Fruta pão tem sabor similar à batata e aparência similar à da jaca
A fruta pão (Artocarpus altilis) é uma espécie de árvore frutífera da família das amoreiras e jacas (Moraceae). Acredita-se que a fruta é uma descendente domesticada da Artocarpus camansi, árvore originária da Nova Guiné, das Ilhas Molucas e das Filipinas.
A fruta pão chegou ao Brasil e demais regiões tropicais durante a Era Colonial. Conheça agora mais sobre essa fruta usada na culinária, construção e medicina alternativa.
O que é fruta pão?
Fruta pão é uma árvore frutífera, sendo regularmente considerada uma prima próxima da jaca. Pode ser encontrada sob os nomes de jaca de pobre, rima, árvore do pão e árvore de fruta pão.
A árvore é oriunda da Indomalásia (Samatra ou Java) ou ainda da Masália. Além disso, o fruto constitui a base alimentar de povos ilhéus da Polinésia.
História da fruta pão
A princípio, navegadores britânicos e franceses introduziram algumas variedades polinésias sem sementes nas ilhas do Caribe durante o final do século XVIII. Em suma, Sir Joseph Banks constatou o valor da fruta como um alimento altamente produtivo no ano de 1769, durante uma expedição.
A busca do final do século XVIII por fontes de alimentos baratas e de alta energia para os escravos nas colônias britânicas levou os administradores coloniais e os proprietários de plantações a solicitar que a planta fosse levada ao Caribe.
Atualmente, a árvore da fruta pão é cultivada em cerca de 90 países no sul e sudeste da Ásia, no Oceano Pacífico, no Caribe, na América do Sul e na África. Seu nome deriva da textura da fruta madura quando cozida, que se assemelha ao pão e tem sabor de batata.
Assim, as árvores foram amplamente plantadas em regiões tropicais, incluindo o Brasil. Além das frutas que servem como alimento básico em muitas culturas, a madeira leve e resistente da fruta pão tem sido usada na construção de navios e casas.
Benefícios da fruta pão
Os benefícios da fruta pão não são poucos. Primeiramente, a fruta é isenta de glúten e contém nutrientes. Foi um dos vários “superalimentos” nos tempos antigos (junto ao coco) que permitiu aos havaianos colonizar as oito principais ilhas.
Além disso, o fruto é rico em carboidratos e uma boa fonte de:
- Antioxidantes;
- Cálcio;
- Carotenoides;
- Cobre;
- Fibra alimentar;
- Energia;
- Ferro;
- Magnésio;
- Niacina;
- Ômega 3;
- Ômega 6;
- Fósforo;
- Potássio;
- Proteína;
- Tiamina;
- Vitamina A;
- Vitamina C.
A fruta também conta com alguns carotenoides e luteínas que não estão presentes no arroz branco ou na batata branca. Partes da estrutura também recebem usos medicinais, tais como:
- Raiz do fruto: a raiz do fruto possui propriedades antidiarreicas. Por outro lado, quando o fruto é cozido, pode ser usado para medicar beribéri, reumatismo e entorpecimento nos membros inferiores de humanos;
- Flores frescas do fruto: as flores do fruto, quando frescas, são excelentes emolientes, servindo como base na conserva comestível e acidulada;
- Polpa do fruto: a polpa do fruto reduzido pode servir como uma pasta supurativa para furúnculos e tumores;
- Sementes do fruto: as sementes possuem propriedades tônicas para os rins e estômago. Já seu látex é utilizado como cicatrizante para feridas.
Usos da fruta pão
- Repelente para insetos: além de ser uma alternativa mais segura aos repelentes artificiais, a flor da fruta pão masculina é altamente eficaz para repelir mosquitos e outros insetos;
- Látex: a seiva excretada da fruta pode ser usada como calafetagem à prova d’água para embarcações e casas, além de chiclete;
- Tecido: as fibras da casca da árvore do fruto podem ser colhidas sem matar a colheita e usadas para fazer redes mosquiteiras, roupas, acessórios, obras de arte e até papel;
- Ração animal: as frutas caídas, assim como as folhas da árvore, podem ser usadas como uma nutritiva ração animal.
Receitas com fruta pão
As receitas com fruta pão são variadas e podem ser uma alternativa à batata, como é o caso da fruta pão frita. Em suma, o fruto é mais comumente utilizado como vegetal, sendo um alimento básico em muitos países tropicais como o Brasil.
Sem dúvida, seu fruto, por ser rica em amido, possui um sabor semelhante ao das batatas. Contudo, as variedades mais maduras da fruta ganham um sabor mais doce conforme o amido se converte em açúcar.
Desse modo, a fruta pode ser transformada em um delicioso purê ou refogado com alho e óleo. Algumas receitas também gostam de misturar seu purê com leite de coco e cozê-lo em folhas de bananeira.
No Sri Lanka, por exemplo, a fruta tende a aparecer com caril e coco e, em Porto Rico, é tradicionalmente consumida com bacalhau.
Cultivo da fruta pão
As árvores de fruta pão são uma das plantas de maior rendimento conhecidas. Em suma, uma única árvore pode produzir entre cinquenta e cento e cinquenta frutos por ano. Seu rendimento varia entre as áreas úmida e seca.
Além disso, seus frutos redondos, ovais ou oblongos podem pesar até 5 quilos. Enquanto isso, as árvores do fruto tendem a crescer até uma altura de 25 metros. Todas as partes da árvore produzem uma seiva de látex que é útil como selante na calafetagem de canoas.
A árvore se desenvolve bem em climas tropicais e úmidos, com preferência para aqueles de regiões chuvosas e baixas. No Brasil, por exemplo, a árvore pode ser cultivada desde o estado de São Paulo até o estado do Pará. É comum se deparar com pomares da planta em áreas litorâneas dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Como plantar fruta pão
Veja, a seguir, um passo a passo resumido de como plantar fruta pão.
- A melhor maneira de cultivar árvores da fruta é diretamente de uma raiz com cerca de dez cm;
- Depois de obter as raízes, coloque-as em um saco ou recipiente com mistura de alta qualidade de casca compostada de coco e musgo de turfa;
- Amarre a sacola e mantenha os brotos na meia sombra de três a cinco semanas;
- Depois que as raízes crescerem até a borda do saco ou recipiente, você poderá movê-las para a luz solar direta;
- Enquanto está em fase de crescimento, é crucial que os brotos obtenham água constantemente;
- Um dos maiores culpados para o fracasso do plantio é que os brotos podem secar e morrer nos estágios iniciais, portanto, verifique as folhas todos os dias;
- Após três ou cinco meses, a árvore deve estar pronta para ser plantada no chão;
- Plante duas vezes mais profundo que o tamanho das raízes da fruta pão.