Agricultura

Anis estrelado é uma planta muito usada na culinária e na medicina

Anis estrelado é uma planta muito usada na culinária e na medicina

Benéfico para o organismo e delicioso na cozinha: pode o anis estrelado ser tão versátil?

Uma das especiarias mais utilizadas no mundo pelas suas propriedades gastronômicas e medicinais é o anis estrelado.

Caso esteja procurando um tempero versátil, que também é uma fonte rica de propriedades benéficas para o ser humano, o anis estrelado é para você.

Anis estrelado

O que é anis estrelado?

Anis estrelado é uma especiaria. Caracteriza-se por um aroma particular, pois seu sabor forte é que o faz se distinguir dos outros vegetais.

Dada a sua semelhança com o astro celeste, o anis – ou estrela de anis – possui este nome característico. A fruta tem numerosas pontas nas quais estão acondicionadas as sementes. São as sementes as estruturas mais comumente utilizadas nos preparos culinários e medicinais.

O anis vem da região asiática, no entanto, existem diferentes variantes ou espécies. Estas, além de possuírem características diferentes, também possuem denominações distintas.

A identificação da planta da estrela de anis é essencial para evitar o consumo de frutas tóxicas. Elas podem ser consumidas por engano devido a ambiguidades na terminologia.

Para que isso não ocorra, foi desenvolvido um termo (nome científico) que é atribuído a cada espécie em particular. Os critérios seguidos foram as suas características biológicas, com as quais se pode distinguir uma da outra. Neste caso, o anis estrelado cientificamente é conhecido com o nome Illicium verum.

Propriedades do anis estrelado

Esta especiaria tem várias propriedades que são muito boas para tratar diversos problemas. Entre as mais notórias estão:

  • Expectorante: o anis é usado para tratar tosse e bronquite persistente. Além disso, também é bastante eficaz na remoção de muco do trato digestivo e até serve para tratar a asma;
  • Antiespasmódico: esta especiaria é um remédio caseiro para tratar a dor causada pela cólica intestinal;
  • Estimulante e diurético natural: ele também irá ajudá-lo a evitar a retenção de líquidos, para que você possa eliminar as toxinas que se acumulam com eles;
  • Carminativo: consumir anis estrelado é bom para a expulsão de gases do sistema digestivo. Você pode reduzir o inchaço abdominal e flatulências, bem como evitar cólicas abdominais causadas por má digestão;
  • Eupéptico: também é muito eficaz para melhorar a digestão dos alimentos, pois estimula as secreções do estômago. Por isso, é recomendado para pessoas que sofrem de dispepsia hiposecretora e falta de apetite;
  • Antimicrobiano: se você quiser tratar uma infecção da pele, você pode usar a estrela de anis. Mas, deve-se ter em conta que a pele não pode estar irritada ou ter feridas abertas;
  • Analgésico: outra grande propriedade dele é que, graças ao seu teor de anetol e carioileno, pode servir para aliviar dores no corpo, como dores reumáticas.

Anis estrelado

Benefícios do anis estrelado

Além das diversas propriedades acima mencionadas, os benefícios do anis estrelado se estendem para outros campos. Entre os melhores exemplos estão:

  • Regulação da menstruação;
  • Aumento do desejo sexual;
  • É muito bom para o sistema respiratório, pois suas propriedades tratam asma, bronquite e influenza;
  • Acredita-se também que um dos benefícios do anis estrelado seja a estimulação da produção de leite materno e alívio da cólica em bebês.

Como usar anis estrelado em receitas

A estrela de anis pode usada em muitas preparações para pratos salgados e doces. É comumente acrescentado em receitas com vegetais, assim como com pães, sobremesas, bolos e até doces.

Ele é bastante versátil em suas combinações com outras especiarias. Você pode usá-lo com canela, cravo, sementes de funcho e pimenta. Também é usado em licores e para dar sabor ao café. Até chá de anis é feito.

Como é possível ver, existem muitas possibilidades. Mas, como um exemplo de preparações com as sementes, você tem abaixo uma receita que, com certeza, vai amar ao fazer e experimentar.

Receita de maçãs assadas com especiarias

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 8 maçãs ácidas;
  • 1 anis estrelado;
  • 1 raminho de alecrim;
  • 1 colher de gengibre;
  • 1 colher de alcaçuz;
  • 1 colher de cominho;
  • 1 pimenta vermelha;
  • Açafrão a gosto;
  • 1 raminho de tomilho;
  • 750 gramas de açúcar;
  • 50 gramas de manteiga;
  • Menta como decoração.

Modo de preparo:

  1. Use 4 maçãs para liquefazê-las e deixe seu suco descansar até que todo o líquido tenha baixado e a polpa esteja por cima. Em seguida, coe o suco em uma panela;
  2. Em segundo lugar, adicione uma colher de chá de açúcar e um pouco de açafrão. Ferva a mistura um pouco, reservando-a enquanto continua a preparar o restante da receita;
  3. Use uma assadeira para colocar sobre ela o pimentão vermelho já picado, o anis estrelado, o tomilho e o alecrim. Coloque tudo no forno e espere até que esteja bem tostado;
  4. Use um moedor de café para moer tudo e depois coloque em uma tigela. Adicione o açúcar, o gengibre, o alcaçuz e o cominho. Misture tudo muito bem até notar que o açúcar ficou acinzentado;
  5. Em seguida, derreta a manteiga em uma panela separada e retire a espuma que se forma no topo. Descasque o resto das maçãs, corte-as em fatias e coloque para cozinhar com a manteiga;
  6. Finalmente, sirva em uma travessa ordenando as maçãs na forma de uma flor. Adicione o suco de maçã por cima e decore com hortelã.

Anis estrelado

Receita de chá de anis com erva-doce

Se você sentir um desconforto intestinal ou dificuldade para dormir, nada melhor do que fazer um chá dessa especiaria. Assim, certamente você se sentirá melhor em poucos minutos.

Ingredientes:

  • 600 ml de água;
  • 1 colher de sopa de erva-doce;
  • Uma colherada de raspas de casca de laranja;
  • Anis estrelado a gosto;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Pegue uma chaleira, despeje a água e deixe até ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, coloque as cascas de laranja, o anis estrelado e a erva-doce;
  2. Deixe lá por três minutos e depois desligue o fogo;
  3. Cubra a panela, permitindo que o chá descanse por quinze minutos. Então, é só adoçar e servir quente.

Contraindicações do anis estrelado

O chá dessa especiaria não deve ser consumido por mulheres grávidas ou amamentando. Seu uso e administração também devem ser evitados para crianças menores de 6 anos e bebês, pois, nessa idade, há risco de alergias e envenenamentos.

Conhecendo todas as vantagens dos usos medicinais, bem como culinários do anis estrelado, não tem como deixar de lado essa especiaria incrível!

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também