Vitamina C pode fazer maravilhas pela saúde de humanos e animais

Inicio » Agronegócio » Vitamina C pode fazer maravilhas pela saúde de humanos e animais
15/01/2021 Por
Vitamina C pode fazer maravilhas pela saúde de humanos e animais

Sem dúvida, o que faz a vitamina C tão conhecida são os vários benefícios que ela traz ao corpo. E as vantagens não estão restritas apenas aos humanos, mas também incluem os animais. A diferença é que os outros mamíferos conseguem produzir um percentual do composto, enquanto nós buscamos apenas em alimentos.

A vitamina C é um antioxidante precioso que ajuda na produção de colágeno, além de fortalecer o sistema imunológico. Essas só são algumas das inúmeras propriedades benéficas da vitamina C, presente em frutas e vegetais frescos. Por isso, uma dieta que consiste em ingerir a dose recomendada de vitamina C por dia é uma importante aliada para a manutenção do nosso organismo.

Vitamina C

O que é vitamina C?

Vitamina C é um micronutriente presente em diversos alimentos. O composto de sabor ácido, também chamado de ácido ascórbico, é muito solúvel em água.

Umas das principais funções da vitamina C é a formação de colágeno, que é uma proteína responsável por fornecer resistência aos ossos, dentes e paredes dos vasos sanguíneos. O nutriente ainda ajuda a prevenir a anemia e é um poderoso antioxidante que protege as moléculas do organismo.

A deficiência de vitamina C pode causar o escorbuto, provocando hemorragias, retardo na cicatrização de feridas, gengivite e osteoporose.

Os vários sangramentos que se desenvolvem por causa da deficiência de vitamina C também podem levar a um quadro de anemia por falta de ferro no organismo.

Quais os benefícios da vitamina C?

Desde os tempos antigos, a vitamina C é usada como remédio para doenças comuns, como gripes e resfriados. A razão é que essa vitamina tem poder de aumentar a ação de defesa das células do sistema imunológico. Além disso, ela envolve os processos que regulam a produção de anticorpos.

A lista a seguir indica alguns dos benefícios da vitamina C para a nossa saúde:

  • Contribui para a síntese e produção de colágeno, ou seja, no crescimento e reparação de tecidos como pele, cartilagem, tendões e vasos sanguíneos;
  • É um antioxidante natural para a proteção das células que previne a formação de radicais livres e combate o envelhecimento;
  • Promove a absorção de ferro, em particular o derivado de alimentos de origem vegetal;
  • Fortalece as defesas imunológicas pois é capaz de proteger a estrutura do DNA e prevenir doenças;
  • Auxilia na formação dos ácidos biliares que são úteis para digerir os lipídios introduzidos nos alimentos, transformando-os em moléculas mais simples;
  • Intervém na produção da molécula envolvida na resposta a situações de estresse emocional e físico;
  • Previne doenças ligadas ao coração e evita o colesterol alto;
  • Promove a densidade mineral óssea e a resistência dos dentes.

Vitamina C

É bom tomar vitamina C todos os dias?

A quantidade diária ideal de ácido ascórbico não é igual para todos, pois varia de acordo com a idade e as necessidades. Na verdade, a dose recomendada de vitamina C por dia para homens é de cerca de 100 mg, enquanto para mulheres é de 85 mg.

Já crianças de até nove anos precisam de cerca de 40 mg por dia, o que aumenta para 60 mg após os dez anos. Para mulheres grávidas, a dose recomendada de vitamina C é de até 70 mg, enquanto se estiverem amamentando o limite é de 90 mg.

Existem, no entanto, algumas categorias e situações que requerem quantidades maiores. Por exemplo, fumantes regulares precisam de quase 50% mais vitamina. Isso ocorre porque fumar reduz drasticamente a presença dessa vitamina na circulação. Mesmo quem bebe álcool deve ter um suprimento maior, pois o álcool inibe a absorção do nutriente.

As reservas do nutriente no corpo podem ajudar o organismo a se regenerar em situações como cirurgias, queimaduras ou inflamação. O uso do composto ainda é recomendado para a prática de exercícios físicos, visto que contribui para um melhor desempenho.

No entanto, é melhor não exagerar em doses acima de duas gramas por dia para evitar alguns efeitos colaterais. O excesso da vitamina no corpo pode causar desconforto no estômago e diarreia, e ainda alterar os resultados de uma terapia e interferir em certos medicamentos, como anticoncepcionais e aspirina.

Alimentos ricos em vitamina C

Nosso corpo é incapaz de produzir o composto de maneira independente. Contudo, ele pode ser introduzido no organismo através dos alimentos.

Como a vitamina é solúvel em água, o corpo elimina pela urina e, assim, o nosso organismo não consegue armazená-la “para sempre”. Por isso, a importância dessa vitamina no consumo diário.

Felizmente, existem vários alimentos que são fontes de vitamina C, especialmente frutas e vegetais:

  • Frutas: uva, groselha, mamão, abacaxi, morango, frutas cítricas, melão, manga, framboesa, kiwi;
  • Vegetais: pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, nabo, batata, tomate e abóbora.

Entretanto, o nutriente é muito sensível e em algumas ocasiões seus níveis tendem a diminuir. Isso acontece, por exemplo, quando frutas e vegetais são expostos à luz ou umidade em excesso.

Além disso, cozinhar destrói mais 75% de suas propriedades devido ao calor. É por isso que é preferível comer produtos frescos e crus para se abastecer de vitamina C.

Vitamina C

Qual é a fruta mais rica em vitamina C?

Muita gente pode pensar que a acerola é a fruta com mais fontes de vitamina C, mas não é verdade. De fato, o fruto macio e suculento dessa planta de origem na América do Sul possui alta concentração da vitamina.

Só para ilustrar, o índice do composto presente na acerola pode ser até 60 vezes maior do que a laranja, comumente conhecida por ser rica em ácido ascórbico. Por causa disso, mesmo sem adição de açúcar, o sabor da acerola é azedo. O fruto ainda contém vitaminas B6, B1 e A, e minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Então, qual é a fruta com mais fontes da vitamina? A resposta vem do outro lado do mundo, especificamente, da Austrália. O nome da fruta com maior teor de vitamina C do mundo é um pouco diferente: ameixa de Kakadu.

O fruto também é conhecido como ameixa verde, mas é muito diferente das ameixas comuns. A ameixa de Kakadu é muito azeda devido ao alto teor de vitamina C, bastante ácida e difícil de ser encontrada no Brasil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo