Pimenta caiena é famosa pelo apelo afrodisíaco e inúmeros benefícios

Inicio » Agricultura » Pimenta caiena é famosa pelo apelo afrodisíaco e inúmeros benefícios
24/04/2020 Por
Pimenta caiena é famosa pelo apelo afrodisíaco e inúmeros benefícios

Usada como ingrediente culinário, a pimenta caiena, quando regularmente consumida, pode trazer inúmeros benefícios ao organismo

Enquanto tempero, os benefícios da pimenta caiena incluem a elevação do apetite sexual e a melhora da digestão, além de ser utilizada tradicionalmente contra o veneno oriundo de picadas de cobra.

A despeito do fato de também ser conhecida por “dedo-de-moça”, a pimenta caiena recebeu o nome devido à cidade de Cayenne, na Guiana Francesa. O fruto pode ser consumido, também, in natura, seco ou moído, embora seja um condimento bastante difundido em muitas receitas, típicas de países como o México, a Índia e os Estados Unidos.

Pimenta caiena

O que é pimenta caiena?

Pimenta caiena é uma variedade da Capsicum annuum. Conforme mencionado, a pimenta caiena deve seu nome à sua cidade de origem, local de onde foi levada à Europa por meio das expedições dos primeiros conquistadores.

As propriedades da pimenta caiena fazem com que seu fruto, quando moído e seco, seja largamente utilizado como um condimento picante. Ademais, há diversos estudos científicos, de todo o mundo, que comprovam seu poder analgésico e sexualmente estimulante.

O plantio da pimenta caiena

A pimenta caiena é fina e vermelha, podendo ser plantada em solos arenosos e ácidos, ao ar livre. A despeito de sua perenidade, as pimentas crescem continuamente. As colheitas devem ser reduzidas no segundo anos para serem, então, replantadas.

Confira, a seguir, algumas das principais informações sobre como plantar pimenta caiena, seja para fins comerciais ou privados.

  • Escolha um local adequado

Se você reside em uma localidade de clima quente, o mais indicado é plantar a sua pimenta caiena ao ar livre. Caso contrário, o melhor é plantá-la diretamente em um jarro, no qual as pimentas possam ser transportadas para lugares fechados ou externos, segundo a temperatura do ambiente.

Se decidir plantar em jarros, escolha recipientes que tenham furos para a drenagem e coloque um prato bem raso logo abaixo de cada jarro, a fim de irrigar o solo adequadamente.

Pimenta caiena

  • Sementes

Plante as sementes em pacotes de crescimento caso a temperatura não tenha atingido os 24° C. Embora as sementes possam ser fertilizadas em jarros ou ao ar livre, a germinação da pimenta caiena é favorecida sob um calor constante de 25° C a 30° C.

Esses níveis são, geralmente, bastante quentes para localidades que experimentam geadas ou, inclusive, para as temperaturas em ambientes fechados. Algumas das melhores sugestões, incluem:

  • Deixar as sementes de molho, durante a noite, em um copo de água;
  • Encher os pacotes até um 1,5 cm do topo com um mix comercial de sementes. Lembre-se de colocar 4 ou 5 sementes de caiena em cada uma das células e tentar espaçá-las com uniformidade. A seguir, cubra-as com 0,5 cm de mistura de solo própria para sementes;
  • Umedecer o solo. Os pacotes devem ser cobertos com plásticos, colocando-os em um ambiente ensolarado para facilitar a germinação. Sempre que julgar necessário, umedeça o solo ao longo das próximas 5 semanas;
  • Afinar as sementeiras nas semanas subsequentes. Corte, em primeiro lugar, as sementeiras mais fracas (assim que aparecerem as primeiras folhas). Deixe as sementeiras sem corte apenas quando elas formarem, cada qual, dois conjuntos separados de folhas.

As sementeiras que apresentarem essas características deverão estar prontas para o plantio, desde que inexista o risco de geadas.

  • Correção ou escolha do solo

Corrigir e/ou selecionar o solo adequado é crucial para o correto desenvolvimento da sua plantação de pimenta caiena. Caso você esteja planejando plantar em jardins, deverá selecionar um local que receba, ao menos, 8 horas diárias de luz solar.

Porém, se o que você deseja é plantar ao ar livre, deverá adicionar o composto mencionado. Tenha em mente que o solo deve ser, de preferência, levemente ácido. Para tanto, adicione pequenas quantidades de sulfato de alumínio.

Contudo, se o que você quer é fazer o plantio em jarros, poderá adquirir a mistura do composto em lojas especializadas em jardinagem. Outra boa ideia é fazer a sua própria mistura, observando sempre a utilização de proporções uniformes de areia, turfa e argila.

O plantio em jarros demanda a remoção de parte do solo antes da colocação das plantas em seu interior. Desse modo, você evitará compactar o solo e o empurrar demasiadamente para baixo.

Nesse caso, é altamente recomendável esterilizar essa mistura em um forno por aproximadamente uma hora, colocando-a em uma panela bem rasa e aquecida a 150 graus.

Os furos a serem feitos no solo devem guardar, também no jardim, a distância recomendada entre as sementeiras. Todavia, os furos precisarão ser mais largos do que profundos. Desse modo, as raízes terão melhores condições de se espalharem.

As sementeiras da pimenta caiena devem ser removidas dos pacotes de crescimento, soltando-os bem e apertando delicadamente as suas laterais. Na sequência, disponha as raízes nos pequenos furos, adicionando solo cuidadosamente acima das sementes.

Pode ser necessário acrescentar solo às bases das plantas das pimentas quando a poeira assentar. Logo, se você estiver utilizando jarros, não se esqueça de enchê-los em conformidade (pelo menos, até 4 centímetros do topo).

Pimenta caiena

  • Irrigação

O solo deve ser bem irrigado. O mais indicado é regar a pimenta caiena quando os 3 centímetros do solo estiverem bem secos (o que pode ser notado pelo toque). Caso esteja regando os jarros, você deve borrifar água até que o líquido comece a sair pelos fundos dos pratos.

Retirar as ervas daninhas regularmente é algo tão importante que, de modo algum, deve ser negligenciado. Portanto, coloque coberturas vegetais ao redor das suas plantas para impedir que as ervas daninhas se proliferem. Isso também assegurará bons níveis de umidade do solo.

  • Temperatura

Suas plantas devem ser colocadas ao ar livre ao longo do dia, isto é, sempre que a temperatura for superior aos 17 graus Celsius. Outra opção é colocá-la em locais com alta incidência de luz solar. Assim, poderá assegurar que elas recebam, pelo menos, as 8 horas indicadas.

Caso tenha paredes do lado externo que reflitam calor, poderá colocar as plantas próximas a elas durante o dia. A elevação da temperatura ocasionará a produção de mais frutos.

Quando a pimenta caiena maturar, corte cada caule entre 8 e 16 centímetros. Essa medida é bem melhor do que colher a planta com as próprias mãos. Se ficar em dúvida quanto ao período mais indicado para fazer isso, não se preocupe. Basta lembrar que a pimenta caiena se desenvolve em, no máximo, 80 dias após a germinação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo