Maionese de alho tem gosto marcante e peculiar. Muito consumido no preparo de diversos pratos e até mesmo em forma de chá, o alho é o tempero mais utilizado para diversas receitas, principalmente na culinária brasileira. Justamente por isso, nasceu a maionese de alho.
A maionese de alho foi desenvolvida há um tempo, mas ainda é considerada novidade por muitas pessoas. Mesmo assim, já é tida como um dos sabores mais procurados de maionese e pode ser feita como um creme para consumir puro ou com algum vegetal ou carne.
O que é maionese de alho?
Maionese de alho é uma variação da maionese tradicional cuja qual, como o próprio nome sugere, passa pela intervenção do alho para agregar sabor e consistência. Com um gosto bem diferenciado, essa maionese tende a ter um sabor mais acentuado e um pouquinho picante.
Logo, se torna sucesso em qualquer lugar em que é servida, já que quando usada em hambúrgueres, consegue quebrar o gosto enjoativo da carne, queijo, ovo, etc. Além disso, o seu sabor combina muito com nachos, bife de frango, carne de porco e saladas em geral.
Inclusive, a maionese de alho pode ser encontrada em alguns supermercados em forma industrializada ou, para aqueles que preferem consumir algo com menos conservantes, pode ser feita em casa.
Afinal, a receita de maionese de alho é fácil, rápida e prática. Além disso, possui uma quantidade muito menor de agentes conservantes e outros componentes que podem prejudicar a saúde, de certa forma. Ainda assim, quando consumida e preparada da forma adequada, possui ótimos benefícios.
Como fazer maionese de alho?
Dar início no procedimento de como fazer maionese de alho é muito fácil. A sua receita é descomplicada. Mesmo que possua o alho, ainda pode ser incrementada com diversos outros ingredientes, como:
- Tempero verde;
- Pimenta;
- Cebola.
Em geral, a receita de maionese caseira é feita com os seguintes ingredientes:
- 1 ovo;
- 1 gema;
- 3 alhos picados;
- 2 colheres de sopa de suco puro de limão;
- 1 xícara de óleo de sua preferência;
- Sal a gosto.
Para o preparo, basta colocar dentro do liquidificador: ovo, gema, os alhos, o sal e o suco puro do limão. Em seguida, ligue o aparelho e deixe-o misturando os ingredientes. Enquanto isso, coloque o óleo em fios, lentamente, para que não desande a mistura.
Assim, faça isso até que a mistura atinja a espessura desejada. Em seguida, coloque tudo em uma bacia, pote ou refratário e coloque na geladeira. Consuma após 1 dia do preparo.
Ainda é possível encontrar outras variações da receita, como as que seguem abaixo.
Maionese de alho verde
A maionese de alho verde é uma variação da maionese verde, porém, com o gosto mais acentuado do alho. Essa maionese é um pouco mais forte e é ótima para ser consumida com saladas e demais alimentos.
Separe:
- 1 ovo;
- 1 gema;
- 3 alhos picados;
- 1 colher de sopa de suco puro de limão;
- Óleo;
- Salsa e cebola verde.
Coloque dentro do liquidificador: o ovo, gema, os alhos, o sal, o suco de limão, a cebola verde picada e a salsa picada. Em seguida, deixe o liquidificador ligado para que vá misturando todos os ingredientes.
Enquanto eles são misturados, vá adicionando com delicadeza o óleo. Porém, o óleo deve ser adicionado em fios, para que a maionese não fique fina e impossível de misturar. Assim, faça isso até que a mistura atinja a espessura desejada, coloque em um refratário e leve à geladeira.
Maionese de alho com creme de leite
A maionese de alho com creme de leite tem a intenção de ficar mais cremosa e agradável, sendo mais um molho do que necessariamente a maionese pastosa e consistente.
Os ingredientes são:
- 1 creme de leite;
- 3 a 4 dentes de alho;
- Sal a gosto;
- Óleo.
Muito mais fácil do que o esperado, essa maionese necessita somente bater todos os ingredientes no liquidificador, acrescentando aos poucos os fios de azeite até que alcance a textura desejada. Em seguida, basta gelar e consumir no dia seguinte.
Maionese de alho vegana
A maionese de alho vegana exige um pouquinho mais de atenção, já que se trata de uma maionese vegana, por isso, não leva leite ou ovo.
- Óleo;
- 1 alho;
- Sal;
- 1 colher de vinagre branco;
- 1 xícara de leite de soja (deve estar gelado).
No liquidificador, coloque o leite de soja (que não deve estar adocicado), o alho, o vinagre e o sal. Deixe batendo no liquidificador e vá acrescentando, aos poucos, o óleo. Enquanto não chegar no ponto desejado, não pare de colocar os fios de óleo e bater a maionese.
Em seguida, guarde na geladeira da mesma forma que as outras receitas.
Maionese de alho com leite
Para a maionese de alho com leite, a forma de reservar a mistura é a mesma que em outras receitas. Os ingredientes necessários e o modo de preparo são:
- 100 ml de leite;
- Óleo;
- Sal;
- 4 dentes de alho.
No liquidificador, coloque o leite, ligue o liquidificador e vá acrescentando fios de azeite até dar o ponto. Quando a mistura estiver no ponto desejado, coloque em um refratário, amasse os alhos e misture tudo. Em seguida, acrescente o sal e gele.
Maionese de alho assado
Essa maionese tem uma forma um pouco diferente de preparo. Primeiro, é preciso preparar o alho:
- 1 cabeça de alho com casca;
- Sal;
- Azeite.
Para o alho, tempere com o sal a gosto e azeite. Coloque em papel alumínio e leve ao forno 230 °C por, mais ou menos, 15 a 20 minutos.
É preciso ter muita atenção para que ele não queime, já que isso pode alterar completamente o gosto da maionese. Depois que assar e esfriar, retire a casca, amasse e separe.
- 100g de maionese pronta (industrializada ou caseira);
- 1 colher pequena de páprica doce;
- 1 colher de azeite extravirgem.
Para o preparo, basta juntar a maionese com o alho, páprica e o óleo extravirgem, misturando e salgando mais, caso ache necessário. Muitas pessoas preferem realizar essa maionese de alho do que as outras, já que o gosto é bem melhor e combina tanto com carnes quanto legumes. De qualquer forma, todas as receitas são incríveis e merecem ser testadas.