A floculação consiste em transformar as partículas de impurezas ou elementos sólidos em flocos, que irão decantar depois de unidos.
Além de ser utilizada no tratamento de água, a floculação também é uma das etapas da indústria química, como a produção de papel por exemplo. Ou ainda, nas Estações de Tratamento de Esgoto.
A floculação faz parte de uma série de processos químicos. Além dela também existem a coagulação e a decantação. Cada etapa, entretanto, tem um papel específico.
O que é floculação?
Floculação é uma reação química e física na qual partículas minúsculas se unem, para depois ocorrer a decantação. Durante este processo, as partículas formam flocos, ou flóculos.
O procedimento é essencial no tratamento de água, por exemplo. Quando o homem capta água para o consumo ela pode vir com impurezas da natureza, assim como folhas, matéria orgânica, etc. A maioria dos sedimentos, entretanto, não é possível enxergar: são pequenas partículas de sujeira.
O processo é realizado, ainda, no tratamento de esgoto. Sem a floculação, portanto, algumas atividades rotineiras seriam totalmente prejudicadas.
Floculação no tratamento da água
A floculação é uma das etapas do tratamento da água, na qual passa por uma série de processos até que possa ser consumida. O procedimento faz com que todos os agentes presentes na água bruta, como areia, argila e matéria orgânica fiquem suspensos, boiando. Quando isso ocorre, então, os materiais se unem formando flocos.
O procedimento é realizado tanto no tratamento da água quanto no de efluentes (esgoto). Após a aplicação dos coagulantes na água, pás iniciam a movimentação do líquido facilitando, assim, a união dos flocos. A decantação ocorre, portanto, somente com a formação dos flóculos de impureza. Com o seu peso e densidade, eles acabam decantando até o fundo dos tanques.
Etapas do tratamento da água
Além da floculação, outras importantes etapas fazem parte do tratamento da água. São elas:
- Captação: processo de captação de água bruta, pode ocorrer em rios, cachoeiras ou represas.
- Coagulação: após chegar na Estação de Tratamento de Água (ETA), ela passa pela primeira etapa e recebe um composto para iniciar a coagulação das partículas.
- Floculação: a transformação destas partículas em flóculos.
- Decantação: momento em que os flocos descem para o fundo do tanque, pois tornam-se mais densos que a água
- Filtração: a água passa por um grande filtro feito de areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, o restante das impurezas são retiradas.
- Fluoretação: adiciona-se flúor à água
- Cloração: da mesma forma, também é adicionado cloro
- Correção do pH ou acidez
- Armazenamento e distribuição: ou é armazenada em reservatórios, ou distribuída para as residências
Tipos de floculantes
Alguns produtos podem agir como floculantes na indústria ambiental. São eles:
- Minerais:como exemplo o uso de sílica ativada, certas argilas coloidais, e ainda determinados hidróxidos metálicos com uma estrutura de polímeros como o Sulfato de alumínio, Cloreto férrico, etc…
- Naturais:são polímeros derivados do amido de milho ou batata. Podem ser naturais ou, ainda, serem tratados quimicamente. Um exemplo para o seu uso seria na indústria de papel.
- Sintéticos:os polímeros de poliacrilamida são orgânicos, muito lineares e solúveis em água, por isso bastante utilizados na floculação.