Jaca é abundante no Brasil e traz uma série de benefícios

Inicio » Agricultura » Jaca é abundante no Brasil e traz uma série de benefícios
11/07/2019 Por
Jaca é abundante no Brasil e traz uma série de benefícios

A jaca pode ser utilizada em diversos tipos de receitas

Quando falamos de frutas que existem em abundância no Brasil, é comum lembrarmos do mamão, da manga e, muitas vezes, da jaca também. Trata-se de uma fruta grande e que se destaca das demais pelo seu gosto peculiar e por ter diversos usos diferentes na culinária.

Mas, enquanto a jaca é uma fruta muito popular, ela também é, muitas vezes, fruto de desconfiança em muitas pessoas. Porém, tal desconfiança só existe porque falta o conhecimento necessário sobre os benefícios que a fruta pode trazer de diversas formas. Quer saber quais são eles? Confira todas as informações sobre a jaca no texto que preparamos hoje.

Jaca

O que é jaca?

Jaca é uma fruta tropical e bastante fácil de ser encontrada em nosso país. Apesar de ser facilmente cultivada por aqui, ela é originária da Índia. Ela é conhecida por ser a maior de todas as frutas. Essa fruta foi trazida para o Brasil no século XVIII e, desde então, se propagou principalmente pela Amazônia.

O peso médio da jaca é de 15kg, mas dependendo do tipo de jaqueira, ela pode chegar até cerca de 33kg. Existem ainda algumas menores que podem produzir jacas de 3kg. Tudo varia do tipo de plantação que é feita, mas não deixa de ser impressionante. Vale lembrar que o tamanho e o peso também podem variar se ela for uma jaca verde, uma jaca dura ou se ainda não estiver madura.

Algumas pessoas rejeitam a jaca fruta por conta do aroma forte e de sua textura que é bastante densa. Porém, mesmo para aqueles que não gostam tanto dessa fruta, é necessário saber que são diversos os benefícios que ela pode trazer, além de ter um gosto que varia muito dependendo do tempero que for usado em cada uma de suas receitas.

Jaqueira e suas características

Artocarpus heterophyllus é nome cientifico da popular jaqueira, o pé de jaca. Esse nome, que vem do grego, significa “fruta-pão de folhas diferentes” e faz referência direta às folhas dessa árvore que são bastante diferentes uma da outra. Essa é, inclusive, uma das suas características mais marcantes.

Além disso, essa árvore pode ter até 20 metros de altura e chegar a até um metro de espessura. Apesar desse tamanho, os frutos nascem nos galhos mais baixos ou até sua metade, o que torna sua colheita mais fácil. O caroço de jaca é bastante grande e encoberto pela polpa da fruta, de característica bastante viscosa. Sua parte externa é bastante áspera e de cor amarela quando madura.

Como plantar uma jaqueira?

Antes de mais nada, é necessário saber qual é o principal uso da jaqueira. Sua madeira, apesar de forte, não possui grande valor comercial, por isso seus frutos são o principal interesse de quem planta esse tipo de árvore.

O primeiro passo para quem quer plantar uma jaqueira é retirar as sementes de um fruto. É necessário que esse fruto seja de uma árvore saudável, já que isso vai influenciar diretamente a qualidade de sua futura árvore. Após isso, o que se deve fazer é mergulhar essas sementes em água fria por 24 horas.

Jaca

A partir desse ponto, o plantio deve começar. É recomendável que ele seja feito em recipientes entre 20cm e 30cm. A luz deve entrar apenas parcialmente, algo em torno de 50%. Conforme a planta for crescendo, você pode deixar mais luz entrar, já que elas não estarão mais tão sensíveis.

A muda fica pronta para ser colocada em um local definitivo quando atinge um tamanho entre 15 cm e 20 cm. Quanto à quantidade de jaqueiras que devem ser plantadas, isso depende de uma série de fatores. O primeiro de todos é do espaço que você possui para o plantio e, é claro, do quanto você quer investir nessas plantas.

Uma curiosidade é que a jaqueira é cultivada em diversas regiões tropicais, mas também costuma aparecer de maneira espontânea, ou seja, sem a interferência humana, fora de plantações.

Benefícios da jaca

Agora você já entendeu melhor o que é a jaca, a jaqueira e como esse tipo de plantação é feita. Portanto, é hora de conhecer todos os benefícios que esse fruto pode trazer. Os principais são:

  • A jaca é rica em vitaminas A e C, além do complexo B;
  • As sementes de jaca possuem fibras com alto valor nutritivo;
  • A polpa da jaca é utilizada para a produção de bebidas alcoólicas, sobretudo na Índia;
  • As folhas da jaqueira possuem potenciais medicinais;
  • A jaca possui potássio, o que ajuda na redução da pressão sanguínea;
  • Alguns nutrientes da fruta também ajudam a melhorar sintomas de asma;
  • Ela também ajuda na manutenção de uma pele saudável;
  • Faz bem para a saúde dos ossos, por ser rica em magnésio;
  • Faz bem para a visão;
  • Ajuda na prevenção de anemia.

Os benefícios que a jaca traz não são poucos, não é mesmo? E o melhor de tudo é que existem diversas maneiras de consumir essa fruta. Como qualquer outra, você pode consumir simplesmente descascando e comendo, mas seu uso vai muito além disso.

Você pode utilizar sementes para fabricar farinha, amido ou a jacalina e utilizar em receitas, por exemplo. Outro uso bastante comum é jaca assada e misturada com outros ingredientes, como legumes e verduras.

Jaca

Por conta de sua textura, a jaca também serve como uma ótima substituta da carne de frango para aqueles que são vegetarianos ou veganos. Como já dissemos, o gosto pode variar bastante de acordo com o tempero que você escolher.

Considerações finais

É sempre importante estar atento a todo tipo de questão que envolve o agronegócio, mesmo que não seja a sua especialidade. Conhecer o mercado e manter-se aberto a novas ideias de negócio significa poder diversificar a sua atuação e aumentar sua renda. Assim, todos saem ganhando.

Como você pôde perceber, a jaca é uma fruta relativamente fácil de ser cultivada e que pode trazer diversos benefícios para as nossas vidas. Exatamente por isso, ela possui um valor comercial muito bom. Isso também significa que a jaca pode ser uma boa oportunidade de negócio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo