparação de vinhos qualificados. Por meio da Embrapa, pesquisadores brasileiros se reuniram para descobrir de qual forma poderiam executar a plantação deste item.

Uva sem caroço

O que é uva sem caroço?

Uva sem caroço é um formato da fruta produzido em diversas regiões do Brasil. A ideia é de que ela contenha somente o líquido saboroso como recheio, sem a presença dos tradicionais caroços por dentro da fruta. Dessa forma, fica facilitado o consumo natural em grandes ceias e eventos, que costumam contar com a presença das uvas por questões tradicionais.

A identificação do gene que determina a produção desse tipo de uva facilitou a vida dos produtores. Com antecedência, é possível definir quais tipos de uva serão aplicadas na plantação.

A vantagem é escolher as melhores espécies de acordo com as condições climáticas do local. No caso do Brasil, que conta com mais de um clima em sua extensão, a adaptação se tornou fundamental.

No entanto, vale destacar que o nascimento deste processo partiu de uma análise genética. Adaptando o gene da maneira correta, a uva acaba não desenvolvendo o caroço em seu interior. Por isso, o processo se tornou absolutamente manipulável com o aval de grandes produtores.

Uva sem caroço

Uva sem caroço na economia

A presença desse tipo de uva no cenário econômico passou por uma evolução. Um item que normalmente era tido como refinado acabou se tornando popular entre os brasileiros. O movimento passou a ser tão comum que a uva sem caroço se tornou a mais vendida do mercado, superando a tradicional.

Com isso, o ano de 2018 foi marcado pela dominação completa desta uva no mercado nacional, superando todas as expectativas em relação aos produtos importados do Chile, por exemplo. Já nas exportações, é possível afirmar que a uva sem caroço foi vendida em cerca de 19 mil toneladas durante ano, número considerado menor ao de 2011, por exemplo (34 mil toneladas).

Uva sem caroço

Benefícios da uva sem caroço

Assim como acontece com a uva normal, estão entre os benefícios da uva sem caroço o poder antioxidante, capaz de tornar o corpo muito mais saudável durante o dia. A ajuda que este item dá para as formações celulares também é um ponto de destaque, pois facilita a alimentação de todos os sistemas e ainda serve como um elemento de prevenção contra o câncer.

A entrada das vitaminas e minerais no organismo também é vital para o sucesso da uva sem caroço. Os elementos de maior destaque são as vitaminas A e C, que tornam o sistema imunológico extremamente favorecido. O organismo fica muito mais forte contra infecções, inflamações e resfriados. Mas também são constatados benefícios para a pele, além de tornar a raiz capilar muito mais consistente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo