Além dos benefícios ao nosso organismo, a mucilagem também protege raízes de plantas. Para obter novas substâncias que amenizam danos a inúmeros organismos vivos, a ciência tem avançado acentuadamente nas últimas décadas. Nesse sentido, podemos citar áreas da tecnologia de alimentos, biotecnologia e da saúde. Nestes casos, o emprego da mucilagem ganha destaque especial.
Isso porque, segundo pesquisadores, estudos sobre a mucilagem comprovaram diversos de seus benefícios funcionais. Para o agronegócio, toda essa evolução biológica é vista com bons olhos, visto que o setor busca sempre inovar ao adicionar elementos naturais nos produtos e mercadorias.
O que é mucilagem?
Mucilagem é uma substância vegetal viscosa e que ganha volume em contato com a água. Assim, ela acaba ganhando mais consistência e adquirindo propriedades densas e adesivas. Isso porque, pelo ponto de vista da botânica, ela é uma forma de secreção que apresenta altos níveis de polissacarídeos.
Em aspectos gerais, a definição de o que é mucilagem tem relação com demais substâncias que costumam ser utilizadas como reguladoras intestinais. Além do mais, elas ainda atuam como emolientes naturais, retendo líquidos e ampliando sua massa.
Já pelo aspecto farmacológico, ela é uma substância de alta viscosidade que tem origem a partir da solução da matéria em água. Por isso que ela é encontrada nas raízes aquáticas em grande concentração, visto que também ajuda a envolver e proteger sementes.
Como fazer a mucilagem de arroz caseira?
Além dos benefícios para inúmeras culturas do agronegócio, a mucilagem de arroz também apresenta suas vantagens para a nossa saúde. Como simples exemplo, a água restante do cozimento do arroz tem propriedades que ajudam a hidratar o organismo e acalmar o intestino.
Afinal, essa água contém altos níveis da substância na forma de um muco que ainda apresenta outros empregos para a nossa saúde. Como exemplo, temos o combate a crises de psoríase e efeitos terapêuticos comprovados no combate a doenças de pele.
Vale salientar que, na Índia, essa água de arroz ainda tem funções medicinais para curar e amenizar casos de disenteria, febre e dificuldade de micção.
Em todo caso, você pode preparar uma receita caseira e simples. Para isso, basta seguir os seguintes passos diretamente do modo de preparo:
- Pegue um litro de água filtrada;
- Despeje duas colheres de grãos de arroz;
- Cozinhe em fogo médio até cozinhar bem;
- A seguir, coe bem com uma peneira para eliminar resíduos sólidos;
- Depois, complete o recipiente com mais água para completar o litro inicial;
- Enfim, conserve na geladeira por um dia inteiro.
A composição da mucilagem
Assim como a mucilagem, substâncias como os polissacarídeos obtidos de plantas tendem a ser uma fonte rica de aditivos. Nesse sentido, elas costumam ter direcionamento certo e valioso para indústrias dos mais distintos setores, como a farmacêutica, a química e a alimentícia.
A sua composição química apresenta:
- Ácidos orgânicos;
- Pectinas;
- Água;
- Açúcares.
Vale lembrar que, a partir de uma série de estudos, é possível empregar essa composição da mucilagem e realizar diversas aplicações na agricultura. Dessa forma, a substância pode auxiliar no aproveitamento de novas fontes vegetais e até contribuir com a preservação de inúmeras espécies da biodiversidade brasileira.