Ícone do site Agro20
Agronegócio

Xinxim é prato de origem de africana popular na Bahia

A culinária brasileira é rica em cores e sabores. Assim, em todas as regiões do país, é possível encontrar pratos típicos e receitas únicas, herdadas ou adaptadas de antecessores e de povos que chegaram ao Brasil. É o caso do xinxim.

O xinxim faz parte da culinária nordestina, principalmente da Bahia. Seu preparo leva algum tipo de carne e temperos, que dão ao prato um sabor único.

O que é xinxim?

O xinxim é um prato típico da culinária baiana. Porém, sua origem é africana. A receita de xinxim consiste em algum tipo de carne e temperos como alho e cebola, sal, azeite de dendê, amendoim, camarão seco e até castanha de caju. Entretanto, esse prato é consumido geralmente com algum acompanhamento, como vatapá ou caruru. Ademais, vamos conferir um pouco mais sobre como fazer xinxim.

Xinxim de galinha

Para fazer o xinxim de galinha, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

No preparo, primeiro limpe o frango e corte nas juntas. Em seguida tempere com o alho amassado, o suco de limão, pimenta e sal. Após, deixe descansando por cerca de 30 minutos. O próximo passo é aquecer o óleo de dendê em uma panela e refogar o frango por 20 minutos, mexendo um pouco. No liquidificador, bata a cebola, coentro, castanha, amendoim e o gengibre, e em seguida adicione na panela onde está o frango. Acrescente o camarão.
Ademais, é só deixar cozinhar até que o frango fique bem macio. Acrescente o leite de coco e deixa ferver mais um pouco, colocando água se o caldo começar a secar. Se preferir, desosse o frango antes de servir.

Xinxim de bofe

Além da receita com frango, é possível fazer o xinxim de bofe. Então, você vai precisar de:

Para preparar, corte o bofe em pedaços pequenos, tirando os nervos e aferventando em água e sal. Em seguida, escorra e deixe esfriar. Utilize uma máquina de moer carne, passando os pedaços não muito finos. Então, leve ao fogo para cozinhar com muita água.

Separadamente, faça uma moqueca com os temperos, o camarão, as farinhas e o azeite de dendê. A moqueca deverá ser dividida em 2 partes de tamanhos diferentes, colocando a parte menor no bofe que está cozinhando.

Ademais, com a outra parte, adicione leite de coco e deixe ferver e em seguida acrescente ao bofe que deve estar quase cozido. Lembre de mexer sempre para não grudar no fundo da panela. Se preferir, adicione uma pimenta-de-cheiro antes de servir com arroz ou farinha.

Dessa forma, o xinxim é uma opção para quem quer inovar nas receitas, sendo um prato saboroso e prático mesmo para quem mora longe da Bahia.

Sair da versão mobile