A grama bermuda é muito popular pelo seu uso em campos de futebol, na cobertura de solo e no paisagismo
A grama bermuda é resistente, se adapta facilmente ao clima e gosta muito de sol. Além disso, a planta suporta muito bem ao pisoteio e consegue se regenerar rapidamente.
Contudo, a grama bermuda pode ser uma planta invasora perigosa entre algumas culturas. Muito competidora, a espécie prejudica as culturas quando se prolifera na lavoura.
O que é grama bermuda?
Grama bermuda é uma espécie de gramínea muito utilizada para a cobertura do solo, ou em áreas de barranco, por exemplo. O nome científico da espécie é Cynodon dactylon e ela é bastante resistente e competitiva. Inclusive, consegue invadir áreas não utilizadas como terrenos baldios.
Também se utiliza a grama bermuda para campos de futebol, assim como na composição de paisagens e jardins.
Apesar de ser muito utilitária e prática, a gramínea pode se tornar uma planta invasora. A espécie é conhecida por suas vantagens no paisagismo e composição de espaços.
Porém, quando propagada em áreas de plantação, por exemplo, é uma erva daninha competidora e pode causar estragos. Algumas culturas afetadas pela espécie, portanto, são:
- Café
- Amendoim
- Cana-de-açúcar
A grama pode diminuir até 80% da produção, já que absorve os nutrientes do solo e o oxigênio.
Características deste tipo de grama
Caso aviste uma grama plantada em determinado local, você sabe identificar a espécie? Se ainda não sabe, conheça algumas características da grama bermuda:
- Outros nomes populares: Grama das boticas, Grama seda, Grama tifton, Pé-de-galinha, Gramão
- Origem: África
- Altura: varia de 10 a 30 centímetros
- Luminosidade: é uma planta que gosta de sol pleno e com frequência
- Ciclo de vida: perene
- Folhas: estreitas e de cor verde muito intenso
Onde a grama bermuda pode ser utilizada?
O uso da grama é muito comum, visto que a planta é muito prática, resistente e apresenta um bom índice de desenvolvimento. Além disso, a grama é muito resistente ao pisoteio. Portanto, pode ser plantada em locais movimentados pois consegue se regenerar rapidamente.
Assim, a espécie pode ser utilizada em:
• Campos para a prática de esportes
• Campos de golfe
• Playgrounds
• Jardins abertos ou áreas projetadas
Apesar de suas qualidades, a grama também apresenta algumas exigências. A espécie se desenvolve bem sob o sol, contudo, deve ser irrigada de forma constante para não secar e amarelar. Também prefere solos férteis e adubados com matéria orgânica.
Como plantar a gramínea?
Você sabe como plantar a grama bermuda? A proliferação da espécie é bastante fácil e até mesmo rápida. Uma forma de plantar a grama, por exemplo, é através de placas retangulares. Diversos produtores especializados cultivam a espécie e, quando chega o momento, comercializam as placas de grama.
O tamanho das placas de grama é variável, contudo, geralmente possuem entre 40 centímetros de largura e 1,20 metro de comprimento. A dica dos produtores é manusear as placas o mínimo possível, até que a grama esteja bem adaptada ao solo.
A aplicação no solo é bastante fácil. Porém, antes de plantar a grama bermuda é necessário conferir se o espaço está limpo, livre de entulhos, pedras e raízes, por exemplo.