Sendo um produtor rural, você já deve ter ouvido falar em anemia em bovinos. Pois é, a doença grave que pode até matar o gado é bastante comum e merece atenção. Quando o tema envolve a saúde dos animais, é necessário considerar que o assunto é fundamental na atividade pecuária.
Isso porque estamos falando do país que possui o maior rebanho comercial bovino do mundo, atingindo a marca de mais de 214 milhões de animais em 2019, de acordo com dados da Produção Pecuária Mundial – divulgados pelo IBGE em outubro de 2020. Justamente pela enorme produção de gado no Brasil, falar em anemia em bovinos é considerar uma doença que afeta um dos principais segmentos do agronegócio no país.
No entanto, como identificar o que é a anemia e seus principais sintomas?
Anemia bovina: o que é?
O sangue tem como uma de suas principais funções o transporte de substâncias no organismo. Esse movimento é essencial, já que é por meio dele que é feito o transporte de nutrientes, vitaminas, hormônios, oxigênio e outros.
A anemia bovina faz com que haja redução de glóbulos vermelhos no organismo do animal e, portanto, o sangue não desempenha sua função perfeitamente. Essa deficiência na atividade sanguínea impede que ferro e outras vitaminas sejam suficientes no organismo, causando anemia nos animais.
Existem diversas causas possíveis para o desenvolvimento de anemia em bovinos. Elas podem ser:
- endoparasitas ou ectoparasitas
- ingestão de plantas tóxicas
- vírus e bactérias
- anemias hemorrágicas
- deficiência na alimentação
Tristeza bovina
A anemia pode estar ligada ao que chamamos de Tristeza Parasitária Bovina, a TPB. No entanto, essa tristeza bovina é um complexo de doenças – infeccioso e parasitário – causado por duas enfermidades, chamadas de Babesiose e Anaplasmose.
Essas duas doenças se desenvolvem por meio de dois agentes principais: Babesia bovis e bigemina, e também pela bactéria Anaplasma marginale. Esses agentes são transmitidos ao gado por alguns vetores:
- picadas de moscas
- picadas do carrapato
- agulhas e bisturis contaminados utilizados em procedimentos cirúrgicos ou vacinação
Então, quando a Babesia e Anaplasma se desenvolveM nos bovinos, infectam as hemácias dos animais. Como consequência, alguns sintomas da tristeza bovina são percebidos no comportamento e dia-a-dia deles. Exemplos de sintomas são: anemia, febre, queda na produção de leite, perda de apetite, apatia, cansaço, alteração na cor/ressecamento nas mucosas e outros sinais clínicos que ajudam a identificar o complexo de doenças.
É possível prevenir a TPB
A TPB pode afetar o gado em qualquer idade, mas existem medidas que podem ajudar no combate das doenças. A transmissão dos agentes é menos comum por instrumentos cirúrgicos, mas é possível evitar o contágio garantindo que os instrumentos de vacinação e cirurgias não sejam compartilhados de um animal para o outro.
Além disso, o controle de carrapatos e moscas é fundamental para manter o gado saudável, seja ele gado de corte ou gado leiteiro. Por isso, a TPB está diretamente ligada à anemia em bovinos e ambas podem levar o gado à morte caso não haja tratamento adequado para garantir a saúde do animal.
Imagens: Wirestock/Freepik