A vanga é uma espécie de pá, possui uma lâmina estreita e reta que facilita sua entrada no solo
A vanga é utilizada principalmente para o corte de terra, visto que seu formato auxilia no corte do solo. Atualmente é produzida por diversas empresas e possui tamanhos variados, atendendo às necessidades conforme o trabalho.
Diferente da pá, a lâmina da vanga é reta e estreita, com design projetado para criar buracos e covas. É utilizada na construção civil, assim como na agricultura para serviços manuais.
O que é vanga?
Vanga é um instrumento agrícola parecido com uma pá, entretanto, tem menores dimensões. É um objeto largo e chato e pode ser encontrado em diversas dimensões. Geralmente possui o cabo produzido em madeira, porém, também pode ser comprado em ferro ou aço.
A vanga, então, é muito utilizada nas propriedades agrícolas em diversas atividades, principalmente no campo. Com ela é possível cavar o solo, criar covas, revirar o solo, fazer buracos, etc.
Em quais atividades a vanga pode ser utilizada?
O instrumento é bastante versátil e pode auxiliar muito em pequenos trabalhos manuais do dia a dia. Alguns exemplos de uso para a vanga são:
- Utilizada em plantações, na hora da semeadura, capinação ou colheita
- Em ambientes florestais, para a limpeza de terrenos
- Na construção civil, para carregar areia, cimento ou carvão
- Carregar terra, ou solo
Características da vanga
Atualmente a produção de vangas é mais diversificada e ela vem sendo comercializada em opções variadas. Contudo, algumas características compõem o instrumento:
- Frente: geralmente ela possui a frente reta, ou quadrada
- Com ponta: existem também modelos que apresentam uma ponta em sua forma, são chamadas de vanga de bico
- Cabo de madeira
- Empunhadura: já é possível se encontrar punhos ergonômicos no mercado, o que oferece mais conforto na hora do uso
- Virola: alguns modelos são fabricados com uma virola, onde se apoia o pé. Assim, é possível auxiliar a entrada do instrumento na terra com a ajuda do corpo.
Qual a diferença entre vanga e pá?
A vanga não deixa de ser um tipo de pá, tanto é que em alguns locais é chamada de pá de corte. Entretanto, apresenta algumas diferenças da pá tradicional. Isso porque as pás comuns são abaloadas, têm o formato mais côncavo para facilitar o transporte de materiais, como terra e areia. Elas também são mais largas e maiores.
Já a vanga também pode ser utilizada para esta finalidade, contudo, sua principal função é cavar, quebrar o solo. Por isso é mais estreita e reta. Alguns modelos, inclusive, possuem uma ponta para auxiliar ainda mais no processo de escavação.
Curiosidades sobre a palavra vanga
Vanga é uma palavra de origem italiana. Nos dicionários deste idioma, ela é definida como uma “espada”, ou seja, uma ferramenta agrícola que serve para remover o solo.
Ainda de acordo com a definição italiana, a vanga é composta de uma lâmina triangular, afiada e plana. Uma alça, ou cabo de madeira, também faz parte do instrumento. Na lâmina, um pórtico serve para pressionar e dar apoio ao pé, fazendo força contra o chão.