O Brasil foi e continua sendo um dos focos da Glencore, grande multinacional
Uma rede produtora de açúcar, bem como produções com capacidade para 350 mil toneladas anuais de óleos de soja. Há também a produção do arroz dentro do Mercosul, chegando a mais de 1 milhão de toneladas. Estamos falando da Glencore.
A Glencore, especialista em energia, mineração e também produtos agrícolas, forma um dos maiores tradings de commodities do mundo. Em terras tupiniquins, ou seja, no Brasil, a demanda mineradora é alta e oferta grandes oportunidades de expansão.
O que é Glencore?
Glencore é uma instituição anglo-suíça multinacional de commodities de minerações. Sua sede fica na Suíça, mais especificamente em Baar. Foi fundada pelo empresário Marc Rich, um espanhol-belga-israeliano.
A empresa também trabalha com metais, energia e produtos agrícolas. Seu patrimônio gira em torno de US$ 145 mil milhões em minerais, metais, produtos de energia e agrícolas. Hoje em dia, controla 34% da Xstrata, mineira suíço-britânica global.
A Glencore Brasil
A Glencore Brasil atua no país mantendo a sede no Estado de São Paulo. Possui unidades em 8 outros estados nacionais como trading nos negócios de exportação e importação, incluindo combustíveis e petróleo.
Hoje em dia, a empresa Glencore concluiu a fase de compra da grande rede Alesat. A organização era detentora de aproximadamente 2000 postos de venda de combustíveis, distribuídos, portanto, em 22 localidades.
Outra coisa importante a se ressaltar sobre a Glencore Brasil é sua relação com a Petrobras.
Houve um crescimento exponencial desse envolvimento no período da gestão frente à estatal do Sr. Pedro Parente. Isso se deu quando a multinacional começou a exportar cerca de 1 milhão diário de barris de petróleo na forma crua, bem como importar combustíveis e derivados.
A Glencore Agriculture
A Glencore Agriculture é líder global no segmento não só de manuseio, mas de fornecimento, processamento e comercialização de produtos agrícolas e commodities.
A empresa opera em aproximadamente 35 países, contando com a colaboração de mais 14.000 empregados. Isso cria valor para os produtores na origem, por conseguinte, para os clientes em seu destino.
Alguns números da multinacional
- Mais de 270 instalações para manuseio, assim como de armazenamento de materiais;
- Mais de 35 instalações de refino e processamento;
- Cerca de 24 terminais portuários;
- Mais de 180 embarcações oceânicas;
- Mais de 1900 vagões ferroviários alugados ou próprios;
- Mais de 14 mil colaboradores;
- Mais de 70 metros de toneladas em mercadorias comercializadas.
Em suma, os negócios da empresa Glencore abrangem a ampla cadeia dos suprimentos. Estes vão desde os portões da fazenda, chegando até os próprios clientes.
Como citado, a organização trabalha adquirindo commodities, tais como:
- Oleaginosas;
- Grãos;
- Arroz;
- Algodão;
- Açúcar de produtores.
Ela usa a rede das instalações de plantas para processamento, armazenamento e ativos no transporte. Assim, processa, gerencia e fornece os produtos e mercadorias para seus clientes no mundo todo. Esses clientes incluem as indústrias de processamento (ração para animais, alimentos e produtos para consumo), distribuidores locais, importadores e governos.
Por meio da visão do setor, fortes redes dos ativos, bem como de relacionamentos, a Glencore foca na sustentabilidade, qualidade e confiabilidade em todos os seus processos.