Com diversas formas de preparo, o arroz é o grão mais visto na mesa dos brasileiros
O Brasil é considerado um dos maiores exportadores agrícolas do mundo, com foco em sua grande safra de grãos, como o arroz. Uma moeda fraca ajudou os exportadores brasileiros a permanecerem lucrativos, bem como líderes no mercado.
No fim de ano passado, estimou-se que a produção brasileira de arroz em 2019 seria de 7,8 milhões de toneladas. Conquanto, já as importações de arroz ficariam inalteradas em 700.000 toneladas. A exportação teve sua previsão firmada em 800.000 toneladas, abaixo do 1 milhão de 2018.
O que é arroz?
Arroz é um grão, uma semente da espécie de gramíneas do arroz asiático (Oryza sativa) ou do arroz africano (Oryza glaberrima).
Como parte de nossa dieta, é considerado um carboidrato. Em 100 gramas de arroz, encontraremos:
- 80 gramas de carboidratos;
- 7,13 gramas de proteína;
- 11,61 gramas de água;
- 0,66 gramas de gordura.
O arroz, assim, também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, como:
- Vitaminas B1 (tiamina);
- B3 (niacina);
- B5 (ácido pantotênico);
- Folato;
- Ferro;
- Cobre;
- Manganês;
- Selênio.
Os diversos tipos do grão de arroz
- Arroz com grão longo: normalmente, com cerca de 7 a 9 mm de comprimento, o arroz com grão longo permanece separado, bem como macio quando cozido. É mais comumente usado em pratos principais, mas também em saladas e acompanhamentos. Variedades populares incluem o arroz basmati e o jasmim;
- Arroz com grão médio: os grãos médios são de escolha para risotos, pudins e sobremesas. O arroz com grão médio mantém a forma e fornece uma textura suave. Os grãos têm geralmente de 5 a 6 mm de comprimento;
- Arroz com grão pequeno: os grãos pequenos, de 4 a 5 mm de comprimento e 2,5 mm de largura, são mais ricos em amido do que nas variedades mais longas. É melhor para sushi, pois tem uma textura pegajosa quando cozido;
- Arroz integral: o integral também vem em variedades longas, médias e pequenas. A principal diferença deste para a versão branca é que a camada de farelo e germe de arroz permanece no caroço, com apenas a casca externa removida. O integral é 100% feito de grãos integrais, portanto, amplamente considerado mais saudável que o branco. Tem textura ligeiramente mastigável e sabor parecido com o das nozes.
O perfil das produções do grão pelo Brasil
Nosso país é considerado o maior consumidor e produtor do grão, mas sem considerar a Ásia. O suprimento por ano alcança, na média, cerca de 15 milhões em toneladas do grão em casca.
O Brasil integra o Mercosul (Mercado Comum do Sul) ao lado do Uruguai, Paraguai e Argentina. Este é o bloco econômico que possui o suprimento anual médio acima de 20 milhões em toneladas de base casca de arroz. Dessas, 7 milhões em toneladas se destinam à exportação do intra-bloco ou para terceiros países.
Dentro das safras brasileiras, aproximadamente 75% (9 milhões em toneladas) é colhido na região Sul do Brasil. Para ser mais específico, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sob o clima subtropical.
Os sistemas de cultivo do arroz no Brasil são irrigados, sendo que o rendimento é de 7,5 mil kg por hectare dos grãos longos-finos. Os cereais para exportação originam-se todo desta região. O restante das safras nacionais, cultivadas em outras, direcionam-se então para o consumo interno.
Receitas com arroz
Quem não ama essa maravilha? É tão flexível e fácil de lidar no dia a dia, pois praticamente pode ser consumido com qualquer tipo de comida.
Entretanto, algumas pessoas ainda precisam decifrar o código de ouro desse grão. Por alguma razão, diversas pessoas acreditam precisar de uma panela elétrica para conseguir preparar um alimento soltinho. Mas isso não é verdade.
Claro, uma panela elétrica pode ser útil, contudo, não é necessário nada disso para ter um prato divino.
Como fazer arroz
Cada um tem uma receitinha diferente, um jeito único e peculiar de fazer arroz soltinho. No entanto, uma forma básica de preparar pode ser usada com diversos tipos de grãos para uma refeição gostosa e nutritiva.
Os ingredientes são:
- 1 xícara de arroz;
- 2 xícaras de água;
- ½ colher de sopa de azeite;
- Sal a gosto.
Para preparar, é preciso enxaguar bem o arroz em água fria até que a água fique bem limpa. Se tiver tempo, deixe de molho por pelo menos 30 minutos. Isso ajudará os grãos a cozinharem de maneira mais uniforme.
Despeje o arroz em uma panela em fogo baixo. Adicione o azeite e mexa bem. Coloque a água e o sal. Assim, para diminuir o tempo de cozimento, use água fervente. Deixe o alimento cozinhando em fogo baixo sem retirar a tampa. Quando a água secar, desligue o fogo e sirva ainda quente.
O arroz de forno
Este prato é ideal para quem está sem uma ideia interessante e diferente para preparar, seja no almoço ou jantar, mas quer arrasar na refeição. O arroz de forno tem diversas variações. Em seguida, vamos aprender a preparar um arroz de forno com frango.
Os ingredientes são:
- 4 xícaras de arroz cozido;
- 2 latas com milho verde escorrido;
- 2 xícaras com frango desfiado e cozido;
- 1 xícara com azeitonas pretas picadas;
- 2 tomates picados, sem sementes;
- Salsinha a gosto;
- Sal a gosto;
- 1 xícara com queijo ralado do tipo provolone.
Para preparar, é necessário bater no liquidificador o milho e o creme de leite por um minuto. Despeje dentro de uma tigela, adicionando o arroz, a azeitona, o frango, o sal, o tomate e a salsinha.
Misture tudo para que fique homogêneo. Transfira para uma forma de tamanho médio, mas não se esqueça de polvilhar bem com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos para gratinar.
Arroz doce
Uma versão deliciosamente adocicada do grão, o arroz doce tem a sua origem na Ásia. A sobremesa chegou ao nosso país ainda na época da colonização, tornando-se uma receita típica de festas juninas.
Os ingredientes são:
- 1 xícara de arroz;
- 2 xícaras com leite;
- 1 vidrinho com leite de coco;
- 2 xícaras com água;
- Sal;
- 1 pau de canela;
- 5 cravos;
- 1 caixa de leite condensado;
- Canela em pó.
Para preparar é preciso colocar em uma panela o arroz, o leite de coco, o leite, o sal, a água, o cravo, bem como a canela. Coloque em fogo alto, permitindo que ferva. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 20 minutos.
Acrescente leite condensado, cozinhando por mais 5 minutos. Assim que esfriar um pouco, transfira para um refratário, polvilhando a canela por cima.
Além dessas, outras formas de preparar o arroz podem ser listadas. Há uma variedade de tipos, tamanhos e cozimentos que proporcionarão sempre uma ótima base alimentar. Experimente!