Apiário é muito importante para a economia
Utilizado geralmente para a extração de mel, o apiário é uma colmeia organizada para que as abelhas possam produzir e trabalhar de uma forma mais sincronizada que o comum, a fim de ser possível colher as substâncias que as mesmas produzem.
O apiário, inclusive, traz benefícios para o apicultor e torna o trabalho muito mais fácil. Porém, é preciso saber manuseá-la para evitar acidentes, picadas e, talvez, a perda de substâncias importantes produzidas ali.
O que é apiário?
Apiário é uma espécie de casa construída para abrigar abelhas operárias, zangões e abelhas rainhas. Para ter uma melhor noção sobre o que é apiário, basta pensar em casas, onde cada população de abelhas trabalha para fornecer mel, própolis e outras substâncias de incrível valor para o mercado.
Além disso, muito mais do que útil para a economia, as substâncias que as abelhas produzem também têm grande utilidade para a saúde humana, podem tratar problemas graves de imunidade, asma, gripe e demais doenças.
Uma das substâncias que são produzidas dentro do apiário, o própolis, é produzido para proteger a colmeia de contaminações e possíveis invasores. Assim, as abelhas se sentem mais seguras para atuar de livre forma dentro do apiário.
Outras substâncias extraídas são:
- Pólen;
- Geleia real;
- Mel.
Assim, ao saber o que é um apiário, fica mais fácil caso queira dar início a um. Porém, em grande parte dos países, é aconselhável obter uma certificação para o funcionamento correto, a fim de evitar problemas judiciais e denúncias.
A boa notícia é que, quando comparada a outros segmentos, a apicultura pode ser uma atividade de baixo investimento e um ótimo retorno financeiro, o que estimula mais ainda para que profissionais se mantenham com os apiários.
Como fazer?
Antes de saber como fazer um apiário, é preciso lembrar que os apiários têm o objetivo de serem colmeias artificiais que facilitam o manejo de abelhas. Além disso, é muito importante que eles estejam localizados em uma região com um bom volume de abelhas e uma flora apícola favorável.
Assim, é preciso escolher um local apropriado. Uma localização adequada é muito mais importante do que saber como montar um apiário. Afinal, é a localização que determinará o sucesso ou fracasso da produção, custo e manejo.
Para isso, é preciso certificar-se que:
- O terreno não tenha formigas;
- Haja uma distância de 5 km de outros apiários;
- Receba luz do sol somente na parte do dia;
- Esteja protegido contra ventos fortes;
- Esteja distante de casas.
Depois, para montar o apiário, é preciso que o terreno seja totalmente limpo, realizando a retirada da vegetação onde as colmeias artificiais serão colocadas. É importante que a área seja totalmente capinada.
Em seguida, após certificar-se de que está tudo muito bem limpo, basta colocar os suportes que devem ter 1 metro e meio de altura. Esses suportes são os responsáveis por manter firme a caixa do apiário e facilitar o manejo das abelhas e da colmeia. Lembre-se sempre de tratar o local com muito respeito e cuidado.