Gamela é um utensílio usado para carregar alimentos ou decoração

Inicio » Agronegócio » Gamela é um utensílio usado para carregar alimentos ou decoração
25/03/2019 Por
Gamela é um utensílio usado para carregar alimentos ou decoração

A gamela pode servir como peça ornamental ou funcional, dependendo da região onde é utilizada

A gamela surgiu há muitos anos, conforme relatos arqueológicos. Originalmente ela era produzida em barro, hoje, entretanto, é encontrada em outros materiais como madeira e bambu.

Em algumas culturas, a gamela é utilizada como prato e serve alimentos durante as refeições. Em outros casos, ainda, pode se transformar em utensílio de cozinha, guardando frutas e legumes.

Gamela

O que é gamela?

Gamela é o mesmo que uma vasilha, ou recipiente, onde se guardam objetos, frutas e legumes. Pode ser entendida, ainda, como uma tigela esculpida em madeira. Sendo assim, deve ser feita de madeira macia. Atualmente, as gamelas também são produzidas em bambu, por exemplo.

Geralmente tem o formato redondo ou ovalado e pode ter vários tamanhos. Alguns formatos menores servem como pratos em algumas culturas, as pessoas fazem suas refeições em gamelas. Servem, ainda, para servir comida à mesa ou armazenar e carregar alimentos.

Uma curiosidade sobre a palavra gamela é sua origem. Ela vem do latim: camella. Este era um tipo de vaso feito em madeira utilizado para realizar sacrifícios.

Qual a história da gamela?

Algumas pessoas acreditam que o objeto é comumente encontrado na casa de pessoas de classes mais baixas. Entretanto, a gamela de madeira pode ser vista em todos os ambientes: seja como objeto utilitário ou artigo de decoração.

Apesar de parecer uma peça simples, ela não foi tão fácil de ser projetada. Primeiramente porque para fazer a gamela, foi necessário primeiro inventar os instrumentos para construí-la.

Desta forma podemos constatar, portanto, que este é um dos objetos mais antigos encontrados na arqueologia. Acredita-se que os povos que inventaram a gamela não tinham muita oferta de barro ou argila nas regiões onde moravam. Então, acabaram adaptando as vasilhas com a madeira de árvores.

Curiosidades sobre a palavra gamela

Além de ser um objeto prático para residências, o termo gamela também é utilizado com outras definições:

  • Fala popular: é chamado de gamela alguém mentiroso, falso, uma mentira.
  • Xingamento ou forma pejorativa: quando uma pessoa não é estudada, mas quer se passar por alguém diplomado.
  • Identificação: também é chamado de gamela uma pessoa que pertence ao grupo indígena dos gamelas. Atualmente, descendentes da tribo habitam a região Norte do Brasil. Dentro do grupo, então, eles utilizavam uma pequena gamela no lábio inferior.
  • Reino animal: pode ser chamado de corça, ou servo de pequeno porte.

Gamela

Como pode ser feita uma gamela?

Os utensílios esculpidos em madeiras podem ser feitos de uma gameleira. Este é uma espécie de árvore que leva este nome justamente por servir de matéria-prima para a produção das gamelas.

A planta é comum nas matas tropicais e possui propriedades medicinais. Também é conhecido pelo nome gameleira-branca.

Povos Gamela no Brasil

O termo também é a denominação que os portugueses deram a uma determinada tribo, assim que chegaram ao Brasil. De acordo com os relatos históricos, os índios tinham a pele clara e adereços nos lábios, que mediam de sete até dez centímetros.

Estes adereços similares a pequenos pratos, conhecidos como gamela, serviam de suporte para a alimentação. A comida e a bebida, portanto, eram ingeridos por ali.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo