Agricultura

Pimenta rosa (aroeira-vermelha) é originária da América do Sul

Pimenta rosa (aroeira-vermelha) é originária da América do Sul

A pimenta rosa pode ser excelente substituta para a pimenta preta. Os seus grãos emprestam aos alimentos um tipo diferente de calor, mais próximo dos chilis do que da pimenta preta. Eles têm a mesma mordida apimentada, mas envoltos em um sabor frutado e doce que dá atitude ao sabor.

Além disso, os grãos de pimenta rosa têm uma pele fina e frágil que pode ser facilmente removida, servindo como um ótimo enfeite colorido com sabor leve para peixe ou frango.

Pimenta rosa

O que é pimenta rosa?

A pimenta rosa (Schinus terebinthifolia), também chamada de aroeira-pimenteira, se originou no Peru, onde teve uma forte influência na culinária e cultura locais. Alguns arqueólogos argumentam que o pé de pimenta rosa foi usado ​​para fazer chiche, uma forma de cerveja.

A cerveja de aroeira-pimenteira era uma marca registrada da tribo Wari, por exemplo, localizada na floresta amazônica. Assim, a bebida funcionava como um marcador da identidade da tribo.

De fato, os grãos de pimenta rosa são nativos da América do Sul, onde ainda crescem prolificamente. Eles preferem climas quentes e úmidos, embora o local onde cresçam nem sempre seja sinônimo de climas favorecidos.

Eles foram naturalizados em todo o oeste e sul da América do Norte e nas ilhas do Pacífico. A intensa natureza prolífica da árvore de pimenta contribuiu para seu status de espécie invasora em regiões do sudeste do Pacífico, por exemplo.

Tipos de pimenta

Assim como outros tipos de pimenta, a pimenta rosa pode ser usada em uma variedade de receitas salgadas e doces. A presença de pineno nos grãos de pimenta selvagem abre muitos acordes de sabores para tornar os pratos mais complexos e harmoniosos.

Os pares ideais incluem ingredientes dentro da mesma esfera aromática, como bagas de zimbro, canela, açafrão, gengibre, hortelã, alecrim e manjericão.

Outros ingredientes de cortesia incluem frutas cítricas, botões de rosa secos, bergamota, cardamomo, manteiga, baunilha, morangos, abacaxi, lavanda, romã, cravo, capim-limão, creme, bacon, carne, frango e peixe de carne branca.

Pimenta rosa

Características da pimenta rosa

A pimenta rosa não é uma pimenta. Ou seja, o grão de aroeira-pimenteira na verdade não é um grão propriamente dito. Na verdade, trata-se de uma baga rosa que vem da pimenta brasileira ou da pimenta peruana.

Eles são chamados de grãos de pimenta porque são similares em tamanho a outros grãos de pimenta (brancos ou pretos) e têm um sabor apimentado. Como visto, os grãos de pimenta rosa são nativos da América do Sul e crescem bem em climas quentes e úmidos.

Qual o sabor da pimenta rosa?

A aroeira-pimenteira funciona bem em receitas salgadas e doces. Eles têm um sabor apimentado semelhante ao da pimenta preta, mas como o grão de aroeira-pimenteira é uma baga, também oferece um sabor doce e frutado.

Os grãos de pimenta rosa são leves e côncavos. Eles não são sólidos e duros como o grão de pimenta preto. Isto é, o grão de aroeira-pimenteira é mais leve e mais oco. Por esse motivo, quando misturado a uma combinação de pimenta em um moedor, certifique-se de usar um moedor com uma configuração grossa.

Os grãos de aroeira-pimenteira são suscetíveis ao calor. Adicione-os ao final ao usar fogo alto ou um longo tempo de cozimento para sua receita, ou elas perderão seu sabor.

Como usar a pimenta rosa?

Como se separam com tanta facilidade, devem ser esmagados com uma faca ou moedor de especiarias. Além disso, por serem tão delicados, são melhor comprados em pequenas quantidades em uma loja de especiarias para garantir um frescor de alta qualidade.

É interessante observar, para aqueles que gostam de se aventurar na cozinha, que os grãos de pimenta rosa dão uma reviravolta interessante no clássico, em particular nas receitas à base de pimenta preta. Eles também são excelentes substituições para aplicações mais exóticas de pimenta preta, como sorvete, chocolate (especialmente com água de rosas) e pipoca.

Sem dúvida, muitos cozinheiros, amadores ou profissionais, preferem a pimenta rosa quando adicionada às pastas de curry. Afinal de contas, seu fruto inesperado brinca bem com galanga aromática, alho e a erva cidreira. Além disso, o seu aroma complementa os chilis enquanto o calor permanece no fundo da boca.

Uma dica para tal é usá-lo em um molho de carne para macarrão, uma mistura de sabores marcantes, perfeitos para um almoço rápido, mas complexo e satisfatório no meio do dia.

Pimenta rosa

Como consumir pimenta rosa?

Em suma, uma das melhores maneiras de apreciar os grãos de aroeira-pimenteira é simplesmente mordiscá-los inteiros. Como são delicados, é fácil comê-los como salgadinhos. Também pode ser adicionado à pimenta do reino para melhorar a aparência de um prato.

Os grãos de pimenta rosa são usados ​​principalmente por causa de sua aparência. Destacam-se em molhos de creme leve e pratos de frutos do mar. Eles também são populares para uso em vinagretes e outros molhos para salada.

Os fabricantes de cerveja artesanal os utilizam como um aditivo aromatizante para a cerveja. Além disso, também é possível usá-los com sucesso como frutas secas. Apenas não exagere, afinal de contas, eles podem ser tóxicos se usados ​​em quantidades muito grandes.

O consumo de pimenta rosa também é especialmente recomendado para saladas folhosas – não esmagadas em vinagrete, mas deixadas inteiras. Assim, a refeição leve traz para o paladar uma mordida frutada e surpreendente.

Benefícios da pimenta rosa

Os grãos de aroeira-pimenteira são ricos em fibras alimentares. Uma porção de 100 g pode fornecer 33 g de fibra, 3 g a mais do que a ingestão diária recomendada para adultos.

Aqui no Brasil, os praticantes da medicina tradicional usam a planta de pimenta rosa para aliviar as condições respiratórias, incluindo bronquite. Os próprios grãos de pimenta também são usados ​​no tratamento de infecções bacterianas e resfriados.

Há evidências significativas de que antocianinas, como as encontradas nos grãos de aroeira-pimenteira, são capazes de combater vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata e cólon.

Estudos mostram que a pimenta rosa é capaz de prevenir metástases no câncer de mama e até mesmo impedir a formação de células tumorais da próstata. Além disso, existem evidências de que o ácido gálico pode fazer com que as células pancreáticas liberem insulina e ajudem a controlar o diabetes.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também