Bulbine é uma planta reconhecida por suas propriedades afrodisíacas
Bulbine é uma planta nativa da África, que possui diversas propriedades medicinais, dentre elas, é bactericida, cicatrizante e balsâmica. Além de que é um estimulante sexual, por aumentar os níveis de testosterona do homem.
No entanto, o potencial desta espécie também está relacionada a questão sexual, por isso, ela chega a ser comparada com o próprio viagra. Além da questão hormonal, o bulbine, que integra as herbáceas da família asphodelacea, possui outros benefícios.
O que é bulbine?
O bulbine, cujo nome científico é Bulbine frutenscens, é uma planta originária da África, portanto, ela se adapta bem aos climas mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical. Além disso, a espécie não costume crescer tanto, e seu tamanho varia entre 30 a 40cm e 40 a 60cm.
Quais as características da espécie?
Esta planta é uma herbácea, com raízes tuberosas e folhagens ornamentais. Suas folhas são caracterizadas pela coloração verde e pelo formato alongado e cilíndrico, além de que são suculentas.
O bulbine também é conhecido como cebolinha-de-jardim, graças a semelhança com a espécie. A espécie floresce, principalmente, entre a primavera e verão, mas, suas inflorescências podem surgir em qualquer época mais quente do ano.
Geralmente, suas flores são amarela, contudo, já é possível encontrar o bulbine laranja. Uma curiosidade sobre essa variedade é que ela também recebe o nome de Hallmark. As duas colorações remetem ao um montante de pelos, devido a sua formação.
Além do bulbine frutencesns, existe outra variedade da espécie, o bulbine natalensis, conhecido por seu potencial afrodisíaco.
Por que o bulbine natalensis é considerado uma planta afrodisíaca?
A espécie é cultivada na África do Sul e muito conhecida por suas propriedades afrodisíacas. Isso porque é um composto que apresenta os seguintes benefícios:
- Aumenta os níveis de testosterona em até 400%;
- Promove o aumento da libido e desempenho sexual;
- Estimula a elevação de massa muscular magra;
- Promove o aumento de resistência, energia e força muscular, o que facilita a recuperação do músculo no período pós exercício.
O Bulbine natalensis é encontrado em cápsulas e seu uso deve ser monitorado e recomendado por um profissional. Apesar dos benefícios, estudos demonstram que consumir de maneira irregular a variedade pode ser maléfica ao organismo. Dentre os malefícios, consumir a planta de maneira indevida pode ocasionar a elevação do colesterol e triglicérides.
Como cuidar da espécie?
O bulbine é uma planta que gosta de sol, portanto, deve ficar exposto ao mesmo ou em sombra parcial. Esta espécie se desenvolve melhor em locais onde o solo é fértil e drenável, enriquecido com matéria orgânica. Além de que ela precisa de regas periódicas.
A espécie se adapta bem a qualquer clima, tolerando desde a seca até o frio, mesmo sofrendo com danos em suas folhas, que irão rebrotar na primavera.
O bulbine se reproduz por touceiras ou por propagação de sementes. A touceira é uma técnica utilizada, principalmente, para reprodução de plantas ornamentais. Ela consiste no corte dos rizomas subterrâneos com o intuito de gerar novas plantas.
Fora as propriedades afrodisíacas, o bulbine é indicado para o tratamento de problemas que acometem a pele, tais como acne, bolhas e rachaduras. Além de que é recomendado para tratar queimaduras e picadas de insetos.