Criadouro viabiliza a criação de animais em cativeiro

Inicio » Pecuária » Criadouro viabiliza a criação de animais em cativeiro
18/02/2019 Por
Criadouro viabiliza a criação de animais em cativeiro

Criadouros tem grande representatividade no mundo agropecuário

Existem várias formas de se criar animais, com diferentes fins. A indústria de alimentos, por exemplo, depende da criação de suínos ou bovinos, que, além da carne, oferecem o couro, dentre outros subprodutos. Uma das alternativas, que, em certos casos, deve obedecer a normas do governo, é o criadouro.

Criadouro é sinônimo de “viveiro”, e pode abrigar tanto animais quanto plantas. Neste artigo, abordaremos especificamente o significado de criadouro de animais.

animais que podem ser criados em criadouro

O que é criadouro de animais

Criadouro de animais é quando a criação se dá em cativeiro. O que é criadouro vem da própria definição da palavra, que significa criar ou desenvolver algo em um ambiente. Portanto, o significado de criadouro está atrelado a criação em ambiente fechado. Zoológicos e instituições científicas são exemplos de criadouros ou viveiros, assim como pessoas ou empresas também podem ter criadouros.

O local da criação, bem como os procedimentos necessários, depende da espécie de animal criado.

Desta maneira, o criadouro de aves e o criadouro de suínos são bastante frequentes, assim como criação de cachorros e gatos de raça. Animais silvestres também podem ser criados em cativeiro em nosso país, desde que não estejam em extinção.

Criadouro de animais silvestres

Como dito acima, no Brasil, a Lei permite a criação de animais silvestres não ameaçados de extinção. Os já citados zoológicos e instituições científicas são os tipos mais comuns de criadouro de animais silvestres ou exóticos.

As espécies de animais silvestres mais frequentemente criadas em cativeiro no Brasil são:

  • Papagaios;
  • Macacos;
  • Araras;
  • Outros pássaros de origem nacional.

Quem pode autorizar criadouros de animais silvestres é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Tal instituição estuda a estrutura do local e os aspectos científicos e técnicos para atestar, ou não, a viabilidade do negócio.

Portanto, a criação de animais silvestres deve seguir certas normas do IBAMA. O controle é rígido, tendo em vista a alta incidência no país do tráfico de animais, incluindo espécies raras. O tráfico de animais muitas vezes expõe os animais a péssimas condições.

Desta forma, o comércio de animais no nosso país é previsto na Lei, desde que em criadouros registrados no órgão competente. Criar animais silvestres em cativeiro de forma ilegal, ou seja, sem autorização, é crime inafiançável.

A regulação da comercialização de animais silvestres em criadouros se encontra em três portarias.

  1. Portaria 117/97;
  2. Portaria 093/98;
  3. Portaria 102/98.

Empreendendo com criadouros

Ter criadouros de animais pode ser um bom negócio. Especialmente para quem os aprecia e se dispõe a dar aos animais as melhores condições de vida.

Um negócio de criadouro pode envolver animais silvestres ou domésticos, ou então destinados a consumo próprio ou venda, como nos casos de criatório de porco e criadouro de aves.

O ideal é que o empreendedor que deseje lucrar com um criadouro tenha formação de:

  • Veterinário;
  • Zootecnista;
  • Biólogo;
  • Outras profissões que incluem o trato de animais.

Criadouro de suínos

Um criadouro de suínos é um negócio lucrativo no Brasil. Nosso país é o único da América do Sul que se encontra entre os 10 maiores produtores de carne suína do mundo.

O criatório de porco é mais frequente no Sul do país. Carne suína é usada, principalmente, para produzir linguiça e enlatados. Entretanto, existem mais de 100 produtos derivados do porco, tratados, em geral, em indústrias.

criadouro de suínos

Criadouro de aves

Criadouro de aves também pode ser lucrativo. As aves podem ser comercializadas como animais domésticos ou para a indústria. No Brasil, destaca-se a criação de aves silvestres. Trata-se de uma prática que vem desde a época do Descobrimento, visto que em nosso país há muitas espécies de aves exuberantes.

Em resumo, um criadouro de animais é uma forma de criação em cativeiro. Pode ser mantido por pessoas ou empresas, desde que seguindo as normas do IBAMA. O criador precisa se informar sobre os procedimentos de criação da espécie confinada. Ademais, alguns criadores investem em técnicas de reprodução e no manejo das espécies.

Agro20 | Portal Vida No Campo