Permeabilidade pode ser empregada em várias áreas. Apesar de este ser um termo pouco utilizado no cotidiano – já que o termo mais conhecido é “impermeabilidade” -, a palavra pode ser aplicada em diversas situações correspondentes a uma série de materiais.
Logo, a permeabilidade pode ser vista nos mais variados momentos, mesmo que seu significado seja basicamente sempre o mesmo. Para entender melhor o que a palavra significa e como em que situações ela é aplicada, confira o artigo!
O que é permeabilidade?
Permeabilidade é o oposto de algo impermeável. Para entender melhor o que isso significa, refere-se a algo que é permeável e que consegue ser atravessado.
Principais tipos de permeabilidade
Nos principais tipos da prática, é possível encontrar:
- Permeabilidade urbana;
- Permeabilidade magnética.
Quando nos referimos à modalidade urbana, estamos falando da irrigação do território urbano por espaço público. Dessa forma, entende-se, também que é algo que pode ser atravessado ou trespassado.
No entanto, quando falamos da permeabilidade magnética, entendemos como sendo algo que mensura o campo magnético no interior de um material.
Permeabilidade celular
A permeabilidade também é possível ser encontrada na membrana plasmática, conhecida também como permeabilidade celular. Partindo do princípio de que a permeabilidade permite que algo penetre e atravesse, a da célula funciona da mesma forma.
Logo, é uma função presente na membrana plasmática e que consiste no controle de entrada e saída de substâncias da célula. Dessa forma, essa função permite também selecionar tudo aquilo que deve sair ou entrar.
Além disso, permite que substâncias transitem livremente, sem a necessidade de gastar energia. Tal processo sem o gasto de energia é conhecido como transporte passivo.
Permeabilidade Capilar
A permeabilidade capilar também existe e faz parte dos tipos de permeabilidade. Nela, é possível realizar a troca de substâncias necessárias entre o sangue e os demais tecidos circunscritos. Assim, moléculas pequenas e lipossolúveis deslocam-se livremente.
É imprescindível que haja uma permeabilidade adequada, já que isso pode garantir a qualidade de vida e ser um sinal de que o corpo está funcionando de forma correta e adequada. Em geral, quando não há o suficiente, ocorrem diversos problemas.
Entre os problemas, um exemplo muito comum são os AVCs. Eles ocorrem pois as veias e capilares sanguíneos vão entupindo com o passar do tempo, seja em decorrência de uma má alimentação ou por conta de remédios.
Isso ocorre pois não há passagem para que a circulação sanguínea ocorra de forma adequada, bem como a troca de substâncias saudáveis para o corpo.
Permeabilidade do solo
A permeabilidade do solo visa representar o nível de dificuldade em que a percolação da água ocorre através dos poros presentes no solo. Para determinar tal informação, é possível realizar uma série de testes para saber qual tipo de solo será mais eficaz em realizar o transporte da água.
Em geral, quando a água cai no solo, seja em formato de chuva ou não, ela começa a se infiltrar na terra e passar pelas camadas do solo. Dessa forma, continua transitando e permeando, até chegar em uma camada onde não é possível passar.
Com isso, torna-se um reservatório natural de água, porém, de forma subterrânea. Para realizar o teste e saber qual solo terá maior capacidade, basta utilizar um funil, copo, água e algodão.
A melhor alternativa é sempre separar três copos de vidro e tapar a ponta menor do funil com algodão, de forma que somente a água passe por ele. Em seguida, preencha o restante do funil com o material desejado.
Normalmente, os testes são feitos com areia, argila ou terra preta. Logo em seguida, basta despejar a água e analisar a permeabilidade. Normalmente o solo arenoso é o mais permeável, já que não retém a água e ela passa direto.
Como calcular a permeabilidade do solo?
Mesmo com o teste citado acima, somente com o cálculo é possível saber com exatidão qual o nível de permeabilidade do solo. Em muitos cursos voltados para o assunto, por exemplo, aprende-se como calcular a permeabilidade do solo de maneira correta e assertiva.
Esse cálculo tem extrema importância para profissionais arquitetos, já que visa mostrar as consequências de construir e projetar um imóvel em determinados locais. Afinal, a permeabilidade inadequada pode resultar em uma série de aspectos negativos.
Além disso, a intenção de fazer o cálculo é justamente informar o percentual que o terreno possui. Isso porque cada local possui uma porcentagem adequada de permeabilidade e esse valor deve ser respeitado.
Para calcular, é preciso multiplicar o TP x CP. Isso significa que a taxa prevista deve ser multiplicada pelo valor do terreno constante da planta. Dessa forma, é possível obter a área permeável mínima.
Mesmo que pareça um pouco complicado de início, o cálculo é de suma importância para evitar alagamentos, acúmulo e vazamento de lixo e demais transtornos causados, muitas vezes, por um cálculo feito de forma inadequada, ou quando nem sequer é feito.
Vantagens da permeabilidade
Mesmo que a palavra “impermeabilidade” ofereça um grande sentimento positivo, não é em todas as situações que ela significa algo bom. Isso porque a este termo é melhor visto quando está relacionada às tinturas, vernizes, vestuário, etc.
No entanto, quando o assunto tratado é o solo, é muito importante que haja uma permeabilidade adequada no local. Ela evita sérios acidentes e riscos que podem vir a acontecer por conta de níveis indevidos.
Logo, é uma das principais característica para se evitar alagamentos. É muito comum, nos dias de hoje, acompanhar condomínios e empresas que são construídas em locais inadequados e com grande problema de permeabilidade do solo.
Dessa forma, aprender como calcular e respeitar na prática o resultado obtido garante vantagens a curto, médio e longo prazo. Além de evitar as enchentes, também reduz a probabilidade de bocas de lobo vazarem, umidade, infiltrações, etc.
Portanto, para garantir que um determinado espaço tenha toda a segurança necessária e também conforto, o solo deve possuir a melhor e mais indicada porcentagem de permeabilidade. Neste caso, o mais recomendado é que se conte com o auxílio de um profissional especializado na área.